mato grosso

Universitários da Unemat apresentam projetos de Eletrônica e Robótica em live do MT Ciências

Publicado


.

Dando continuidade à série de encontros virtuais com estudantes idealizadores de projetos e pesquisas inovadoras, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), por meio do MT Ciências, realizará na tarde desta quinta-feira (17.08) às 16h (horário de Mato Grosso), uma live com os universitários Feliphe Carvalho e Thalita Oliveira, para falar sobre Robótica e Eletrônica. A transmissão será pelo Instagram do MT Ciências (@mtciencias).

Os alunos são do curso de Ciências da Computação, do campus de Alto Araguaia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Um criou o projeto de robótica educacional aplicada em reciclagem de lixos eletrônicos e o outro fez um circuito eletrônico para comunicação sem fio para reboques. Os projetos são orientados pelo professor Fernando Yoiti Obana.

A bióloga Camila Oliveira, monitora do projeto MT Ciências, conduzirá o bate-papo com os estudantes. “Vamos conversar com eles para saber mais sobre essas iniciativas, no qual a aluna Thalita vai falar sobre o projeto que ela desenvolveu para utilizar a robótica educacional na reutilização e reciclagem de equipamentos eletrônicos de maneira adequada. Já o Feliphe, apresentará o projeto dele voltado a solucionar os problemas ou falhas que ocorrem na transmissão física do conector de reboques”, explica Camila.

A coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, explica que estes encontros virtuais motivam as ações dos estudantes e fomentam os projetos desenvolvidos pelo MT Ciências.

“O mais bacana é que estes universitários contribuem com toda a sociedade por meio destes projetos, pois eles atuam como bolsistas voluntários e ministram cursos de eletrônica básica e robótica para alunos de outras intuições públicas, como escolas municipais e estaduais. Este é excelente um material pedagógico, pois envolve outros universitários na ação, além de compartilhar conhecimento para que outros também tenham oportunidade de aprender a montar os equipamentos”, diz Marilene.

Os interessados em participar e fazer perguntas durante a live devem acessar o Instagram do MT Ciências que é @mtciencias

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Governador anuncia aos servidores a correção monetária sobre salários escalonados

Publicado


O Governo de Mato Grosso vai pagar aos servidores estaduais (ativos e inativos) a correção monetária sobre os salários que foram pagos de forma escalonada.

O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes nesta terça-feira (27.10), após reunião com os secretários Rogério Gallo (Fazenda) e Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão).

A correção será paga de uma só vez a todos os servidores que têm o direito na folha de novembro, junto com a folha de pagamento.

“Infelizmente o Estado de Mato Grosso, nos últimos anos, atrasou salários e em alguns meses pagou de forma parcelada. E a legislação estadual diz claramente que quando o Estado paga além do dia 10, o servidor tem direito à correção monetária. Graças ao nosso trabalho e dos nossos servidores, conseguimos consertar o Estado e isso nos permitiu pagar este direito”, afirmou o governador.

Os valores são correspondentes a pagamentos atrasados e/ou escalonados no período de agosto de 2017 a outubro de 2019, incluindo o 13° do período.

A correção será feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

De acordo com o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, o Governo tem envidado todos os esforços para corrigir distorções ocorridas no passado relativas aos servidores públicos. “Esse pagamento é justo e representa a valorização e respeito aos servidores públicos estaduais”, ressaltou.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana