Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros de MT participa do 1º Curso de Gestão e Resposta a Desastres

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT) participou, entre os dias 20 e 29 de outubro, do 1º Curso de Gestão e Resposta a Desastres, realizado na Academia de Bombeiro Militar do Distrito Federal.

A capacitação foi promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e teve como objetivo fortalecer as capacidades das instituições de segurança pública e da Defesa Civil na gestão integrada de desastres, promovendo a articulação entre diferentes esferas do governo e setores da sociedade para prevenção, preparação, resposta e recuperação.

A primeira turma do curso reuniu 42 bombeiros militares de diferentes estados, promovendo a padronização de protocolos e o alinhamento técnico e operacional das forças estaduais.

Durante as 80 horas de atividades, distribuídas ao longo de duas semanas, foram abordados temas como geotecnologias aplicadas a desastres, Sistema de Comando de Incidentes (SCI), operações, planejamento e logística, além de simulações de cenários de desastre, nas quais os participantes puderam colocar em prática estratégias de coordenação e resposta em situações controladas com alta fidelidade operacional.

Leia mais:  Reclamações do Xingu motivam fiscalização conjunta de Ager e Aneel na Energisa

O curso se fundamentou nas diretrizes do Protocolo para Atuação Integrada em Situações de Desastres e contou com o apoio institucional do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom), reforçando a integração nacional entre as corporações e os órgãos federais que compõem o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC).

O CBMMT contou com a atuação de dois docentes no evento, o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes e o major BM Lucas de Souza Brito, além da participação do major BM Rodrigo Silva como discente.


Em uma das falas no evento, o presidente do Ligabom, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, destacou que “o curso foi um nivelamento nacional de bombeiros militares que estão na ponta, atuando na resposta a desastres”, e completou: “Um dia histórico para o Brasil, pois juntos somos fortes e unidos seremos imbatíveis”.

“Nossa participação neste curso reforçou o compromisso do CBMMT com a formação continuada, a padronização de procedimentos, a integração nacional das equipes, o profissionalismo e a excelência nas ações de prevenção e resposta a desastres, consolidando nosso protagonismo na proteção da sociedade”, afirmou o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes.

Leia mais:  Mauro Mendes defende soberania do agronegócio e alerta para risco da dependência de fertilizantes

 

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Mato Grosso amplia ações para aplicação da avaliação em mais de 1,3 mil escolas públicas e privadas

Publicados

em

A aplicação do Saeb 2025 – Sistema de Avaliação da Educação Básica em Mato Grosso segue em andamento até o dia 7 de novembro nas escolas da rede estadual e municipal. Coordenada nacionalmente pelo Inep e operacionalizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a prova é aplicada em todo o país e tem como objetivo avaliar a qualidade da educação básica e subsidiar políticas públicas voltadas à melhoria da aprendizagem.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão acompanhando de perto o processo, oferecendo suporte técnico e pedagógico às escolas participantes.

“O esforço preparatório não é apenas de última hora. A Seduc executou desde o início do ano um conjunto estruturado de iniciativas que envolveu escolas, professores, estudantes e famílias na avaliação”, explica ele.

Entre as ações estão o programa Movimenta SAEB, lançado em 2024, com o objetivo de elevar os níveis de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática; o EduMotivação: Rumo ao Topo, com ciclo de capacitação de mais de 5 mil professores da rede estadual, com foco especialmente em Língua Portuguesa, Matemática e Ensino Fundamental II.

Leia mais:  Seaf inaugura mais uma unidade do projeto de aquaponia "Ciclo Vivo" em Cuiabá

Além disso, também tiveram destaque o Intensivo 90 Dias – Foco SAEB; o Mira na Meta; simulados e mobilização escolar como parte do conjunto de intervenções propostas para a rede pública de ensino pela Seduc.

O secretário salienta, ainda, o programa Alfabetiza MT e um treinamento de gestores regionais, realizado em 2 de outubro, que envolveu todos os 13 diretores regionais de educação e adjuntos, para construção do plano estratégico de gestão da aplicação da Saeb 2025.

Para ele, essas ações buscam não apenas garantir que as provas ocorram conforme protocolo, mas efetivamente mobilizar a rede de ensino para tratar a avaliação como parte integrante do processo pedagógico e de diagnóstico da aprendizagem.

Participam das provas, de forma censitária, alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série/4ª ano do Ensino Médio (nas escolas com ensino técnico integrado). Já o 2º ano do Ensino Fundamental participa por amostragem.

As disciplinas avaliadas incluem Língua Portuguesa (em todas as etapas censitária e amostral), Matemática (idem), Ciências Humanas (amostral) e Ciências da Natureza (amostral). Além disso, serão aplicados questionários contextuais para professores, diretores, secretários municipais e também para famílias dos estudantes, com o intuito de coletar dados socioeducacionais complementares aos resultados das provas.

Leia mais:  Fim de semana tenso: Bombeiros resgatam 13 pessoas presas em elevadores em Mato Grosso

“O Saeb é uma das principais ferramentas de diagnóstico da aprendizagem e que, em Mato Grosso, pretende-se garantir que cada escola compreenda a importância desse instrumento como parte do processo pedagógico e fortalecimento das políticas educacionais”, concluiu Alan Porto.

Mato Grosso tem apresentado avanços. Em 2023 o estado atingiu nota 5,7 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 4,8 nos anos finais, e 4,2 no Ensino Médio, fazendo com subisse da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional do MEC para o Ensino Médio. Para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa: colocar a rede pública entre as cinco melhores do país.

Em Mato Grosso, a SAEB 2025 abrange 526 escolas da rede estadual, além de redes municipais, unidades federais e escolas privadas — totalizando 1.397 escolas-participantes no estado.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana