POLÍTICA NACIONAL
Câmara aprova MP que destina recursos para recuperação de cidades da Zona da Mata mineira
A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 1339/26, que abre crédito extraordinário de R$ 266,5 milhões no Orçamento deste ano para reforçar ações de resposta e recuperação na região da Zona da Mata mineira, atingida por enchentes e deslizamentos de terra em fevereiro.
A MP seguirá para análise no Senado.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) destacou que a medida viabiliza a destinação dos recursos para que os atingidos “possam reerguer suas existências”. Ela informou que 58% dos recursos previstos na MP já foram executados.
Segundo a deputada, é preciso haver condições para as pessoas enfrentarem os desafios provocados pelas mudanças climáticas e pelas catástrofes.
Mais informações em instantes
Reportagem – Eduardo Piovesan e Tiago Miranda
Edição – Pierre Triboli
Fonte: Câmara dos Deputados
POLÍTICA NACIONAL
Lei reconhece Ayrton Senna como Herói da Pátria
Foi sancionada nesta quarta-feira (1º) a Lei 15.447/26, que reconhece Ayrton Senna oficialmente como Herói da Pátria. O nome do ex-piloto de Fórmula 1 será inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.
O título de Herói ou Heroína da Pátria é concedido a personalidades que tiveram papel relevante na defesa ou na construção do Brasil. Criado em 1992, o livro é gravado em páginas de aço e fica em exposição no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Ayrton Senna conquistou três títulos mundiais de Fórmula 1 (1988, 1990 e 1991) e venceu 41 grandes prêmios ao longo da carreira. Em 2023, foi declarado Patrono do Esporte Brasileiro pela Lei 14.559/23. O piloto morreu em um acidente em 1º de maio de 1994, aos 34 anos, durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália.
A homenagem a Senna foi proposta pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), por meio do Projeto de Lei 789/24. O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados em março, com parecer favorável da deputada Caroline de Toni (PL-SC) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e do deputado Defensor Stélio Dener (União-RR) pela Comissão de Cultura.
Da Redação – AC
Com informações da Agência Senado
Fonte: Câmara dos Deputados
-
esportes6 dias atrásCopa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
-
esportes6 dias atrásJapão empata com a Suécia e confirma duelo contra o Brasil nas oitavas
-
esportes6 dias atrásTurquia surpreende e vence Estados Unidos em jogo de cinco gols
-
esportes5 dias atrásBrasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
-
esportes5 dias atrásDembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
-
AGRO & NEGÓCIO7 dias atrásAprosoja-MT diz como evitar problemas legais após incêndios nas lavouras
-
AGRO & NEGÓCIO7 dias atrásBancada rebate governo e diz que custo da renegociação de dívidas é metade do estimado
-
AGRO & NEGÓCIO6 dias atrásPetrobras investe R$ 5 bi em fábrica de fertilizantes em retomada da produção



