Várzea Grande

Várzea Grande já ultrapassa meta anual de mais de 92% de respostas ao cidadão

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A melhora no desempenho administrativo e financeiro da Prefeitura Municipal de Várzea Grande, além da transparência na aplicação dos recursos públicos, possibilitou que o município ultrapassasse – ainda neste primeiro trimestre do ano – a meta do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para 2021 que é de 92,49%, no que tange ao percentual de resposta ao cidadão. O relatório de atividades emitido pela Controladoria Geral já aponta 92,82%, o que significa que o município não só atingiu a meta prevista para o ano todo, como evoluiu na sua forma de gestão e resultados.

Para o prefeito Kalil Baracat, a participação da população local na formulação, sugestão e fiscalização das políticas públicas tem sido essencial para que a administração pública alcançasse essa avaliação positiva, além de atingir, antecipadamente, as metas previstas para este ano. “Os resultados acima provam também que o município está cumprindo com acórdãos estabelecidos com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, garantindo uma melhor prestação de serviços à população”, pontuou.

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi instituído em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade.

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. A expectativa do órgão fiscalizador, com a implantação do PDI, é de introduzir na administração pública e na sociedade de Mato Grosso as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, práticas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

De acordo com o relatório de atividades, a Controladoria Geral do Município – via Ouvidoria – recebeu de janeiro a março, 195 demandas e, destas, apenas 14 tiveram respostas justificadas para a ampliação de prazos ou o prazo para execução do serviço sem uma data definida.

Dentre as pastas que mais receberam demandas está a secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, que contabilizou 92 solicitações, destas 89 foram executadas; seguida da secretaria de Saúde com 28 demandas e 21 execuções e a secretaria de Gestão Fazendária, que registrou 28 solicitações, sendo 27 demandas solucionadas.

O Controlador Geral do município, Edson Roberto da Silva, lembra que 2020 foi um ano desafiador, marcado pela pandemia do novo coronavírus e que 2021 também será um ano de superação. “Mesmo com as questões de saúde pública, Várzea Grande tem conseguido realizar importantes obras em toda a cidade, nas áreas de infraestrutura, educação e promoção social, além de outros setores tão importantes e essenciais à população. A Ouvidoria Cidadã, por meio da Controladoria Geral, tem garantido aos munícipes, o livre acesso à informação, por meio do Portal da Transparência, que ao longo dos anos se efetivou como meio de comunicação entre o cidadão e a administração pública municipal”.

Ivanilde Nogueira, responsável por coordenar os trabalhos da Ouvidoria Cidadã da Prefeitura de Várzea Grande, assegura que nenhuma solicitação enviada pelo usuário de serviços via Ouvidoria Cidadã fica sem resposta. “Todas as solicitações recebidas por este canal de comunicação são encaminhadas para suas secretarias de origem, que definem as agendas de prioridades, de acordo com os critérios de cada pasta. A secretaria de Serviços Públicos e Obras, por exemplo, destina as segundas-feiras para realizar as ações que foram recebidas pelo órgão, durante toda a semana”.

SERVIÇOS: Os dados sobre o trabalho da Ouvidoria da Prefeitura de Várzea Grande são publicados mensalmente e disponibilizados no link http://ouvidoria.varzeagrande.mt.gov.br/. O atendimento é feito pelo telefone 0800 647 41 42; pelo e-mail: [email protected], ou ainda presencial ou por carta no endereço: Avenida Castelo Branco, nº 2.500, bairro Centro sul, CEP- 78125-700, sede da Prefeitura Municipal de Várzea Grande

 

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Várzea Grande

Educação e DAE-VG lançam concurso sobre uso consciente da água para estudantes da rede municipal

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O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) criaram o 1º Concurso em Educação Ambiental: Uso consciente da água em tempos de pandemia, voltado para alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de Várzea Grande, visando conscientizar os estudantes sobre a importância da água e seu uso consciente para despertar e fortalecer a responsabilidade socioambiental.

O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios (AMM) que circulou no dia 10/06. A iniciativa tem o objetivo de fomentar e promover a criatividade dos alunos por meio de produções artísticas e gêneros textuais sobre a importância do uso consciente da água.

De acordo com o diretor presidente do DAE/VG, Carlos Alberto Simões de Arruda, a iniciativa foi tomada devido ao aumento do desperdício de água no Brasil, segundo estudo do Instituto Trata Brasil feito em parceria com a Water.org. Os dados mostram que, em 2015, 36% da água potável produzida no país foi perdida durante a distribuição. Em 2018, o índice atingiu 38%. Já em 2019, o ano mais recente com os dados disponibilizados, a média nacional de desperdício subiu para 39%.

“Isso significa que, a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para se tornar potável, quase 40 litros se perdem por conta de vazamento nas redes, fraudes, “gatos” e outros problemas”, explica Carlos Alberto.

Especificamente sobre o caso de Várzea Grande, o município está entre as 100 maiores cidades do país com maior desperdício de água potável, de acordo com ranking de saneamento básico divulgado pelo Instituto Trata Brasil. O índice de perdas na distribuição em Várzea Grande ocupou a 91º posição, com índice de desperdício de 59%. Diretamente relacionado às perdas na distribuição, aparece a perda de faturamento, onde Várzea Grande ocupa a 93ª posição, com 61% de perda.

Outro fator que dificulta o abastecimento no município são as ligações irregulares, os chamados “gatos”. Várzea Grande possui em torno de 40 mil ligações irregulares em um universo em torno de 80 a 90 mil ligações.

“Por isso é preciso iniciar um trabalho de conscientização com as novas gerações, para que o uso racional da água se torne parte da rotina da nossa sociedade”, explica Carlos.

Concurso – O 1º Concurso em Educação Ambiental: Uso consciente da água em tempos de pandemia será dividido em três modalidades: CBAC: Desenho colorido criado manualmente pelos alunos papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 4 º e 5º anos: Desenho colorido criado manualmente pelos alunos papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 6º ao 9º anos: redação, poesia ou poema com no máximo 25 linhas criado manualmente pelos alunos.

Serão premiados com mochilas os participantes que ficarem em terceiro lugar, tablet para quem ficar em segundo e bicicleta para os vencedores de cada modalidade. As escolas participantes receberão certificados digitais. Além disso, a premiação contará com certificados para todos os alunos participantes pré-selecionados na escola e medalhas para todos os competidores finalistas de cada modalidade.

“A Educação de Várzea Grande tem trabalhado as questões de sustentabilidade junto aos alunos da rede municipal por meio da equipe da Educação Ambiental da Smecel e essa parceria com o DAE, através desse concurso, vem reforçar ainda mais as ações de conscientização”, afirmou o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

O Edital completo, bem como a ficha de inscrição, está disponível no Diário Oficial dos Municípios – Mato Grosso nº  3.746 de 10 de junho de 2021.

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