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Emenda de Wilson Santos reforça estoque de medicamentos para a saúde de Várzea Grande

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O deputado Wilson Santos (PSD) conferiu de perto, nesta sexta-feira (17), a quantidade de medicamentos adquiridos com emenda parlamentar de R$ 500 mil destinada à Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A visita ocorreu no Centro de Abastecimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos (Cadim), onde ele esteve acompanhado da prefeita Flávia Moretti (PL) e do vereador Charles da Educação (União), responsável pela indicação da demanda.

“Fiquei impressionado positivamente com a quantidade de caixas e remédios comprados com a nossa emenda. As prateleiras do Cadim estão cheias e bem organizadas. É gratificante ver que a Prefeitura de Várzea Grande está aplicando corretamente os recursos públicos, o que nos motiva a seguir fortalecendo essa parceria baseada na responsabilidade e seriedade. Com recursos públicos não se brinca. E ver o bom uso das emendas comprova o compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população”, destacou o parlamentar.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, a aquisição dos medicamentos foi realizada por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (Cisvarc), o que garantiu mais agilidade ao processo. “Precisamos manter nossa rede sempre abastecida e essa emenda vem ao encontro das necessidades da população. Ela permite que não faltem medicamentos e que os tratamentos contínuos sigam sem interrupções. É um avanço importante para Várzea Grande”, pontuou.

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A prefeita Flávia Moretti ressaltou que o município tem um gasto mensal de aproximadamente R$ 3 milhões com a compra de medicamentos. “Esse meio milhão destinado pelo deputado Wilson Santos ajuda, e muito, no atendimento à população. Agradecemos por ele acreditar em Várzea Grande. Além disso, temos a parceria para a reforma da Unidade de Saúde do Capão Grande, também no valor de R$ 500 mil. São recursos que chegaram em boa hora para atender uma cidade grande e com maioria da população dependente do SUS”, frisou.

O vereador Charles da Educação destacou o compromisso do parlamentar com as demandas do município. “Quando apresentamos as necessidades de Várzea Grande, o deputado Wilson Santos prontamente nos atendeu. Ele destinou R$ 500 mil para a reforma e ampliação da unidade do Capão Grande, que atenderá mais de 8 mil pessoas, além de garantir o investimento na compra de medicamentos essenciais. É uma parceria que tem dado resultados reais para a população”, afirmou.

As ações de Wilson Santos em Várzea Grande reforçam sua atuação voltada à saúde pública e à boa aplicação dos recursos públicos. Com as emendas destinadas ao município, o parlamentar contribui para garantir o abastecimento das unidades de saúde, fortalecer o atendimento à população e ampliar a estrutura dos serviços do SUS. “Investir em saúde é investir na dignidade das pessoas”, resume o deputado.

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Fonte: ALMT – MT

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Deputados cobram secretário pelo atraso das obras do BRT

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O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Oliveira, e sua equipe técnica, formada pelos engenheiros Isaac Nascimento Filho e Meiri Serci, estiveram hoje (20) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para dar explicações aos deputados sobre as obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande.

A audiência pública foi iniciativa do deputado Lúdio Cabral (PT), para esclarecimentos sobre os sucessivos atrasos e problemas nos trabalhos envolvendo as avenidas do CPA, Prainha, Tenente-Coronel Duarte, Fernando Correa, em Cuiabá, e a avenida da FEB, em Várzea Grande. Esta é a segunda vez que o secretário de Infraestrutura comparece à Assembleia para falar sobre o assunto. O deputado Júlio Campos (União) também participou das discussões.

“As explicações foram apresentadas, e cabe a mim registrar e, posteriormente, cobrar o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo governo do estado”, adiantou Lúdio.

O parlamentar pediu esclarecimentos sobre o descumprimento do acordo firmado que previa a conclusão do trecho entre o Crea (Conselho Regional de Engenharia) e o Hospital de Câncer até o fim de agosto, além do andamento das novas frentes de obras na Prainha e avenida Fernando Correa.

“Estamos dedicados a cumprir nossa função de fiscalizar as ações do Executivo e acompanhar o progresso das obras do BRT. Na audiência de hoje, foram esclarecidos os cenários futuros, incluindo o trecho sob responsabilidade do primeiro consórcio, que foi concluído, do Hospital de Câncer até o viaduto da Sefaz (Secretaria de Fazenda), do Crea até a Defensoria Pública, com algumas obras de travessia ainda em andamento”, explicou Cabral.

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Também foram questionados trechos em execução, que se estendem do viaduto da Sefaz até a ponte entre Cuiabá e Várzea Grande.

“O secretário garantiu que o prazo estabelecido é de seis meses para a conclusão, até 31 de dezembro, podendo se estender até o final de fevereiro. A licitação dos terminais e estações está em andamento, e a licitação do trecho da avenida Fernando Corrêa, segundo ele, está prevista para 45 dias, com estimativa de 12 meses para a conclusão”, disse Lúdio.

Marcelo Oliveira esclareceu que toda a obra de Cuiabá e Várzea Grande será entregue até julho de 2026 e que o contrato da nova licitação ficou orçada em R$ 156 milhões.

“As obras estão andando, o cronograma está apertado, mas estamos cumprindo. As adequações que têm que ser feitas serão realizadas, se precisar de algum prazo, não vai ser prazo longo”, afirmou.

Ele comentou que os trabalhos não estão sendo realizados no período noturno e citou falta de profissionais para desempenhar as funções na obra.

“À medida que a empresa avança, frequentemente recebo solicitações sobre a possibilidade de trabalhar no período noturno. A questão central é a escassez de mão de obra especializada. Essa dificuldade não se restringe a Cuiabá, mas é um problema em todo o Brasil. Diante desse cenário, não seria produtivo transferir todas as atividades para o período noturno. Perderíamos a luz do dia para identificar e solucionar problemas com mais facilidade. A alternativa adotada é ajustar os turnos, realocando parte da equipe que trabalha durante o dia para o período noturno, ampliando, assim, a jornada de trabalho nesse período”, apontou ele.

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O secretario exemplificou que as concretagens frequentemente precisam ser interrompidas durante os horários de pico e retomadas fora desses horários para garantir o fluxo.

“A logística de transporte de concreto também apresenta desafios. Os caminhões transitam pela cidade em horários de grande movimento, o que pode aumentar o tempo de entrega. Em alguns casos, como mencionado, o trajeto entre a concreteira e o local da obra pode levar até 40 minutos”, citou ele.

Prazo – Marcelo Oliveira garantiu que toda obra será entregue até julho de 2026. Lúdio Cabral informou que irá propor realização de novas audiências daqui a três e seis meses para acompanhar o andamento das obras e garantir a conclusão das obras e o fim dos transtornos no trânsito enfrentados pela população de Cuiabá.

Fonte: ALMT – MT

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