Cuiabá
Fiscalização em Cuiabá flagra produtos vencidos e irregularidades em casas noturnas
Uma força-tarefa liderada pela Prefeitura de Cuiabá percorreu estabelecimentos comerciais na noite desta quarta-feira (4) para verificar o cumprimento de normas de segurança e documentação. A Operação Alvará Regular, que mobilizou diversos órgãos de controle, resultou em notificações por falta de licenciamento sanitário e apreensão de bebidas com prazo de validade vencido.
A mobilização contou com equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), Corpo de Bombeiros, Crea-MT e Procon. O roteiro de fiscalização previa a vistoria em oito locais, onde os agentes analisaram desde a validade de alvarás de funcionamento até itens críticos de segurança, como a manutenção de extintores e as condições de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Durante as inspeções, o Procon identificou a comercialização de produtos impróprios para o consumo. Foram retiradas de circulação unidades de cerveja, refrigerantes, bebidas saborizadas e iogurte que já haviam ultrapassado a data de validade. No campo documental, casas noturnas foram notificadas por operarem apenas com protocolos de solicitação, sem possuir o Alvará Sanitário definitivo. O Corpo de Bombeiros e o Crea também emitiram notificações e orientações técnicas sobre segurança contra incêndio e adequações estruturais.
De acordo com Reynaldo Toshyro, coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada, a operação possui um viés preventivo. O objetivo central é assegurar que os espaços de lazer e comércio da capital operem dentro da legalidade, oferecendo um ambiente seguro tanto para os funcionários quanto para os frequentadores.
A coordenação da força-tarefa reforçou que as fiscalizações fazem parte de uma estratégia contínua do município. A intenção é manter uma vigilância permanente sobre o cumprimento das legislações municipais, estaduais e federais, fortalecendo a proteção ao consumidor e a prevenção de riscos em áreas de grande circulação de público.
Cuiabá
Obras do novo viaduto da Avenida Miguel Sutil avançam para etapa de lançamento de vigas
As obras de construção do novo viaduto da Avenida Miguel Sutil, em frente à Rua Trigo de Loureiro, seguem avançando. Após a conclusão dos serviços de escavação, o consórcio responsável pela obra prepara o lançamento das vigas que vão sustentar a estrutura da pista no sentido Rodoviária.
Para esta etapa, será necessária a interdição total do trânsito na Avenida Miguel Sutil. A previsão é que os trabalhos ocorram no fim de semana dos dias 13 e 14 de junho, quando serão utilizados guindastes e caminhões de grande porte para posicionar as vigas no local.
A construção deste novo viaduto em frente a Todimo Lar Center vai permitir um acesso direto entre os bairros do Consil e do Araés, além de eliminar conflitos no trânsito e simplificar o acesso entre a Avenida do CPA e a Avenida Miguel Sutil.
Anteriormente, os motoristas que seguiam pela Avenida do CPA em direção ao centro e queriam acessar a Avenida Miguel Sutil em direção ao Coxipó precisavam utilizar o retorno em frente ao Hotel Taiamã. O grande volume de carros ocupava várias faixas da avenida, provocando congestionamentos que se estendiam ao longo da via.
Com a implantação dos corredores do BRT e a retirada dos retornos existentes no canteiro central, a construção do novo viaduto foi a solução para reorganizar o fluxo viário da região.
Quando a obra estiver concluída, os motoristas que saírem da Avenida do CPA em direção ao Coxipó deverão acessar a alça localizada ao lado da Academia Smart Fit, passar pelo novo túnel sob a Avenida Miguel Sutil e acessar diretamente na pista sentido Coxipó.
A obra no local ainda inclui um pequeno elevado para separar o fluxo entre os veículos que vão seguir pela Miguel Sutil e aqueles que vão descer para a Avenida do CPA próximo à sede da Polícia Federal.
-
Saúde6 dias atrásPesquisa aponta baixa prevalência de HTLV entre doadores de sangue em Mato Grosso
-
Mato Grosso6 dias atrásGoverno investe em asfalto na fronteira e Pivetta vistoria obras que ligam Porto Esperidião a Vila Bela
-
esportes5 dias atrásBrasil goleia o Panamá no Maracanã e se despede da torcida antes da Copa de 2026
-
artigos6 dias atrásEnergia, geopolítica e soberania nacional
-
artigos6 dias atrásO legado da ingratidão
-
Educação4 dias atrásSeduc libera acesso do curso preparatório do Pré-Enem Digit@l MT
-
artigos6 dias atrásAnabolizantes, insulina e o perigo invisível por trás da alta performance
-
Mato Grosso2 dias atrásFeriado de Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha neste feriado



