Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIA

Criptografia, inteligência artificial e blockchain devem fortalecer combate aos crimes digitais

Organizações investem nessas tecnologias para avançar na defesa de seus respectivos sistemas diante do crescimento dos crimes cibernéticos

Publicados

em

O aumento da robustez de sistemas e técnicas criptográficas, o uso de tecnologias e mecanismos digitais emergentes ­- como IA e blockchain – em aplicações de segurança, e a introdução de arquiteturas de segurança nativas, como parte da computação e arquiteturas de negócios, são avanços importantes que devem fortalecer o combate aos crimes digitais. “A maioria dos desenvolvimentos atuais relevantes para a segurança cibernética para fins comerciais são incrementais e não disruptivos”, analisa Raul Colcher, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, e sócio da Questera Consulting.

Analisa Raul Colcher

Para os próximos anos, Colcher prevê a apropriação de tecnologias de computação quântica para aplicação em soluções de segurança, o que deve aumentar drasticamente a proteção contra invasões e outras atividades criminosas. “Os estágios de desenvolvimento que têm sido relatados em centros avançados em países como Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e Israel parecem indicar que tais tecnologias podem, de fato, estar disponíveis dentro de um horizonte de cinco anos, pelo menos em suas formas pioneiras”.

O crescente número de invasões cibernéticas em corporações privadas e organizações públicas em todo o mundo criou um elemento crucial para o combate a essas fraudes digitais, segundo Colcher: o aumento da conscientização por parte de gestores sobre a importância de fortalecer o nível de informação e conhecimento da força de trabalho sobre essas questões. “Quanto mais conscientização das pessoas para o problema, maior a possibilidade de se criar um ambiente mais seguro.”

Colcher cita como exemplo o sistema financeiro e bancário brasileiro. Apesar do número crescente de ataques, o especialista considera que os serviços dos bancos estão entre os mais avançados do mundo. “A rede bancária investe pesado para proteger os ativos e informações de seus clientes, que são constantemente alvos de golpes, hackers e outras ameaças”, analisa.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países. Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.

 

Comentários Facebook
Propaganda

TECNOLOGIA

Testamos: Relógio Galaxy Fit3, da Samsung

Publicados

em

 

O relógio inteligente da Samsung ajuda a monitorar os treinos
Divulgação

O relógio inteligente da Samsung ajuda a monitorar os treinos

Não tenho lá muita intimidade com tecnologia, mas aceitei o desafio de testar o Galaxy Fit3, o mais novo relógio da Samsung. Para utilizar o dispositivo, o ideal é ter um celular da marca, para que os dois equipamentos possam “conversar”. Para minha surpresa, lidar com o bichinho foi mais fácil do que eu imaginava.

O relógio é desses inteligentes, cheios de recursos, permitindo que as pessoas monitorem seus dados de saúde e bem-estar – desde treinos diários até um sono tranquilo – diretamente do próprio pulso, 24 horas por dia. Nunca antes tinha usado um desses e achei curioso poder me monitorar o tempo todo.

Bateria carregada, era hora de programar o relógio. Bem amistoso, o equipamento é simples e bastam alguns comandos para deixar tudo no jeito para iniciar a experiência. Comecei pelos treinos e há uma centena de modalidades que podem ser selecionadas. O relógio acompanha o tempo, os batimentos cardíacos e o gasto calórico. Também testei o monitoramento de sono. O Galaxy Fit3 detecta até mesmo o ronco e monitora os níveis de oxigênio no sangue para fornecer medições mais detalhadas.

“Na atual era do bem-estar, as pessoas buscam uma compreensão mais abrangente de sua saúde, e a Samsung compromete-se a oferecer ferramentas avançadas de monitoramento da saúde para auxiliá-los ao longo de sua jornada de bem-estar”, afirma Gustavo Assunção, vice-presidente de Mobile Experience da Samsung Brasil. “Como nosso mais novo monitor de condicionamento físico, o Galaxy Fit3 destaca nosso compromisso em disponibilizar recursos acessíveis que incentivam o bem-estar diário, inspirando todos a darem o melhor de si”.

O Galaxy Fit3 já está disponível no Brasil pelo preço sugerido de R$ 549 em três cores, incluindo Grafite, Prata e Rosé.

Fonte: Tecnologia

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana