POLÍCIA FEDERAL
FICCO/PI, em ação conjunta, faz operações contra grupo criminoso
Parnaíba/PI. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí (FICCO/PI) deflagrou, nesta quinta-feira (6/8), as operações Livro Caixa II e Livro Caixa III, com o objetivo de desarticular organização criminosa com atuação no litoral do Piauí e no Oeste do Ceará.
As medidas judiciais foram expedidas pela Central de inquéritos de Parnaíba, no âmbito de investigações que apuram a prática dos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial.
Ao todo, são cumpridos, simultaneamente, 68 mandados judiciais, sendo 28 de prisão preventiva e temporária, 26 de busca e apreensão e 14 medidas de bloqueio judicial de ativos financeiros, que resultam em mais de R$ 18 milhões em sequestro de bens e valores. As ordens judiciais são cumpridas nos municípios de Parnaíba/PI, Cocal/PI, Teresina/PI, Camocim/CE, Granja/CE, Fortaleza/CE e Valparaíso/GO.
As apurações identificaram uma estrutura criminosa voltada à prática de crimes relacionados ao tráfico de drogas e à movimentação de recursos de origem ilícita.
A ação conta com participação da Polícia Penal Federal e das Polícias Civil, Militar e Penal do Piauí, bem como com o apoio da FICCO/CE, das Polícias Civil e Militar do Ceará.
As diligências seguem em andamento, e os investigados serão encaminhados à autoridade competente. Todo o material apreendido passará por análise pericial.
A FICCO/PI é composta pela Polícia Federal, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e pelas Polícias Civil, Militar e Penal do Piauí.
Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí
[email protected]
(86) 3089-9960
Fonte: Polícia Federal
POLÍCIA FEDERAL
PF combate crime de exploração sexual infantojuvenil
Manaus/AM. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (6/8), a Operação Amparo, com o objetivo de apurar crimes relacionados à exploração sexual infantojuvenil na internet.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra um investigado suspeito de envolvimento com a divulgação e com o armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil. As medidas judiciais foram executadas na residência do investigado.
As investigações tiveram início a partir da análise dos referidos relatórios do National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), no âmbito do chamado Caso Rapina, que apontavam atividade vinculada a contas utilizadas em redes sociais. A análise dos dados identificou indícios da prática criminosa por meio de perfis.
Segundo a apuração, foram identificados indícios de aquisição e de armazenamento de arquivos contendo imagens e vídeos ilícitos, supostamente vinculados ao usuário investigado, em um período que abrange 2018-2026.
Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota preferencialmente as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção
Comunicação Social da Polícia Federal no Amazonas
(92) 3655-1563
[email protected]
Fonte: Polícia Federal
-
esportes6 dias atrásNascar Brasil chega a Mato Grosso neste fim de semana com etapa histórica em Cuiabá
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásEuropa supera China e paga até 40% mais pela carne bovina produzida em Mato Grosso
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásBrasil pode colher 333,1 milhões de toneladas de soja e milho na safra 2026/27
-
AGRO & NEGÓCIO5 dias atrásSorgo pode ocupar 200 mil hectares e ocupar nova fronteira agrícola
-
esportes4 dias atrásPalmeiras goleia o Fortaleza e fica perto das quartas da Copa do Brasil
-
esportes4 dias atrásInternacional vence o Corinthians e abre vantagem nas oitavas da Copa do Brasil
-
POLÍTICA MT6 dias atrásUnião Brasil decide apoiar reeleição de Pivetta e governador classifica resultado como vitória da gestão
-
Mato Grosso7 dias atrásBIOIND MT defende mistura de 32% de etanol na gasolina e destaca impactos ambientais e econômicos




