alta floresta
Equipe de dança de Mato Grosso é destaque em campeonato Latino-americano
Mais uma vez, a Equipe de Danças Urbanas do Expressão Centro de Artes traz um troféu para casa. Cassiane Leite e seus alunos acabam de retornar de Mendoza, na Argentina, onde conquistaram o terceiro lugar do nível Master no campeonato Universal Dance Latino-americano.
A Arena Maipú, palco dessa disputa, recebeu 81 grupos oriundos de cinco países da América Latina que apresentaram mais de 450 coreografias de diversas modalidades, em especial de Danças Urbanas, estilo considerado destaque do evento. Na noite do domingo, 23 de novembro, a equipe de 11 bailarinos foi calorosamente aplaudida e se submeteu à rigorosa avaliação dos jurados, que atribuíram 85,4 pontos à equipe alta-florestense, ficando a apenas um décimo da segunda posição (85,5) e sete décimos do primeiro lugar, que somou 86,1 pontos.
Cassiane Leite, professora e coreógrafa, celebrou a trajetória de sua equipe e destaca suas conquistas: “Nossa jornada começou com a vitória em 2023 no Festival de Dança de Tabaporã-MT, que nos classificou para o CBDD Kids 2024 em Goiânia e foi lá que conquistamos a vaga para o Latino-americano. Agora nós avançamos para o Intercâmbio Cultural em Florianópolis e o Campeonato Mundial em Cancún, no México”, comentou Cassiane.
Além da competição, o evento proporcionou diversas opções de formação técnica aos participantes, como os workshops de Jazz Contemporâneo com Pamela Frank e de Danças Urbanas com Nico Blanzari, que as professoras Cassiane e Luiza Amaral agregaram ao currículo.
Mesmo sem patrocínio e sem ter conseguido apoio do poder público, Cassiane acredita que a conquista recente atesta o alto nível técnico de sua equipe: “É uma vitória que nós e as famílias dos alunos custeamos com recursos próprios, mas eu acredito que esse pódio aumenta a nossa visibilidade e que nossos próximos pedidos de apoio terão maior chance de aprovação. Vamos continuar na luta para melhorar as políticas culturais”, destacou a professora.
Os próximos eventos serão realizados em junho e outubro de 2026 e, segundo Cassiane, exigirão intensa preparação, dando início ainda neste ano à criação artística, seleção dos bailarinos, preparação física e temporada de ensaios.
alta floresta
1º Festival Praça Ativa oferece programação cultural diversificada e gratuita à população de Alta Floresta
A população de Alta Floresta recebe, neste sábado (15.11), das 13h às 20h, o 1º Festival Praça Ativa, que traz uma programação cultural diversificada, com foco na promoção do diálogo sobre o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial. A iniciativa foi contemplada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) no edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, edição Lei Paulo Gustavo.
Toda a programação é totalmente gratuita e ocorre na Praça Cívica de Alta Floresta. Reunindo mais de 30 artistas e coletivos, o evento contará com apresentações teatrais, declamações de poesias, manifestações de artes visuais, apresentações de capoeira, músicas, danças e rodas de conversa.
“Todas essas expressões têm foco na cultura hip-hop e nas narrativas dos povos negros, fortalecidas pelo mês da Consciência Negra, celebrado em todo o Brasil”, reforça a diretora executiva do Festival, Aline Veras.
Além da programação artística, haverá ainda uma ação social direcionada às mães assistidas na unidade da Central Única das Favelas (Cufa) de Alta Floresta. Durante o festival, as pessoas que comparecerem podem fazer a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será convertido em cestas básicas a serem doadas à Cufa.
O projeto Praça Ativa incluiu 10 oficinas de diferentes expressões artísticas, realizadas entre os meses de setembro e novembro, em parceria com escolas públicas, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro Especializado em atendimento de pessoas com deficiências auditivas e visuais (Ceeda).
De acordo com Aline, foram atendidas seis instituições e cerca de 270 alunos com oficinas de arte como grafiti, danças urbanas e dança circular. “Essas expressões artísticas também compõem a programação do festival, fortalecendo a percepção e o conhecimento das crianças e profissionais da educação sobre a temática”, explica.
Aline acrescenta ainda que, por meio de parceria com a Secretaria de Cultura de Alta Floresta, o festival contará também com exposição de artesanato e culinária da Varanda Criativa.
Todos os resultados das oficinas e a programação completa do festival podem ser acompanhadas no Instagram @movimentopracaativa.
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásPai é condenado a 30 anos por homicídio bebê em Cuiabá
-
esportes6 dias atrásVasco goleia o Internacional em noite diluviana e se garante na Série A do Brasileirão
-
RETRATOS DO TEMPO4 dias atrásCampo Grande tem cura de menino reconhecida pelo Vaticano para canonização de Carlo Acutis
-
esportes6 dias atrásFlamengo conquista a América pela quarta vez e crava o tetracampeonato da Libertadores em Lima
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrásInstitucionalizada há 19 anos, Esmagis-MT destaca legado e novos desafios da formação judicial
-
HISTÓRIA4 dias atrásFernando Corrêa da Costa e a Construção do Mato Grosso Moderno
-
esportes6 dias atrásSantos vence o rebaixado Sport, deixa o Z4 e ganha fôlego no Brasileirão
-
esportes5 dias atrásFortaleza vence Atlético-MG e acende luta contra o rebaixamento no Brasileirão






