BRASIL E MUNDO

Zelensky diz que só vai negociar paz se Rússia devolver territórios

Publicados

em

source
Zelensky afirma que negociações de paz só vão ocorrer quando Rússia devolver territórios
Ansa

Zelensky afirma que negociações de paz só vão ocorrer quando Rússia devolver territórios

O presidente da Ucrânia , Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (24) que seu governo só retomaram as negociações com a Rússia quando as tropas de Moscou se retirarem completamente do território ucraniano.

A declaração foi dada em entrevista ao jornal japonês NHK, conforme relatado pelo portal Ukrinform.

“Para cada ucraniano, a vitória é o retorno dos territórios.Acreditamos que a Crimeia e o Donbass são nossos territórios. Estamos lutando por nós mesmos”, disse ele.

O líder ucraniano quer que a Rússia devolva os territórios tomados após 24 de fevereiro, quando começou a invasão. “E, então, nos propomos sentar novamente à mesa de negociações e acordar a paz, o fim da guerra e o retorno de nossos territórios”.

De acordo com Zelensky, “a situação no Donbass é extremamente difícil” e “toda a força do exército russo que ainda tem é lançada para atacar”. Entre as cidades mais afetadas estão Lyman, Popasna, Severodonetsk, Slovyansk, onde “os ocupantes querem destruir tudo”.


“Na interceptação de suas conversas, sentimos que eles estão bem cientes de que esta guerra não tem sentido para a Rússia e que estrategicamente seu exército não tem chance. Mas é preciso tempo e esforço extraordinários de nosso povo para quebrar sua vantagem na quantidade de equipamentos e armas”, acrescentou ele em discurso.

Ontem (23), o presidente da Ucrânia já havia dito que somente um encontro com seu homólogo russo, Vladimir Putin, pode encerrar a guerra que já dura três meses. “Não aceito nenhum encontro com mediadores russos, mas apenas com o presidente Vladimir Putin, e deve haver apenas uma questão na mesa: para acabar com a guerra”, disse ele. 

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Corpo de Dom Phillips é velado neste domingo em Niterói

Publicados

em

source
Corpo de Dom Phillips é velado neste domingo em Niterói
Reprodução Twitter/@domphillips 6.6.2022

Corpo de Dom Phillips é velado neste domingo em Niterói

O velório de Dom Phillips acontece na manhã deste domingo no Cemitério Parque da Colina, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A cerimônia de despedida é restrita a familiares e amigos do jornalista britânico assassinado no Vale do Javari neste mês. A cremação do corpo está marcada para 12h.

Do lado de fora do cemitério, integrantes de movimentos sociais cobram a continuidade da apuração do assassinato. Com uma faixa estendida, eles perguntam “Quem mandou matar Dom e Bruno?”.

Os corpos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips foram entregues às famílias pela Polícia Federal somente nesta quinta-feira, mais de duas semanas após seus desaparecimentos. Na manhã de sexta, Bruno foi enterrado no cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana do Recife (PE).

O caixão foi coberto com bandeiras do estado de Pernambuco, do Sport – time de coração dele – e com uma camisa da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari. O velório contou com a presença de indígenas, como os xukurus, que realizaram rituais pela passagem de Bruno. Também houve pedidos de Justiça, e críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo as investigações do caso, que já prenderam quatro suspeitos pelo crime, Dom e Bruno foram assassinados no Vale do Javari (AM), quando se dirigiam à cidade de Atalaia do Norte. A suspeita é de que as mortes foram cometidas por pescadores que se queixavam da atuação de Bruno Pereira em repressão à pesca ilegal na região, que sofre influência do narcotráfico.

Segundo laudo feito nos corpos, encontrados no dia 15 de junho, 10 dias após o desaparecimento de Dom e Bruno, os dois foram mortos a tiros, com munição de caça.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana