Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Fim de semana promete alívio do calor com chuvas para Cuiabá e Chapada 

Publicados

em

Os moradores de Cuiabá e os visitantes de Chapada dos Guimarães podem esperar um fim de semana e início de semana com uma mudança significativa no clima. De acordo com as previsões do ClimaTempo, as temperaturas, geralmente elevadas, devem ser mais amenas, acompanhadas de chances de chuva que podem chegar a temporais.

Na Capital, Sábado e Domingo Chuvosos

Para o sábado (18) em Cuiabá, o dia começará com sol entre muitas nuvens, proporcionando um respiro da intensidade solar típica. Contudo, a partir da tarde, pancadas de chuva estão previstas, evoluindo para um temporal mais intenso à noite. As temperaturas devem variar entre 26°C e 36°C, mantendo um calor considerável antes da chegada das chuvas mais fortes.

Já o domingo (19) será marcado por uma manhã de forte chuva, seguida por mais pancadas à tarde, mesmo com a presença de sol em alguns momentos. A noite também reserva mais precipitação. A mínima para o dia cai para 24°C, e a máxima não deve ultrapassar os 27°C, indicando uma queda perceptível na sensação térmica.

Leia mais:  Solução com uso de IA desenvolvida pela CGE servirá de referência para outras controladorias

A segunda-feira (20) manterá o padrão de instabilidade. O dia começará com sol e muitas nuvens, mas a tarde e a noite trarão novamente pancadas de chuva. As temperaturas ficam entre 23°C e 32°C, sugerindo um início de semana mais fresco e úmido.

Chapada dos Guimarães: Mais Frescor e Chuva Constante

Em Chapada dos Guimarães, o clima será ainda mais convidativo, com temperaturas um pouco mais amenas que na capital, girando em torno dos 30°C.

O sábado (18) na Chapada terá sol e aumento de nuvens já pela manhã, com pancadas de chuva à tarde e um temporal à noite. As temperaturas variam entre 23°C e 33°C.

O domingo (19) será predominantemente chuvoso, com pancadas ao longo da tarde e um forte temporal no período noturno. O alívio térmico será notável, com a máxima não passando de 26°C e a mínima atingindo 22°C.

A segunda-feira (20) também terá sol entre algumas nuvens, mas com a presença de chuvas rápidas que podem ocorrer a qualquer momento do dia e da noite. A mínima esperada é de 21°C, e a máxima não ultrapassará os 30°C.

Leia mais:  Mauro Mendes articula vinda de gigante chinesa de máquinas agrícolas para MT

A população é aconselhada a se preparar para a possibilidade de chuvas intensas, especialmente durante as noites de sábado e domingo, e a acompanhar as atualizações da previsão do tempo para planejar suas atividades.

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Bancos de Leite Humano de MT entregam quase 1.600 litros vitais para recém-nascidos prematuros em 2025

Publicados

em

O total de leite humano distribuído para recém-nascidos internados em Mato Grosso aumentou 16% de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A distribuição é realizada pela Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, que é coordenada pela pasta.

Segundo a SES, foram 1.587 litros distribuídos nos primeiros nove meses de 2025, contra 1.370 litros distribuídos no mesmo período do ano passado.

“Com isso, o Estado pôde atender 1.199 bebês prematuros de janeiro a setembro de 2025, o que representa um crescimento de 10%, na comparação com os 1.086 prematuros atendidos nos três primeiros trimestres de 2024”, destacou a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires.

O número de pessoas doadoras aumentou 13%, de 1.649 para 1.856, na mesma comparação. Já o total de leite humano coletado de pessoas doadoras registrou alta de 25% nos três primeiros trimestres deste ano em relação ao mesmo período de 2024, passando de 2.294 litros para 2.876 litros.

A rede também realizou 5.977 análises microbiológicas, 7.968 hematócritas e 8.838 de acidez Dornic neste ano. Os exames são fundamentais para garantir a qualidade do leite doado.

Ainda foram realizados 779 atendimentos em grupo, 11.479 atendimentos individuais e 2.287 visitas domiciliares de janeiro a setembro. Os três serviços tiveram alta, respectivamente, de 33%, 13% e 8% na comparação com os três primeiros trimestres do ano passado.

Leia mais:  Detran realiza Curso de Formação de Vistoriador Veicular nesta semana

O técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, reforçou a importância de os profissionais da saúde e de toda a sociedade apoiarem as mulheres e as pessoas trans que amamentam para estimular a doação de leite humano e a prática do Método Canguru.

“Estamos nos aproximando do Novembro Roxo, o Mês da Prematuridade no Brasil. A doação de leite humano é muito importante para a recuperação da saúde de bebês prematuros internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e só acontece quando a amamentação é bem-sucedida”, disse Carvalho.

Segundo o técnico, a orientação, por meio de uma escuta ativa e acolhedora, é essencial para o sucesso da amamentação, desde o pré-natal, oferecendo apoio prático logo na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, evitando a separação entre mãe e bebê.

“Após a alta, receber uma visita da equipe de Saúde da Família ainda na primeira semana é fundamental para fortalecer a confiança em poder amamentar”, concluiu.

Onde doar?

Em Mato Grosso, quatro unidades hospitalares possuem Bancos de Leite Humano (BLH) para atender à alimentação de bebês prematuros e oferecer leite materno pasteurizado: o Hospital Geral e o Hospital Universitário Júlio Muller, em Cuiabá; a Santa Casa de Rondonópolis; e o Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde.

Leia mais:  Solução com uso de IA desenvolvida pela CGE servirá de referência para outras controladorias

Além destas, a Rede conta com duas unidades de coleta de leite humano, no Hospital Femina, em Cuiabá, e no Hospital Santa Ângela, em Tangará da Serra.

Para doar leite humano, basta entrar em contato com uma das seis unidades de coleta de leite humano ou ir diretamente ao local. A possível doadora deve estar amamentando o seu bebê, estar saudável e não usar nenhuma substância ou medicamento que interfira na amamentação.

Se atender a esses critérios, passar pela triagem clínica e tiver qualquer quantidade excedente de leite, está elegível para a doação.

Cuiabá

BLH Dr. José Faria Vinagre – Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá
Contato: (65) 3363-7035 – segunda a sábado

BLH Hospital Universitário Júlio Müller
Contato: (65) 3615-7203 – segunda a sexta

Posto de Coleta de Leite Humano Femina Hospital e Maternidade
Contato: (65) 2128-9183 – segunda a sábado

Rondonópolis

BLH Santa Casa Rondonópolis
Contato: (66) 3410-2785 – segunda a sexta

Tangará da Serra

Posto de Coleta de Leite Humano Hospital Santa Ângela
Contato: (65) 3311-1900 – segunda a sexta

Lucas do Rio Verde

BLH Hospital São Lucas
Contato: (65) 3548-4134 – todos os dias

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana