Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

HISTÓRIA DOS MUNICIPIOS DE MATO GROSSO

História do município de Terra Nova do Norte

Publicados

em

A formação histórica do nome de Terra Nova do Norte vem da migração de sem-terras da região gaúcha de Nonoai, Planalto, Tenente Portela, Miraguaí e Guarita.

Expulsos das terras indígenas kaingang, os posseiros foram atendidos pelo Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com o governo federal, em 1978. A solução encontrada foi levar os desabrigados para a região do futuro município de Terra Nova do Norte, em Mato Grosso.  O trabalho de abertura prévia da região, preparação das infra-estruturas e transporte nos primeiros dias foi confiado à Cooperativa Agrária de Canarana, com sede em Canarana.

Foram destinados 435 mil hectares de terras para os assentamentos. A Coopercana abriu 1.062 lotes em 09 agrovilas. 

O pastor luterano Norberto Schwantes utilizou de um eficiente serviço de orientação aos colonos, dispondo de equipe técnica em agropecuária.

Mas a precariedade do lugar de abertura e o clima ainda estranho dificultaram os primeiros dias de migração, tumultuada pela pressa do socorro. A BR 163, única via de acesso, se encontrava então em fase de abertura.

Mas, apareceu ouro na nova terra. Os garimpos desmantelaram as frágeis estruturas colonizadoras ainda em fase de montagem. É notória a desorganização garimpeira. 

A malária ceifou vidas de forma avassaladora. Em 1981, a agrovila Esteio ficou reduzida a dezesseis famílias, e Xanxerê a três. Dezenas de famílias começaram a voltar para o sul, abandonando tudo ou vendendo por qualquer preço seu lote. Registraram-se casos de trocar-se um lote de 200 alqueires de terras por uma caminhonete usada. Muitas famílias também procuravam outras regiões do próprio Mato Grosso para se estabelecer. Com a venda pura e simples do lote, surgiu outro problema para a cooperativa: quem arcaria com as despesas deixadas pela família que abandonou Terra Nova? – o novo dono acabou arcando com as velhas dívidas.

A 22 de julho de 1980, a localidade recebeu visita do governador do Estado do Rio Grande do Sul, que atendendo a uma denúncia do senador Pedro Simon, na Tribuna do Senado Federal, resolveu ver a situação de perto. Após uma semana de conversa com os desesperados colonos, resolve conceder financiamento para reacelerar o projeto e reorganizar a vida comprometida daquelas famílias.

Em julho de 1981 a situação mudara para uma ação controlada. Novas levas de colonos foram chegando e a experiência foi ensinando a viver. 

O município de Terra Nova do Norte foi criado em 13 de maio de 1986, através da Lei Estadual nº 4.995, com território desmembrado do município de Colíder.

SIGNIFICADO DO NOME

A denominação da localidade foi sugerida pelo pastor luterano Norberto Schwantes. O núcleo central dos assentamentos tomou a denominação de “Terra Nova”, para mostrar o ambiente de novidade dos assentamentos: a região amazônica. Era uma descoberta que se processava. O termo “Norte” servia para distinguir a cidade nova, em formação, de outros municípios já criados nos Estados de Pernambuco e Bahia.

VEJA AQUI DADOS DO IBGE SOBRE O MUNICÍPIO DE TERRA NOVA DO NORTE

Comentários Facebook
Propaganda

HISTÓRIA DOS MUNICIPIOS DE MATO GROSSO

História do município de Tangará da Serra

Publicados

em

Ponto de passagem de históricas expedições, o lugar onde se assenta a sede municipal de Tangará da Serra abrigava um barracão de seringueiros, conforme informações vindas do povo paresí.

Em 1960, Joaquim Oléas e Wanderley Martinez fundaram a empresa Sociedade Imobiliária Tupã para Agricultura Ltda – SITA. O objetivo era a implantação de um pólo agrícola, em face da fertilidade do solo e clima propício da região. 

O lugar, sede da futura cidade, recebeu o nome de Tangará, nome propositadamente escolhido, pois o tangará é pássaro de cores bem definidas, de cabeça encarnada e de canto muito belo. O pássaro tangará recebe outros nomes: fandangueiro, dançador, dançarino e uirapuru. Existe uma lenda que o canto do tangará é tão melodioso que, quando canta, os outros pássaros emudecem para escutá-lo. Com a denominação da localidade de Tangará, os fundadores da colonização queriam dizer que no futuro seria uma povoação excelente e admirável. O termo “da Serra” foi adotado para diferenciar o município mato-grossense do homônimo potiguar e catarinense.

Os primeiros nomes da posse efetiva de Tangará foram de José Itamura, Jonas e Arlindo Lopes. A primeira escola a funcionar em Tangará foi Escola Municipal Santo Antonio, na zona rural, fundada a 18 de julho de 1965, no sítio do Sr. Antônio Galhardo. Nesta época a primeira professora foi dª Iracema da Silva Casa Grande.

Na zona urbana, a primeira escola a funcionar foi a Escolas Reunidas, criada pelo Decreto nº 264, do Diário Oficial de 28 de junho de 1967, tendo como coordenador o Sr. José Davi Nodari, funcionário da prefeitura de Barra do Bugres. Mais tarde a escola passou a chamar-se Grupo Escolar de Tangará da Serra. Nesta fase a diretora era Maria Laura Jhansel – Irmã Mírian. A partir de 1974 mudou novamente de nome: Grupo Escolar Dr. Ataliba Antônio de Oliveira Neto, atuando como diretora a Irmã Osvalda.

Corria fama de terra excelente a da Gleba de Tangará. A administração da colonizadora dera certo. Inicialmente a região pertencia a Diamantino. No entanto, com a criação do município de Barra do Bugres, a região passou para o novo município.

A Lei nº 2.906, de 06 de janeiro de 1969, criou o distrito de Tangará da Serra, no município de Barra do Bugres. A Lei Estadual nº 3.687, de 13 de maio de 1976, pelo deputado José Amando, criou o município. Nas primeiras eleições municipais foi eleita prefeita a Sra. Thaís Bergo, que acumulou prestígio graças à boa administração que teve frente ao executivo municipal de Tangará da Serra.

SIGNIFICADO DO NOME

A denominação da localidade surgiu através de Joaquim Oléas e Wanderley Martinez, donos da empresa Sociedade Imobiliária Tupã para Agricultura Ltda – SITA, que implantou na região um pólo agrícola, tendo como sede a cidade de Tangará. O termo “da Serra” foi adotado para diferenciar o município mato-grossense de homônimo potiguar e catarinense

VEJA AQUI DADOS DO IBGE SOBRE O MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana