BRASIL E MUNDO
Zelensky visita tropas no front: ‘Vocês merecem a vitória’


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, visitou postos de comando e posições de linha de frente das tropas ucranianas no Leste do país, informou o seu Gabinete nesta segunda-feira.
Segundo o comunicado, o presidente esteve Zaporíjia, no Sul, e em áreas do Donbass, no Leste, durante o domingo. Nesta província, Zelensky encontrou-se com soldados e ouviu informações sobre a situação operacional nas áreas de Bakhmut, em Donetsk, e de Lysychansk, em Luhansk.
Lysychansk fica próxima a Severodonetsk, separada dela apenas pelo rio Donetsk, um dos principais alvos da ofensiva russa nas últimas semanas. A cidade registrou ataques intensos na última noite, de acordo com autoridades ucranianas. Não se sabe se os ataques ocorreram enquanto o presidente ainda estava lá.
Em um dos vídeos divulgados, Zelensky aparece em um bunker conversando com soldados. Ele entregou condecorações a alguns combatentes, e buscou incentivá-los e transmitir uma mensagem de unidade.
“O que todos vocês merecem é a vitória. Isso é o mais importante. Mas não a qualquer custo”, disse o presidente ucraniano em uma das mensagens.
Em Zaporíjia, aonde foi mais cedo, Zelensky visitou um centro médico e se encontrou com pessoas que fugiram da cidade portuária de Mariupol, no Sudeste, devastada após meses de bombardeios pelos russos, que finalmente conseguiram tomá-la completamente no final de maio.
“Cada família tem uma história. A maioria estava sem homens”, disse Zelensky, também em mensagem de vídeo. “Um marido foi para a guerra, outro estava preso, outro infelizmente morreu. Uma tragédia. Pessoas desabrigadas, sem seu ente querido.”
Oleksandr Starukh, governador da região de Zaporíjia, disse a Zelensky que cerca de 60% do território da região está sob ocupação russa, com mais de 2.700 edificações e construções danificadas ou destruídas.
Já em Severodonetsk a situação piorou para as tropas da Ucrânia e há intensos combates de rua, disse o governador Serhiy Haidai. Segundo ele, depois de recapturar quase metade da cidade durante uma contra-ofensiva no fim de semana, os militares ucranianos na cidade estão sob ataque renovado, esforçando-se para manter posições em sua zona industrial.
Segundo ele, “o número de bombardeios em Severodonetsk e Lysychansk aumentou dez vezes”, e “na região de Luhansk há muitas cidades com situação comparável a Mariupol: Felicidade, Popasna, Rubizhne”.
“A tática russa é varrer tudo da face da terra, para que não haja nada a defender”. disse ele em mensagem vídeo. Agora os russos estão destruindo tudo em Severodonetsk e Lysychansk.
A vice-ministra da Defesa ucraniana, Ganna Malyar, disse no domingo que, embora por ora os combates estejam concentrados no Sul e no Leste, particularmente em Severodonetsk, “Kiev continua sendo o principal objetivo do ocupante russo”.
Moscou alegou ter atacado uma oficina de conserto de vagões no Sudeste de Kiev, a 10 km do centro, e ter destruído veículos blindados fornecidos à Ucrânia por países do Leste Europeu. “Mísseis de alta precisão e longo alcance disparados pelas forças aeroespaciais russas sobre o subúrbio de yeiv destruíram tanques T-72 entregues por países do Leste Europeu e outros blindados”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov.
Autoridades ucranianas e testemunhas no local acusaram o ataque de ser contra alvos civis.
“Não há material militar lá, mas eles bombardeiam em qualquer lugar”, disse à AFP Leonid, um funcionário de um dos locais bombardeados de 63 anos.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

BRASIL E MUNDO
Dia da Luta da População em Situação de Rua: Praça da Sé receberá ação


Nesta sexta-feira, 19 de agosto das 9h às 18h, a Praça da Sé, em São Paulo , recebe evento que marca o Dia da Luta da População em Situação de Rua. Na mesma região, em 2004, sete moradores em situação de rua foram mortos enquanto dormiam e oito foram feridos. Desde então, movimentos sociais adotaram o dia para dar visibilidade a essa população.
O evento é organizado pelos Movimento Nacional de Luta pela População em Situação de Rua, Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo; Movimento Nacional da População em Situação de Rua; e pelo Fórum Cidades em Defesa da População em Situação de Rua, com apoio da Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Haverá uma unidade móvel para auxiliar na inscrição no CadÚnico, equipes de abordagem social; aplicação de vacinas da gripe e da Covid-19 e distribuição de 800 marmitas do Programa Cozinha Cidadã.
Também serão oferecidos os serviços do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, da SMDHC. Na unidade itinerante que funciona em um ônibus adaptado, as pessoas receberão atendimento individual especializado; orientações, articulações e encaminhamentos para acesso a serviços públicos e equipamentos socioassistenciais, de saúde, educação, cultura e acesso ao trabalho além de ações de proteção e apoio para defesa em situações de violação de direitos à população em situação de rua.
A unidade móvel do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo também estará no local. Haverá ainda atrações culturais que foram articuladas pelos movimentos envolvidos na organização.
Prêmio 19 de Agosto
Desde 2019, a SMDHC concede o Prêmio 19 de Agosto para iniciativas de organizações e pessoas físicas que desenvolvem trabalhos para a população em situação de rua na cidade de São Paulo.
Na 3ª edição do Prêmio, realizada em 2021, o Coletivo Projeto Vida, organizado por Clair Aparecida da Silva Santos, ganhou o primeiro lugar na categoria Pessoa Física. “Foi fundamental receber o prêmio, não só pela premiação em dinheiro, mas pelo reconhecimento governamental do projeto”, disse Clair Santos, que criou a iniciativa durante a pandemia de Covid-19 com o objetivo de promover a articulação e a formação de uma rede de apoio entre a sociedade civil, setores públicos e privados, para desenvolver ações para auxiliar a população em situação de rua com os cuidados para evitar a contaminação pelo coronavírus.
O dinheiro do prêmio foi utilizado para fortalecer o trabalho de três instituições: a Casa do Povo, no Bom Retiro; o Coletivo Imagens, no Grajaú, e o Consultório na Rua em Cidade Tiradentes; e também para realização do ‘Novembro Bem Garota’, para pessoas transexuais e travestis, e pagamento do frete de uma doação de 700 livros que o Projeto Vida recebeu e distribuiu.
Já na categoria Pessoa Jurídica, o prêmio foi para o Centro de Integração Social pela Arte, Trabalho e Educação (Cisarte), que atende pessoas em situação de rua na Bela Vista, região central de São Paulo. “O Prêmio 19 de Agosto é uma conquista do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, da sociedade e do governo.
Ele é um símbolo na luta do direito da pessoa em situação de rua ser reconhecida como cidadã. Ficamos muito felizes em receber a premiação, que ajudou com as despesas mensais do espaço, na compra de insumos para as oficinas e na oferta de café da manhã”, disse Darcy Costa, presidente da Cisarte, que funciona diariamente, das 9 às 17 horas, no Viaduto Pedroso.
As inscrições para a edição deste ano foram fechadas em 15 de agosto e o evento de premiação das iniciativas vencedoras da quarta edição do Prêmio 19 de Agosto será realizado em setembro de 2022.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Nacional
-
METEOROLOGIA3 dias atrás
Tire os casacos do guarda-roupas e se prepare, vem aí mais uma frente fria
-
HOMOFOBIA6 dias atrás
Palhaço de rodeio diz que “a maior tristeza é ter um filho viado e não poder matar” e causa revolta na internet; veja o vídeo
-
cultura6 dias atrás
Sesc celebra Dia dos Pais com samba, gincanas e roda de conversa
-
cultura5 dias atrás
Artesanato do Centro-Oeste compõe exposição no Rio; rede de Mato Grosso faz sucesso
-
SUA SAÚDE AQUI7 dias atrás
Frio abaixo de 14 graus aumenta ocorrência de infarto e AVC. Saiba se proteger
-
artigos6 dias atrás
Fraturas em crianças
-
POLÍCIA3 dias atrás
Homem é assassinado com vários tiros perto de bar
-
POLÍCIA5 dias atrás
Jovem é assassinado no interior de Mato Grosso com três tiros na cabeça