Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

artigos

Aplique o foco

Publicados

em

Por Francisney Liberato

A partir do momento em que mantemos o foco, todas as outras coisas se tornam irrelevantes, e com isso, alcançamos o sucesso.

Ter foco nos ajuda a aprimorar o nosso autocontrole. Devido à correria da vida, muitas vezes não nos organizamos e não direcionamos a nossa força e energia para ter foco.

Não adianta “fazer muita coisa” e não realizar nada. O foco nos liberta para ter uma vida mais executiva e menos procrastinadora.

Imagine uma lente de uma câmera que temos a possibilidade de direcionar para vários ambientes e lugares, porém optamos por escolher um ponto específico. Foco é dizer sim para o que desejamos e não para aquilo que não nos interessa no momento.

O foco é dinâmico. São opções feitas pelo ser humano para sua realização, com base no seu planejamento estruturado.

Para evoluir e colaborar com o autocontrole é preciso que cada um de nós utilizemos o foco para dirimir problemas e dificuldades, além de alcançar os nossos objetivos e sonhos.

O autocontrole sem a utilização do foco é vazio e sem sentido. O foco é a parte executiva do autocontrole.

As mídias e redes sociais têm um poder gigantesco para nos tirar o foco. Tudo aquilo que nos atrapalha de atingir os nossos sonhos e objetivos não pode fazer parte da nossa vida cotidiana.

Leia mais:  Reavaliação do BPC: por que ela acontece e o que o beneficiário precisa saber

Se desejar passar na prova do Enem, esse tem que ser o seu foco e deve estar bem calibrado. Você deve dedicar todas as suas forças e energias para estudar, memorizar, planejar, ler histórias de pessoas que já conseguiram, montar estratégias de aprovação, mapas mentais, utilizar técnicas de aprovação, fazer exercícios e simulados etc. Para atingir esse objetivo, é indispensável que deixemos de lado todos aqueles fatores e atividades acessórias que nos furtam o tempo, para que possamos concentrar nossa força e energia no estudo e na prova em questão.

Vale ressaltar que quando é definido um objetivo e o foco para conquistar os sonhos nós dizemos sim para o que desejamos, entretanto, outras possibilidades são deixadas momentaneamente para trás. Do contrário, não conseguiremos realizar nada.

Steven Paul Jobs, inventor, empresário e magnata americano no setor da informática, disse: “Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.

Precisamos de foco. Precisamos concentrar-nos. Precisamos organizar os nossos pensamentos. Precisamos planejar. Precisamos estruturar a nossa vida. Precisamos manter a força de vontade para atingir os nossos objetivos. Precisamos gerenciar melhor as nossas emoções. Precisamos controlar a nossa vida e os nossos impulsos.

Leia mais:  O ser e o estar: Onde Deus habita!

Com foco, podemos ter a nitidez dos nossos sonhos. É persistir para alcançar um sonho definido. É o nosso centro. É o nosso ponto de convergência.

Aplicando o foco em nossas vidas, vamos evitar a utilização de respostas automáticas emocionais. Com isso, teremos a possibilidade de equilibrar razão e emoção.

Enfim, que possamos planejar a nossa vida, manter a concentração e disciplina naquilo que é importante, isto é, manter o nosso foco; vá para a ação, dê continuidade aos seus sonhos e objetivos. Teremos sim um autocontrole executivo quando incluímos o foco nessa parceria. Lembre-se: “O seu foco é a sua realidade” (Yoda).

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor. Palestrante e Professor há mais de 25 anos. Coach e Mentor. Mestre em Educação. Doutor Honoris Causa. Graduado em Administração, Ciências Contábeis (CRC-MT), Direito (OAB-MT) e Economia. Membro da Academia Mundial de Letras.

Comentários Facebook
Propaganda

artigos

Safra 25/26: um ano de transformações com a nova Lei da Irrigação

Publicados

em

Por Hugo Garcia

A agricultura de Mato Grosso vive um momento decisivo. Somos líderes nacionais na produção de grãos e, cada vez mais, referência em tecnologia e competitividade. Nesse cenário, a atuação da Aprofir (Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigantes de Mato Grosso) tem sido estratégica para impulsionar um novo ciclo de desenvolvimento, baseado na irrigação, na sustentabilidade e na inclusão produtiva.

Desde sua criação, a Aprofir atua como um elo entre produtores, pesquisa, tecnologia e políticas públicas. Defendemos a irrigação como instrumento fundamental para a segurança hídrica, a estabilidade da produção e a redução dos riscos climáticos. Também somos protagonistas na articulação de programas de incentivo, como o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic).

Por meio do Imafir (Instituto Mato-grossense de Feijão, Pulses, Cultivos Especiais e Irrigação) e de parcerias com a Embrapa, levamos conhecimento técnico ao campo. Esse trabalho fortalece tanto os grandes polos produtivos quanto a agricultura familiar, com foco em culturas de maior valor agregado, como feijão, pulses, frutas e hortaliças.

Nesse contexto, a aprovação da Lei nº 12.717/2024, que institui a Política Estadual de Agricultura Irrigada e o Programa Estadual de Irrigação (Proei), representa um verdadeiro marco para os produtores mato-grossenses. Trata-se de uma conquista construída a muitas mãos, com forte participação da Aprofir, e que estabelece bases sólidas para ampliar a área irrigada, elevar a produtividade e garantir o uso racional dos recursos hídricos.

Atualmente, Mato Grosso conta com cerca de 220 mil hectares irrigados. Nosso objetivo é alcançar 4 milhões de hectares até 2030, sempre com responsabilidade ambiental e geração de renda no campo.

Leia mais:  Educação que avança, futuro que se constrói (2)

Já no primeiro ano de vigência da lei, é possível perceber avanços importantes. A nova legislação trouxe mais segurança jurídica, estimulou investimentos e reforçou a adoção de tecnologias mais eficientes no uso da água. Sistemas modernos de irrigação,como pivôs centrais de alta performance, gotejamento, sensores, painéis inteligentes com uso de inteligência artificial e integração com imagens de satélite, permitem produzir mais, com menos desperdício e menor impacto ambiental.

Na prática, a irrigação vem transformando a produção de feijão, pulses e colheitas especiais em Mato Grosso. Observamos crescimento consistente da segunda e até da terceira safra, maior padronização da qualidade e estabilidade de oferta. Esses fatores são essenciais para atender tanto o mercado interno quanto o externo. A irrigação deixou de ser apenas uma ferramenta de proteção contra o clima e passou a ser um instrumento estratégico de gestão da propriedade rural.

Há exemplos concretos dessa evolução. Produtores associados à Aprofir já conseguem ampliar significativamente sua área produtiva sem avançar sobre novas fronteiras agrícolas, utilizando tecnologia, energia solar e manejo eficiente da água. Esse modelo alia aumento de produtividade, redução de custos e preservação ambiental, alinhando Mato Grosso às melhores práticas do agronegócio mundial.

As expectativas para a safra 25/26 são positivas. A tendência é de crescimento da produção agrícola, impulsionada pela maior adoção de tecnologias de irrigação, conectividade no campo e agricultura de precisão. A irrigação cria condições para o planejamento de longo prazo, o escalonamento de plantio e colheita e maior resiliência frente às oscilações climáticas.

Outro ponto fundamental é a diversificação de culturas. Com a irrigação, Mato Grosso amplia seu potencial não apenas nos grãos tradicionais, mas também em feijão, pulses, sementes especiais, frutas e hortaliças. Isso fortalece cadeias produtivas, agrega valor à produção e abre novas oportunidades nos mercados nacional e internacional. Esse movimento também beneficia a agricultura familiar, promovendo desenvolvimento regional e inclusão produtiva.

Leia mais:  Tireoide: como o equilíbrio hormonal influencia a densidade dos ossos

É claro que ainda existem desafios. Os custos iniciais de implantação dos sistemas de irrigação, a necessidade de capacitação técnica e a adaptação a novas práticas de manejo são obstáculos para muitos produtores. No entanto, esses desafios podem, e devem, ser superados com planejamento, acesso a crédito, políticas públicas eficientes e assistência técnica qualificada.

A Aprofir tem papel central nesse processo. Atuamos no suporte aos produtores, na capacitação de técnicos, na articulação institucional e na defesa de políticas que estimulem a irrigação sustentável. Projetos como o AGROfamiliar, voltado à Baixada Cuiabana, demonstram que é possível crescer com equilíbrio, segurança hídrica e responsabilidade ambiental.

A safra 25/26 se apresenta, portanto, como um ano de transformações. A nova Lei da Irrigação nos oferece as ferramentas necessárias para avançar com segurança, inovação e sustentabilidade. O otimismo é real, mas vem acompanhado de responsabilidade: produzir mais, com eficiência, respeitando a água e o meio ambiente.

Convido todos os produtores a continuarem investindo em tecnologia, compartilhando conhecimento e fortalecendo a cooperação no campo. A irrigação é o presente e o futuro da agricultura em Mato Grosso. Juntos, podemos fortalecer ainda mais nosso setor, gerar renda, empregos e garantir alimentos de qualidade para Mato Grosso, para o Brasil e para o mundo.

 Hugo Garcia é presidente da APROFIR

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana