Cuiabá

Vereador solicita inclusão de trabalhadores de farmácia e militares no grupo prioritário de vacinação

Publicados

em

Vereador de Cuiabá, Sargento Joelson

O vereador de Cuiabá Sargento Joelson (Solidariedade), solicitou que sejam incluídos nos grupos prioritários de vacinação, trabalhadores de farmácia e drogaria e de policiais e Bombeiros Militares neste primeiro momento, por estarem ligados diretamente na linha de frente das operações na pandemia.

No primeiro ofício Joelson solicita às autoridades de saúde que todos os trabalhadores de farmácia e drogarias entrem na lista dos profissionais de saúde a serem vacinados contra a Covid-19, como também os farmacêuticos que estão em hospitais e postos de saúde, na linha de frente dos bairros.

O vereador entende que o farmacêutico é o profissional de saúde mais próximo da população, e antes de procurar uma ajuda em posto de saúde ou hospital, as pessoas procuram as farmácias, às vezes prestando atendimento na casa do paciente ou laboratórios de análises clínicas para fazerem teste para Covid-19. Ou seja, todos os farmacêuticos são profissionais da saúde essenciais e também precisam estar na lista prioritária de vacinação.

“Cuiabá conta com aproximadamente 1.200 profissionais farmacêuticos e 3.000 profissionais no geral, em todo o município, em todo o momento, sempre tem um estabelecimento de saúde com um farmacêutico e trabalhador atuante, pronto para atender a população e nós estamos defendendo que os profissionais privados do centro ou dos bairros, sejam vacinados. A farmácia é o ambiente de saúde mais perto da população, isso é incontestável que fazem muito pelas pessoas, isso até com contato direto em casa”, destaca Joelson

Na segurança pública Joelson coloca a importância da vacinação de soldados no enfrentamento pandemia, os policiais e bombeiros militares, além das condições muitas vezes precárias de trabalho, salienta que estão, desde o início da crise sanitária, cumprindo com seu dever da mesma forma, motivo pelo qual a sua inclusão entre os grupos prioritários da vacinação seria, antes de tudo, uma questão de reconhecimento de seu papel.

A imunização prioritária destes profissionais no município de Cuiabá representa um controle da possível disseminação (inconsciente) de grande escala, pois o número diário de pessoas que esses profissionais atendem é gigantesca.

Salientamos, ainda, que esses bravos homens e mulheres labutam seus turnos de serviço sem fazer qualquer distinção do cidadão, comparecendo em todas as ocorrências quando solicitados. Tendo que nas maiorias das vezes fazer a condução de pessoas envolvidas em litígios, para delegacias, hospitais, Upas, Conselhos Tutelares e outros.

“É necessário vacinar esses trabalhadores, assim teremos mais guerreiros imunizados para atender nossa população, perdemos colegas de farda para essa terrível doença e muitos já se contaminaram. Temos a consciência que as decisões dependem do Executivo, mas não nos furtaremos de fazer nosso papel enquanto liderança que é de encaminhar os pleitos da categoria. Nosso gabinete está de portas abertas a todos que desejam apresentar sugestões e ideias que possam contribuir com nosso mandato onde buscaremos soluções”, conclui.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Secretário Samaniego assume Semob e Luis Claudio acumula Governo e Meio Ambiente

Publicados

em


Davi Valle

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro nomeou, na noite desta quarta-feira (05), Juares Samaniego para ocupar o cargo de secretário de Mobilidade Urbana de Cuiabá. Com a indicação do chefe do Executivo, o secretário de Governo, Luis Claudio de Castro Sodré é quem assume o lugar de Samaniego – interinamente  – na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável. Sodré irá acumular as pastas de Governo  e de Meio Ambiente. As nomeações serão publicadas na Gazeta Municipal de quinta-feira (06). 

A escolha de Emanuel Pinheiro leva em consideração a capacidade técnica dos dois gestores. “Juares e Luis Claudio são dois grandes secretários e têm serviço prestado. Tenho plena confiança de que farão um ótimo trabalho à frente das respectivas Secretarias, dando sequência e avançando ainda mais nas conquistas alcançadas pelos seus antecessores”, disse o prefeito de Cuiabá. 

Juares Silveira Samaniego tem 55 anos, é casado e pai de três filhos. Natural de Ponta Porã (MS), ele vive em Cuiabá há 33 anos. Graduou-se em Engenharia Civil e Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1988.

Formou-se ainda em Direito pela Universidade Cândido Rondon (Unirondon).  Atuou como presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Além disso, colaborou com a Frente Parlamentar de Desenvolvimento em Prol da Retomada das Obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

Já Luis Claudio de Castro Sodré tem 54 anos, é casado e pai de três filhos, natural do Rio de Janeiro (RJ). Vive há 42 anos em Cuiabá. Formado em Direito, é servidor de carreira do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), onde ingressou em 1987. Ele também tem pós-graduação em Direito civil pelo IDP Brasília.

Exerceu os cargos de presidente da Associação dos Servidores do Poder Judiciário, presidente do Instituto de Seguridade Social dos Servidores do Poder Judiciário, vereador do município de Cuiabá na legislatura 2017-2020, quando atuou como líder do prefeito. Disputou as eleições de 2020 para vereador, obtendo 3.001 votos, sendo o sétimo mais votado.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana