TECNOLOGIA

Windows 11 vai alertar quando você guardar as senhas no Bloco de Notas

Publicados

em


source
Windows 11 vai alertar quando senhas forem guardadas em lugares inseguros, como o bloco de notas
Bruno Gall De Blasi

Windows 11 vai alertar quando senhas forem guardadas em lugares inseguros, como o bloco de notas

O Bloco de Notas pode ser prático, mas não é o melhor lugar para armazenar senhas. Mesmo assim, algumas pessoas utilizam o app para guardar as credenciais e outras informações sigilosas. É justamente por isso que o Windows 11 passará a alertar os usuários caso as senhas sejam inseridas em apps que não apresentem segurança.

A função faz parte do pacote de novidades para o trabalho híbrido apresentadas pela Microsoft na semana passada. A companhia anunciou novos recursos para combater os ataques via phishing e malwares. Entre eles, está um mecanismo que identifica e alerta os usuários quando senhas são inseridas em um app inseguro ou malicioso.

A função visa auxiliar o usuário na hora de registrar informações confidenciais. O desenvolvedor Kuba Gretzky apresentou mais detalhes sobre o recurso do Microsoft Defender SmartScreen em seu perfil do Twitter. Ele explica que o sistema consegue dizer quando você está digitando senhas em qualquer aplicativo.

“O mesmo com a detecção de senhas em formulários de entrada em sites, que acredito que serão exclusivos do Edge”, afirmou. No mesmo tweet, Gretzky também compartilhou uma captura de tela do Bloco de Notas com o aviso de que é inseguro armazenar senhas no app. “Sua organização considera inseguro armazenar sua senha neste app e recomenda remover sua senha deste arquivo”, diz o alerta.

Leia Também

SmartScreen evita o roubo de senhas via phishing

O desenvolvedor ainda informou que o SmartScreen detecta se a senha foi enviada em um canal não confiável. Funciona assim: vamos supor que você recebeu um e-mail de trabalho com um link suspeito. Se a página falsa for aberta, o Windows 11 vai emitir uma notificação para evitar o envio da sua senha para os criminosos.

“Este aplicativo fez uma conexão insegura que foi denunciada à Microsoft por roubar senhas”, diz o aviso. “Sua organização recomenda alterar a sua senha de trabalho ou escola para manter a conta segura”. Na notificação, também há um botão para levar o usuário à opção para fazer a troca de senha.

Microsoft deixa Windows 11 mais seguro

A Microsoft também anunciou outro mecanismo para aprimorar a segurança. Conhecido como o Smart App Control, a função alinha a assinatura de código aos modelos de inteligência artificial (IA) para garantir que apenas apps confiáveis sejam executados. O recurso promete bloquear “um dos maiores vetores de ataque no Windows”.

“Também estamos ansiosos para trazer o poder da nuvem para o hardware com o processador de segurança Microsoft Pluton flexível e atualizável”, anunciaram na semana passada.

Comentários Facebook
Propaganda

TECNOLOGIA

Fábio Faria nega desmatamento da Amazônia para instalação do 5G

Publicados

em

Fábio Faria disse que 10 milhões de pessoas devem ser favorecidas
Alan Santos/ PR

Fábio Faria disse que 10 milhões de pessoas devem ser favorecidas

O ministro das Comunicações, Fabio Faria, disse que o país deverá conectar na rede 5G pelo menos 10 milhões de pessoas na Amazônia sem derrubar uma única árvore. O ministro afirmou que isso será feito através da instalação de uma rede de fibra ótica, e a região passará a ter a rede 5G dentro do programa Norte Conectado.

Faria lembrou que mais de 40 milhões de brasileiros ainda não têm redes de conexão atualmente e a meta do governo é encerrar os chamados “desertos digitais” no país, sem especificar prazos. Ele disse que serão investidos pelo menos R$ 10 bilhões para conectar todas a vilas e aldeias do país.

“Vamos conectar 10 milhões de pessoas na Amazônia, com fibra ótica, sem cortar uma única árvore”, disse Faria, lembrando que serão investidos outros R$ 3,1 bilhões para cobrir escolas públicas com a rede.

O ministro falou durante o Seminário 5G.BR, organizado pela sua pasta. Ele disse que a implantação dessa tecnologia trará um ciclo longo de investimentos no país e que haverá transformações importantes em diferentes setores, como agricultura, finanças e indústria.

E depois, afirmou, o país deverá investir em capital humano. O ministro mediou o painel sobre como a tecnologia poderá contribuir para que as metas de desenvolvimento sustentável sejam atingidas no país.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

A rede 5G pura deverá chegar a pelo menos 25 capitais do país até o final de agosto, estimou o ministro. Manaus e Belém ainda enfrentam dificuldades na limpeza da faixa e deverão ativar sua rede 5G em 60 dias.

O cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indica que todas as capitais devem ter a faixa do 5G liberada até o fim do mês, mas as empresas de telecomunicações só serão obrigadas a ativarem o sinal até o final de setembro, quando a Anatel começará a fiscalizar o sinal da rede. O ministro afirmou que as teles estão ativando o sinal imediatamente após a faixa ser liberada.

“O que temos no radar é que até o final deste mês pelo menos 25 capitais estarão funcionando o 5G”, disse o ministro.

O sinal já está funcionando em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo e João Pessoa. Na próxima semana, Curitiba, Salvador e Goiânia começam a usar a rede. Depois, a rede 5G chegará ao Rio de Janeiro.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana