Saúde
Vacina não foi causa da parada cardíaca em criança, diz governo de SP

O governo do estado de São Paulo informou na tarde de hoje (20) que o Centro de Vigilância Epidemiológica concluiu não haver relação entre a vacinação contra a covid-19 e a parada cardíaca que sofreu uma criança de 10 anos após ser imunizada na cidade de Lençóis Paulista (SP).
De acordo com o governo, a análise realizada por mais de dez especialistas apontou que a criança tem uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico.
“O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde informa que concluiu nesta quinta-feira (20) a investigação que descartou o evento adverso pós-vacinação na criança de dez anos do município de Lençóis Paulista. Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado”, diz a nota do governo.
A Secretaria de Estado da Saúde reforçou a importância da vacinação e reafirmou que todas os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguros e eficazes.
Ontem, a prefeitura municipal de Lençóis Paulista (SP) divulgou nota oficial no início da noite informando que havia suspendido por sete dias a vacinação infantil em razão de a criança de dez anos ter sofrido uma parada cardíaca 12 horas após ser vacinada contra a covid-19 na cidade. Segundo a família, a criança está estável e consciente.
Edição: Valéria Aguiar

Saúde
Covid-19: Brasil registra novos 39 óbitos e 12.775 casos


Nas últimas 24 horas, o Brasil contabilizou novos 12.775 casos de covid-19, e 39 óbitos relacionados à doença. Com os números, já são 30.803.995 confirmações em todo o país, e 665.666 vidas perdidas desde o início da pandemia.
Mais uma vez, os estados do Acre, Ceará e Piauí não atualizaram as informações no painel por “problemas técnicos”.
Segundo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foram considerados os últimos reportes enviados por cada estado.
Há sete dias, a média móvel de casos estava em 19.128. Hoje, o índice é de 14.585, o que representa uma queda de 23%.
A média móvel de mortes, por sua vez, apresentou queda de 17,7% no período, e foi de 118 na terça-feira da semana passada para os 97 registrados hoje.
-
POLÍCIA7 dias atrás
Agonia da Rota do Oeste continua matando. Em Sorriso foram identificadas 8 das 11 vítimas; veja novos vídeos
-
artigos6 dias atrás
Concentração de renda e pobreza no Brasil
-
cultura5 dias atrás
Secel prorroga para dia 31 o prazo de inscrições dos editais da Cultura
-
POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Lula e Janja se casam em São Paulo; uso do celular foi vetado aos convidados
-
Mato Grosso5 dias atrás
Frio intenso faz gear em Mato Grosso; veja vídeo
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
“Não sou papagaio de pirata. Minha candidatura será pautada pelo meu trabalho”, defende Neri Geller
-
caceres6 dias atrás
Tamanduá-Mirim faz “visita surpresa” a residência no centro de Cáceres
-
SUA SAÚDE AQUI6 dias atrás
Doenças inflamatórias intestinais crescem 15% ao ano