Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Arena Pantanal se transforma em “Jornada no Safári” para celebrar o Dia das Crianças em Mato Grosso

Publicados

em

Com o tema “Jornada no Safári”, a Arena será transformada em um espaço temático que convida as famílias a embarcarem em uma aventura de alegria | Foto: Jana Pessôa

O Governo de Mato Grosso inicia nesta quarta-feira (08.10) a 12ª edição do Dia do SER Família Criança, um grandioso evento em homenagem ao mês das crianças. A Arena Pantanal será o palco de cinco dias de festa, transformada em um ambiente lúdico com o tema “Jornada no Safári”, prometendo encantar a garotada e suas famílias.

A iniciativa, idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e executada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), reunirá uma programação diversificada. Haverá shows musicais, um parque de diversões completo, oficinas recreativas, atividades culturais, uma feira de artesanatos e uma praça de alimentação, tudo pensado para oferecer um ambiente acolhedor e repleto de alegria.

Nesta quarta-feira, 8 de outubro, o evento será exclusivo para crianças de escolas públicas e entidades cadastradas, com abertura oficial marcada para as 14h. A partir de quinta-feira, 9, até o domingo, 12 de outubro, as portas da Arena Pantanal estarão abertas ao público em geral, sempre das 18h às 22h, com dois shows por noite, às 19h e às 21h.

Leia mais:  Empresário envolvido em esquema de R$ 100 milhões é preso pela Polícia Civil

A primeira-dama Virginia Mendes expressou seu entusiasmo com a realização do evento. “O Dia do SER Família Criança é uma celebração da vida e da esperança. Queremos que cada criança viva um dia mágico, repleto de alegria e encantamento. Pensamos em tudo com muito carinho, porque acreditamos que cuidar da infância é plantar o futuro. Que Deus nos abençoe e, se Ele quiser, estaremos juntos a vocês para celebrar”, afirmou.

Klebson Gomes, secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, reforçou que o evento foi planejado para ir além do lazer, abrangendo também a cidadania e o acolhimento familiar. “Teremos muitas ações ocorrendo ao mesmo tempo, entre elas a Jornada no Safári, que cria um ambiente lúdico e educativo para as crianças. A proposta é unir diversão, cultura e acesso a serviços, garantindo um espaço de convivência saudável para toda a família. É um evento que celebra a infância, mas também fortalece o papel da cidadania e da inclusão social”, destacou o secretário.

Além das atrações recreativas e culturais, o Dia do SER Família Criança oferecerá o Mutirão da Cidadania, disponibilizando serviços gratuitos essenciais à população. Entre eles, emissão de documentos, atendimentos do Procon-MT e orientações sociais, reforçando o compromisso do governo com a promoção da cidadania e inclusão social.

Leia mais:  Primeira-dama de MT e Setasc promovem Dia do SER Família Criança na Arena Pantanal

Serviço:

Dia do SER Família Criança na Arena Pantanal

  • 8 de outubro: a partir das 14h (exclusivo para escolas e entidades cadastradas)
  • 9 a 12 de outubro: aberto ao público das 18h às 22h
Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Estudantes de MT retornam de intercâmbio na Inglaterra e relatam aprendizados

Publicados

em

Os 100 estudantes que participaram da 3ª edição do programa MT no Mundo, realizado pelo Governo de Mato Grosso, retornaram de um intercâmbio de 21 dias na Inglaterra e desembarcaram em Mato Grosso entre este domingo (5.10) e segunda-feira (6.10).

Uma das participantes foi a estudante Giovanna Bandeira, de 15 anos, do 1º ano da Escola Estadual Adalgisa de Barros, em Várzea Grande. Ela contou que foi transformador realizar um sonho: estudar fora do país.

“Foi uma experiência incrível, que poucos têm a oportunidade de realizar. Sempre sonhei em sair do Brasil, e isso aconteceu aos 15 anos. Conheci novas culturas, novas pessoas e aprendi muito. Sei que muitas portas vão se abrir na minha vida acadêmica e profissional a partir dessa vivência”, relatou Giovanna.

Durante 21 dias, 100 estudantes vivenciaram a experiência de estudar inglês de forma imersiva e conhecer diferentes aspectos da cultura britânica. Eles foram divididos em grupos e ficaram hospedados em casas de famílias anfitriãs, espalhadas por sete cidades: Canterbury, Oxford, Bristol, Brighton, Worthing, Cambridge e Liverpool.

Para Lívia Costa Ortega, 16 anos, do 1º ano da Escola Estadual Nilo Póvoas, em Cuiabá, a viagem foi um marco em sua vida escolar e pessoal. “Eu tive contato com outras pessoas, outras culturas e melhorei muito no inglês. Essa viagem foi muito importante para mim e mudou a forma como vejo meu futuro”, disse.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros orienta sobre como agir em caso de queda de fio energizado em via pública

Outro participante, Matheus Gabriel dos Anjos de Barbosa, 17 anos, do 2º ano da Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, em Campo Verde, destacou a oportunidade: “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Nunca imaginei que poderia estar em outro país. Isso vai agregar muito ao meu currículo e abrir caminhos para o futuro, tanto na faculdade quanto na vida profissional”, avaliou.

Cristiana de Fátima dos Anjos, mãe de Matheus, acompanhou cada momento da jornada do filho. “Foi uma oportunidade gigante que meu filho teve. A gente ficou com o coração apertado de saudade, mas muito feliz por ele estar vivendo tudo isso. Agora é só alegria tê-lo de volta”, disse.

Para Elita Laura, mãe de Giovanna, o intercâmbio foi um presente para o futuro da filha. “Na minha época, não existia essa chance. Eu me sinto realizada por ver minha filha viver esse sonho. Sei que vai fazer toda a diferença para o crescimento dela.”

O programa contou também com a presença de monitores e professores. Max Toledo, embaixador da política de línguas estrangeiras da Seduc, acompanhou um dos grupos e ressaltou o impacto.

Leia mais:  Procon-MT lança nova edição de revista As aventuras de Procópio e sua turma

“Esse é o terceiro ano que atuo como monitor, e sempre digo que o intercâmbio começa dentro da sala de aula. A dedicação do estudante faz a diferença. Ao viver 21 dias de imersão no inglês e na cultura britânica, eles não voltam os mesmos. Eles retornam mais confiantes e preparados para novos desafios.”

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o MT no Mundo já se consolidou como uma das principais ações do Plano EducAção 10 Anos, que busca colocar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026.

“É um programa que transforma vidas. Queremos que nossos estudantes tenham acesso ao que há de melhor no mundo e voltem para inspirar colegas, professores e suas comunidades. Esse investimento em conhecimento e vivência internacional é uma aposta no futuro da educação de Mato Grosso”, afirmou.

A iniciativa soma mais de R$ 16 milhões em investimentos, garantindo aos alunos nivelamento, certificado de conclusão, passagens, hospedagem, alimentação, seguro, chip de internet, transporte e ajuda de custo semanal de 250 libras. Ao todo, 14 monitores, 13 professores em curso de capacitação em Londres e um psicólogo acompanharam os estudantes nesta etapa.

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana