Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

municipios

Gaeco prende PM condenado em 2012 por crime cometido há 22 anos

O crime ocorreu no município de Colíder em 04 de agosto de 1995, quando a vítima tinha apenas 13 anos de idade

Publicados

em


Foto Ilustrativa

PM algemado

 

Agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) prenderam no último dia 05, no município de Rosário Oeste, o policial militar Wender Lóris Sampaio, condenado em agosto de 2012 à pena de 19 anos e 10 meses de reclusão por homicídio qualificado praticado contra Tatiane Machado Yamate. O crime ocorreu no município de Colíder em 04 de agosto de 1995, quando a vítima tinha apenas 13 anos de idade.

 

Consta na denúncia que o réu, na época com 22 anos de idade, mantinha relação amorosa com a vítima e, após discussão no interior de um veículo, sacou de um revólver calibre 38 e disparou contra Tatiane um tiro a queima roupa, que a atingiu na região toráxica. O policial militar foi denunciado pelo Ministério Público quatro dias após a ocorrência do crime, mas em 2006 o processo foi suspenso sob a alegação de que o réu possuía distúrbio mental. Após várias perícias, ficou comprovado que o mesmo contava com perfeitas condições mentais e o processo voltou a seguir o seu trâmite normal.

 

 

Em agosto de 2012, 17 anos após a ocorrência do crime, o policial militar foi levado a julgamento. Na ocasião, os jurados acolheram a tese defendida pelo Ministério Público e o condenaram por homicídio com as qualificadoras: motivo fútil e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A pena aplicada foi de 19 anos e 10 meses de reclusão, mas foi concedido ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade.

 

Em 05 de agosto de 2015, a Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, por unanimidade, julgou pela improcedência do recurso. O mandado de prisão do réu, no entanto, só foi expedido em novembro de 2016, mas não chegou a ser cumprido. Somente agora, após a atuação do Gaeco, em apoio à Promotoria Criminal de Colíder, o réu foi finalmente preso e levado para a unidade prisional em Santo Antonio de Leverger.

 

Propaganda

caceres

Prefeitura de Cáceres orienta pais sobre vacinação contra a dengue em adolescentes

Publicados

em

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a orientação aos pais e responsáveis sobre a importância da continuidade da vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público contemplado pela estratégia do Sistema Único de Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Cláudio Henrique Donatoni, esclarece que a vacina contra a dengue atualmente disponibilizada pelo SUS para esse público é a Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda. O imunizante é diferente da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, cuja estratégia de vacinação foi temporariamente suspensa pelo Ministério da Saúde, de forma preventiva, para investigação de eventos raros.

De acordo com o Ministério da Saúde, a suspensão temporária se refere à estratégia com a vacina do Butantan e não interrompe a vacinação com a Qdenga, que segue disponível conforme as orientações do Programa Nacional de Imunizações. A Qdenga possui esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo recomendado de três meses entre a primeira e a segunda aplicação.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a informação correta é fundamental para evitar insegurança e garantir a proteção dos adolescentes. Por isso, os pais e responsáveis devem manter o cartão vacinal atualizado e, no caso daqueles que já receberam a primeira dose, é essencial retornar à unidade de saúde no prazo indicado para completar o esquema vacinal.

“A dengue é uma doença que pode evoluir para formas graves, com risco de internação e óbito. Além da vacinação, seguem indispensáveis os cuidados diários de combate ao mosquito Aedes aegypti, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, manter quintais limpos, tampar caixas d’água e reforçar a atenção dentro e fora de casa”, observa Donatoni.

A coordenadora de Atenção Básica, Leiliane Muniz, orienta que em  caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de saúde mais próxima, levando o cartão de vacina e documento de identificação do adolescente.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres reafirma seu compromisso com a segurança, a orientação correta e a proteção da população” conclui Leiliane.

Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana