Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Vigia Mais MT auxilia na recuperação de mais três veículos

Publicados

em

As câmeras do programa Vigia Mais MT, coordenado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), auxiliou na recuperação de três veículos com registros de roubo neste fim de semana. Os casos ocorreram nos municípios de Paranatinga, Bom Jesus do Araguaia e Cuiabá.

No domingo (6.7), às 15h44, o sistema de videomonitoramento identificou um Chevrolet Onix branco, com restrição por furto, em Paranatinga. A equipe da 2ª Companhia da PM local foi acionada e realizou a abordagem do veículo na Avenida Brasil. O condutor foi encaminhado à delegacia após a confirmação da irregularidade.

Outro caso foi registrado na tarde de sábado (5.7), por volta das 15h45, em Cuiabá. Um veículo Ford Ecosport, de cor branca, foi identificado pelas câmeras do programa trafegando com placas clonadas. A abordagem foi feita por uma guarnição do Grupamento de Motos do 1º Batalhão na Avenida Fernando Corrêa da Costa, próximo à Avenida Beira Rio. Após checagem, foi constatado que se tratava de um clone, o veículo original, havia sido roubado em Várzea Grande no dia 27 de julho de 2023. O motorista foi encaminhado à delegacia.

Leia mais:  Polícia cumpre mandados na 8ª Fase da Operação 404 contra pirataria

Ainda no sábado, às 23h20, um Jeep Renegade azul foi recuperado na cidade de Bom Jesus do Araguaia, após identificação pelo sistema de OCR na MT-322. O veículo, que possuía registro de furto em Belo Horizonte (MG), foi abordado por uma equipe da PM de Bom Jesus. Dois ocupantes estavam no carro, sendo um deles com passagens por estelionato e receptação. O caso foi encaminhado à Polícia Judiciária Civil para as providências legais.

Vigia Mais MT

Lançado há dois anos pelo Governo de Mato Grosso, o programa Vigia Mais MT já alcança 128 municípios. Até agora, 13.600 câmeras já estão instaladas e em pleno funcionamento, totalmente integradas ao sistema de monitoramento estadual.

Além das prefeituras, o programa conta com a colaboração de 89 associações e sindicatos com CNPJ ativo, mais de 370 escolas estaduais, cinco secretarias de Estado e uma autarquia.

 

Comentários Facebook
Propaganda

Mato Grosso

Operação dívida inflamável notifica 17 empresas de combustíveis por R$ 94 milhões em débitos fiscais

Publicados

em

O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Mato Grosso (Cira-MT) deflagrou, nesta sexta-feira (28.11), a Operação Dívida Inflamável, que notificou 17 empresas do segmento de combustíveis identificadas como grandes devedores reincidentes. As companhias são investigadas por práticas reiteradas de inadimplência tributária e indícios de crimes fiscais, totalizando dívidas no valor de R$ 94 milhões.

A ação foi conduzida pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários (Defaz), em parceria com a 14ª Promotoria de Justiça da Ordem Tributária, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-MT).

Durante a operação, equipes entregaram notificações formais aos investigados, que já possuem certidões de dívida ativa registradas na PGE. Os documentos reforçam a materialidade preliminar de possíveis crimes contra a ordem tributária. Os notificados também foram classificados pela Sefaz como “devedores reincidentes”.

Além da notificação, os intimados receberam orientações sobre alternativas para evitar indiciamento e processo criminal. A regularização voluntária junto à Sefaz pode resultar na suspensão ou extinção da punibilidade, conforme previsto na legislação penal e tributária.

Leia mais:  Seduc define atribuição e fixa data para contratação de profissionais da Educação Especial em 2026

Segundo o Cira, a iniciativa busca estimular a conformidade fiscal, recuperar valores devidos ao Estado e conscientizar sobre a importância do cumprimento das obrigações tributárias, especialmente em um setor estratégico como o de combustíveis.

O delegado Walter de Melo Fonseca Júnior, titular da Delegacia Fazendária, destacou que a operação reforça a atuação integrada do Estado.

“Com a Operação Dívida Inflamável, o Cira-MT demonstra que a resposta é firme, técnica e orientada para resultados. Ao mesmo tempo, oferecemos aos investigados uma via compositiva para regularizar suas pendências antes do indiciamento”, afirmou.

Para o promotor Washington Eduardo Borrére, a inadimplência reincidente no setor de combustíveis é mais que um problema fiscal.

“É uma ameaça à justiça social e à sustentabilidade das políticas públicas. Quando alguns insistem em descumprir a lei, prejudicam toda a sociedade e distorcem a concorrência. Por isso, estamos oferecendo uma oportunidade clara de regularização antes do indiciamento, mas deixamos evidente que a resposta do Estado será firme contra práticas que corroem a ordem tributária”, ressaltou.

O Cira-MT é composto pelo Ministério Público Estadual (MPMT), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Controladoria-Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP/PJC-Defaz) e Secretaria de Fazenda (Sefaz). As instituições atuam de forma coordenada e permanente no combate à sonegação fiscal em Mato Grosso.

Leia mais:  Denúncia é ato de coragem que salva vidas, alerta capitã da Patrulha Maria da Penha

A Operação Dívida Inflamável representa mais um avanço no enfrentamento aos crimes fiscais no Estado, reforçando a união entre Polícia Civil, MPMT, Sefaz e PGE na defesa da ordem tributária.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

Mais Lidas da Semana