Mato Grosso
Conferência Estadual das Cidades começa na próxima semana
O Governo de Mato Grosso realiza, entre os dias 18 e 20 de agosto, a 6ª Conferência Estadual das Cidades, em Cuiabá. A abertura do evento será nesta segunda-feira, às 18h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com a participação do governador Mauro Mendes e do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
A abertura contará com palestras magnas de um representante do Ministério das Cidades, do governador e do secretário. A conferência é estruturada em painéis temáticos, grupos de discussão e plenárias, reunindo representantes da administração pública, movimentos populares, entidades sindicais, empresários, organizações da sociedade civil e ONGs que atuam na área de desenvolvimento urbano.
Serão discutidos os avanços, desafios e dificuldades enfrentados na implementação de políticas urbanas, e apresentadas propostas concretas para a gestão democrática das cidades. Serão indicadas as prioridades de atuação para o Estado e os municípios e escolhidas as entidades estaduais que integrarão o Conselho Estadual das Cidades.
Ao final da conferência estadual, serão eleitos os delegados que representarão Mato Grosso na 6ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada em Brasília, organizada pelo Ministério das Cidades. Também será elaborado um relatório final com as propostas e diretrizes que serão encaminhadas à etapa nacional.
Confira a programação
6ª Conferência Estadual das Cidades
Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá
Dia 18 de agosto, segunda-feira
14h às 18h – Credenciamento
18h30 – Recepção e palestras magnas
“A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, com representante do Ministério das Cidades.
“Panorama dos investimentos do estado de Mato Grosso em políticas urbanas”, com o governador Mauro Mendes e o secretário Marcelo de Oliveira.
Dia 19 de agosto, terça-feira
07h30 – Registro de presenças
08h20 – Painel – As cidades que temos e as cidades que queremos
11h – Debate
12h – Intervalo
13h30 Divisão dos grupos por eixo temático:
Eixo 1 – Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas
Eixo 2 – Gestão estratégica e financiamento
Eixo 3 – Grandes temas transversais
18h – Encerramento
Dia 20 de agosto, quarta-feira
07h30 – Registro de Presença
08h – Plenária – Apresentação e aprovação de propostas federais
10h – Plenária – Apresentação e aprovação de propostas estaduais
12h – Intervalor
13h30 – Reunião dos segmentos para definir as entidades que irão compor o Conselho Estadual das Cidades
16h – Eleição e apresentação dos delegados para a 6ª Conferência Nacional as Cidades
18h – Encerramento
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Seciteci encerra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com premiações para pesquisadores professores e alunos
Após três dias intensos de programação, a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MT) terminou nesta sexta-feira (24.10). O evento promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), reuniu centenas de pesquisadores, professores e alunos para debater, divulgar e promover a ciência e a tecnologia.
Ao todo, os pesquisadores foram premiados com R$400 mil, oriundos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat). Nesta edição houve a grande estreia do prêmio Pesquisador Destaque, com o valor de R$40 mil para o primeiro lugar.
Realizada entre os dias 22 e 24 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, esta edição seguiu o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Toda a programação contou com diversas oficinas, palestras e stands de exposição de parceiros. Entre os assuntos abordados estavam: mulheres na ciência, preservação de biomas e avanço tecnológico avançado.
Na cerimônia de premiação, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressaltou o aumento no valor dos prêmios. “Mato Grosso faz ciência em alto nível. E essa premiação do Governo do Estado é a prova que valoriza e reconhece financeiramente a ciência mato-grossense “, afirmou Allan.
XVII MECTI
Durante a 22ª SNCT, também foi realizada a 17ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI). A exposição científica premiou alunos e professores com equipamentos eletrônicos e incentivos financeiros pelo período de 12 meses.
Parceiros também entregaram prêmios como “Destaque Agro” ou “Negócios do Futuro”. Professores e alunos receberam kits tecnológicos, bolsas de graduação, echo dots com Alexas entre outros prêmios.
Foram parceiros desta edição a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Águas Cuiabá, a Faculdade Multivix e a União das Faculdades Católicas de Mato Grosso (UNIFACC).
-
cultura7 dias atrás“Piano Gente Comunidade” inicia circuito emocionante para levar arte e alegria a grupos vulneráveis
-
esportes7 dias atrásBahia goleia Grêmio por 4 a 0 e se recupera em grande estilo no Brasileirão
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrásNicolas Sarkozy se torna o primeiro ex-presidente Francês pós-guerra a ser preso
-
esportes6 dias atrásVasco domina o clássico carioca e impõe derrota ao Fluminense no Maracanã
-
caceres5 dias atrásEscritora Maria de Lourdes Fanaia lança livro histórico sobre Cáceres na ALMT
-
esportes6 dias atrásSantos mergulha na crise com derrota amarga na Vila Belmiro
-
esportes7 dias atrásInternacional vence Sport por 2 a 0 e ganha fôlego na luta contra o Z-4
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrásPetrobras reduz preço da gasolina em 4,9%, mas consumidor não deve ser beneficiado




