santo antonio de leverger
Sema aproxima casal de antas para possível reprodução em Santo Antônio de Leverger

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou a soltura branda de um casal de antas em uma área credenciada e parceira, localizada no município de Santo Antônio de Leverger. Estratégica, a aproximação dos dois exemplares da mesma espécie tem como objetivo garantir eventual reprodução.
A anta fêmea, carinhosamente conhecida como “Consuelo”, foi resgatada há mais de um ano, ainda filhote e sem a companhia da mãe, na BR-163. Após ter sido encontrada pela concessionária da rodovia, ela passou por cuidados médico veterinários e nutricionais no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Lucas do Rio Verde.
Logo depois, foi entregue à Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) da Fazenda São Benedito, em Jangada, com o objetivo de manter os cuidados e iniciar a aclimatação para posterior soltura.
Já “Chico”, o mamífero macho, foi resgatado na cidade de Colniza, no noroeste do Estado, no dia 31 de julho deste ano, quando se tornou agressivo no período reprodutivo, apresentando risco à segurança da população. Na ocasião, a Sema se deslocou até o município para destiná-lo à Reserva Ecológica Cunhataí-Porã.
Durante a passagem do animal pela reserva, ele perdeu a disputa por uma fêmea com outro macho e precisou ser encaminhado para uma clínica veterinária em Sorriso, onde passou por tratamento clínico-veterinário e recebeu alta nesta semana.
O analista de Meio Ambiente da Gerência de Fauna da Sema, Flávio Thiel, explica que a equipe alocou o casal de animais em uma área de grande extensão, em regime de soltura branda, com pasto e represa. Além disso, o casal será monitorado pelos funcionários da fazenda.
“A soltura ocorreu muito bem. Eles estavam em uma caixa de transporte; abrimos e ela (a fêmea) já foi procurar água para beber. Já havíamos colocado algumas frutas para o macho, e eles ficaram ali em uma sombra — os dois são bastante tranquilos”, destacou o analista, que acompanhou o processo.
Orientações
A Sema orienta que, ao se deparar com crimes contra animais silvestres, a população denuncie por meio da Ouvidoria Setorial da Sema, pelos números (65) 3613-7398 e (65) 98153-0255 (telefone e WhatsApp), ou pelo e-mail [email protected]
, ou ainda em uma das unidades regionais.
Se encontrar animais silvestres que necessitem de resgate, acione a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto à saúde do animal quanto à do cidadão.

santo antonio de leverger
Orla de Santo Antônio chega à reta final e se prepara para virar atrativo turístico

As obras de construção da nova orla de Santo Antônio do Leverger entraram na fase final e já estão com mais de 90% de execução. Os trabalhos estão já na fase de acabamento, com a empresa responsável finalizando a instalação do piso.
O Governo do Estado, em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e Logística (Sinfra-MT), investiu R$ 16 milhões na nova estrutura.
O espaço será uma nova atração turística, além de uma área de convivência para a população de Santo Antônio. O projeto foi pensado para garantir a requalificação urbana do espaço, integrando a estrutura do local à beleza do rio, oferecendo uma nova opção de lazer para todos.
A orla terá uma área total de 12,8 mil metros quadrados na Avenida Beira Rio. Serão construídos um calçadão, dois bares, playground coberto, ambientes de convivência, arborização e iluminação, para que o espaço possa ser utilizado no período noturno, com conforto e segurança.
O projeto ainda conta estacionamento e a recuperação de áreas degradadas, garantindo a preservação ambiental.
Outras orlas
O Governo de Mato Grosso está investindo na requalificação de mais cinco orlas em diferentes municípios de Mato Grosso. Estão em andamento as obras nas orlas de São Félix do Araguaia e Santa Terezinha – essas duas em convênio com as prefeituras, além da orla de Luciara.
As obras das orlas de Barão de Melgaço e Cáceres também começaram e estão em fase inicial. No total, os investimentos do Estado na construção de seis orlas chegam a R$ 68 milhões.
-
cultura6 dias atrás
Vem aí o Expresso Pantaneiro
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT6 dias atrás
Projeto do Judiciário “Diálogos com as Juventudes” chega à Escola Militar de Rondonópolis
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT6 dias atrás
Justiça impede cobrança extra em tratamento de criança com paralisia cerebral
-
cultura6 dias atrás
5º Festival Mato-grossense de Choro com grandes nomes nacionais e regionais, apresentações gratuitas
-
TRIBUNAL DE JUSTIÇA MT5 dias atrás
7ª Corrida do Judiciário: confira os percursos das provas de 5 km e 10 km
-
Educação6 dias atrás
Seduc reúne diretores de escolas militares e cívico-militares para alinhar ações e orientar sobre o Saeb 2025
-
caceres4 dias atrás
Escola Frei Ambrósio: O Fenômeno invicto do Futsal de Cáceres
-
Mato Grosso6 dias atrás
Esquema milionário de “Raspadinha do Crime” é desmontado pela Polícia Civil