Cuiabá

Zito Adrien fala sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos no turismo

Publicados

em

Secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien

Por Edmundo Pacheco | Portal Mato Grosso

O arquiteto Jesus Lange Adrien Neto, o Zito Adrien, novo secretário de Turismo da capital, começou a trabalhar com toda energia para desenvolver projetos que possam estimular o turismo e o desenvolvimento de Cuiabá e região. Segundo ele, por conta da pandemia, tudo o que havia sido conquistado pelo setor ficou prejudicado.

“Estamos trabalhando na implementação de parcerias do poder público, iniciativa privada e a Astur (Associação Região Turística Metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande) visando recuperar o que foi perdido por conta das restrições da pandemia. A pedido do prefeito Emanoel Pinheiro, estive em contato com pessoas de vários setores e temos um diagnóstico prévio da situação. Agora, com esses dados, temos que nos unir e trabalhar visando o processo de reconstrução. É a hora de aglutinar a todos”, defendeu.

Zito Adrien em reunião com o setor de bares e restaurantes

Entre 2020 e 2021 a pandemia reduziu as atividades turísticas de Mato Grosso em mais de 60%. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT), a queda do número de passageiros nos aeroportos foi o que mais causou impacto, provocando uma redução na taxa de ocupação dos hotéis da ordem de 57,5% e de quase 100% em outros setores – como bares, lanchonetes, restaurantes e pontos turísticos. “Nosso grande desafio é encontrar novas alternativas, para a manutenção e efetivação da atividade de turismo, nos adaptando à nova realidade”, explicou Zito Adrien.

“Neste sentido, buscamos a parceria com Várzea Grande e estamos trabalhando juntos na elaboração de projetos que iremos levar para o Ministério do Turismo. Nossa expectativa é que podemos ter até R$ 38 milhões de recursos federais para implementar essas ações. Além disso, demos continuidade à parceria com a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso), para a realização de cursos e treinamentos para pessoas que trabalharam no setor de turismo, além da realização da Festa na Praça e outros”.

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou as ações já promovidas em prol do turismo da capital. “É a primeira vez que estamos elaborando uma política municipal do turismo. Essa uma das metas da minha gestão, fortalecer o potencial turístico da capital, transformando a capital de Mato Grosso como um dos centros atrativos de visitação. Cuiabá tem muitas belezas naturais que precisam ser exploradas”, sentenciou o prefeito Emanuel Pinheiro.

CHAPADA

Outro grande projeto que já está sobre a mesa do secretário de Turismo de Cuiabá é o da concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e que faz parte de um estudo de cooperação técnica internacional entre Ministério do Turismo (MTur) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que tem o objetivo de promover o turismo e o patrimônio cultural e natural no Brasil, por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Complexo da Salgadeira

“Trata-se de um grande projeto nacional que engloba, além do parque de Chapada, outros sete parques nacionais de grande importância para o turismo, como o Parque Nacional e a Floresta Nacional de Brasília, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses, o Parque Nacional de Jericoacoara, o Parque Nacional de Ubajara, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena”.

“É excepcional esse trabalho que vai ser implementado no Parque da Chapada dos Guimarães. E o prefeito Emanuel Pinheiro, que preza por um turismo sustentável, será parceiro nesta ideia que irá fomentar o turismo local”, frisou Zito Adrien.

Segundo o estudo, apresentado pela equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e do Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), os benefícios no entorno do Parque serão enormes. “Vamos fomentar a geração de empregos, aumentar a arrecadação de tributos e outros benefícios, enfim, teremos uma verdadeira revolução na área turística do parque e do entorno do parque, com grande impacto econômico para toda a região”, disse Adrien.

“Desde que foi criado, em 1992, o parque nunca recebeu nenhum tipo de manejo, orientação ou conservação e, portanto, a situação lá é precária. O que o setor do turismo está buscando, e nós como gestores públicos estamos empenhados nesta tarefa junto com os empresários do setor, as prefeituras da região e o governo federal é, além de atrair investimentos, também organizar a questão ambiental, melhorar o turismo e atrair de volta os turistas que perdemos”, completou o secretário.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

UBS Ilza Terezinha Picoli celebra dois anos de existência com mais de 29 mil atendimentos prestados à população 

Publicados

em

Foi em clima de festa junina, acompanhado por um delicioso café da tarde composto por comidas típicas, alegria e muita descontração, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha Picolli celebrou nesta sexta-feira (24) seu aniversário de dois anos de existência e bons resultados ao lado das equipes médicas, servidores e pacientes. 

Construída pela Gestão Emanuel Pinheiro e entregue em 27 de junho de 2020, a UBS alcançou neste período a marca de mais de 29 mil atendimentos prestados à população, que contempla além da região citada, outras seis comunidades, sendo elas:  os residenciais Jonas Pinheiro, Wantuil de Freitas, Buriti, Jamil Nadaf, Solar da Chapada e o bairro Terra Prometida. Todos esses locais recebem serviços de assistência médica, saúde bucal, testes e vacinação de diferentes patologias.

A enfermeira-chefe da unidade, Suzana Lissoni, enfatizou a importância do vínculo afetivo conquistado entre os profissionais e os moradores e afirmou que a data especial não poderia passar em branco. “A comunidade é bem participativa conosco, algo que nos orgulha muito e possibilita o trabalho em conjunto. Então, hoje, não poderia ser diferente, nos mobilizamos para fazer deste dia algo diferente e marcante”, disse. 

O local faz parte do programa Hora Estendida, com horário de funcionamento das 7h às 21h. Além disso, conta com equipamentos de última geração, mobílias, salas odontológicas destinadas aos procedimentos da  Atenção Básica de Saúde, respectivamente. 

A moradora da localidade, Janaina Souza, conta que se sentiu lisonjeada com o convite para participar da comemoração ao levar os dois filhos para se vacinar. “Eu achei muito legal a iniciativa, pois, mesmo com a festa aqui, os atendimentos não pararam e as crianças gostaram bastante. Toda a equipe está de parabéns, sou muito bem tratada aqui”, elogiou. 

A ocasião teve ainda a apresentação de palestras voltadas ao tema de alimentação saudável, saúde bucal, atividades de prevenção, habilitação e reabilitação, bem como massagens. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana