Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cuiabá

Indea promove em Cuiabá a principal conferência brasileira sobre defesa agropecuária

Publicados

em

Mato Grosso vai sediar, entre 16 e 18 de junho, a 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA). Organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o evento será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. São esperados cerca de 1,5 mil participantes, entre produtores rurais, profissionais e entidades ligadas ao agronegócio de todo o Brasil.

Para a presidente do Indea, Emanuele Gonçalina de Almeida, a conferência é o maior evento nacional sobre defesa agropecuária do país e serve de oportunidade para que produtores rurais e profissionais da área tenham acesso ao que há de mais novo e recente no assunto.

“Eventos como esse ajudam a aprimorar, atualizar e a progredir os serviços que o setor realiza e que, no final, resultam em oferta de alimentos mais saudáveis, com práticas e manejos mais sustentáveis, de forma que todo o processo envolvendo a agropecuária obtenha avanços a partir de encontros como o que iremos realizar”, explica.

Nos três dias de eventos serão abordados 28 eixos temáticos em 201 palestras técnicas, com a participação de todas as entidades estaduais e nacionais que envolvem o agronegócio. Realizado pela primeira vez em Mato Grosso, a Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária é realizada a cada dois anos. O último foi realizado em Goiás, em 2024.

Leia mais:  Avenidas de Cuiabá terão bloqueios temporários para corridas neste fim de semana

A 9ª CNDA terá a abertura às 8h de terça (16.06) com realização simultânea de encontros nacionais de Saúde Animal (Ensan), Inspeção Animal (Enimal), Fiscalização de Agrotóxicos (Enfisa), Sanidade Vegetal (Ensave), Educação Sanitária (Enesa), Inspeção Vegetal (Enive) e Encontro Nacional de Sementes e Mudas (Enasem). Confira aqui a programação.

No segundo dia de evento, as atividades dos encontros nacionais seguem com debates e apresentações técnicas, e, no terceiro dia, haverá mesas-redondas e oportunidades de troca de informações.

A 9ª Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA) reunirá profissionais das mais diversas regiões do país. Confirmaram participação palestrantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul e Rondônia, além de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e de agências estaduais de defesa sanitária.

 

Propaganda

Cuiabá

Maysa Leão cobra retomada da Policlínica do Planalto e pede socorro para mais de 12 mil moradores

Publicados

em

Vereadora Maysa Leão

A vereadora Maysa Leão (Republicanos) voltou a chamar atenção para a situação da saúde pública no bairro Planalto, em Cuiabá. Durante seu pronunciamento nesta quinta-feira (11), a parlamentar destacou o abandono da obra da Policlínica do Planalto, unidade considerada referência para a região e que deveria atender diretamente cerca de 12 mil moradores.

Maysa relembrou que, em abril de 2025, durante uma visita técnica da então secretária municipal de Saúde, foi informado que aproximadamente 70% da infraestrutura da policlínica já estava concluída. Mais de um ano depois, o cenário encontrado é de mato alto, lixo e deterioração da estrutura, além de riscos à segurança da população que circula pelo local.

“Hoje eu venho falar especialmente do bairro Planalto, um lugar que faz parte da minha história e onde tenho pessoas que considero família. Recebi um pedido de socorro da dona Ana, uma moradora com mais de 70 anos, que enfrenta dificuldades de mobilidade e perdeu o acesso aos atendimentos que antes encontrava dentro do próprio bairro”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura remove sete toneladas de lixo de condomínio interditado

A parlamentar também alertou para os impactos do abandono da unidade na vida dos moradores. Segundo ela, além da falta de atendimento, o espaço passou a representar um risco para a comunidade devido à ocupação irregular e à falta de manutenção.

“Não podemos aceitar que uma obra anunciada como próxima da conclusão continue abandonada enquanto milhares de pessoas aguardam atendimento. O bairro Planalto precisa de respostas, precisa de respeito e precisa que essa unidade finalmente seja entregue à população”, concluiu Maysa Leão.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana