mato grosso

Unidade penal inaugura novas celas e amplia em 66 o número de vagas

Publicado


.

Vinte e duas novas celas foram inauguradas nesta semana na Penitenciária Major Elder Sá, mais conhecida como ‘Mata Grande’, em Rondonópolis (218 km ao Sul de Cuiabá). Com o incremento, a unidade ampliou em 66 o número de vagas. A obra começou em março deste ano e teve 100% de mão de obra de reeducandos. Foram investidos R$ 90 mil.

Atualmente, a unidade penal tem 1.500 pessoas e a nova ala vai abrigar, inicialmente, os homens que adentrarão ao sistema carcerário durante o período de prevenção à Covid-19. A medida adotada serve para garantir o isolamento de 14 dias.

“Esta inauguração foi realizada em momento oportuno, pois teremos mais espaço para abrigar novos presos em alas separadas dos demais homens da unidade. Cada cela tem capacidade para até quatro pessoas”, enfatizou o diretor da Mata Grande, Aílton Ferreira, acrescentando que é realizado todo o protocolo dos órgãos de saúde nos novos reeducandos.

As celas recém-inauguradas atendem as medidas de segurança adotadas pelo Sistema Penitenciário, dentre elas, a restrição de objetos e ausência de tomadas elétricas.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Campanha arrecada fraldas geriátricas em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Publicado


Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro, o Governo do Estado realiza uma campanha para a arrecadação de fraldas geriátricas, que serão doadas para o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) para destinar ao público que recebe atendimento especializado. A campanha foi lançada na manhã desta quinta-feira (03.12), no Palácio Paiaguás.

A iniciativa faz parte do programa SER Inclusivo, da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF), uma ação liderada pela primeira-dama Virginia Mendes, focada na inclusão social das pessoas com deficiência.

A campanha vai até o dia 20 de dezembro. Os locais de doação são: a superintendência da Pessoa com Deficiência, localizada no Palácio Paiaguás, as unidades da Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).

“Essa campanha de doação de fraldas é realmente um ato de solidariedade, um ato de amor, e eu convoco toda a sociedade mato-grossense, empresários, instituições do setor produtivo, do comércio, da indústria, a contribuir nessa causa. Hoje consolidamos mais um projeto entre tantos que estão sendo realizados em todo o estado”, afirma o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

Conforme a superintendente estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Tais Augusta de Paula, as fraldas são uma necessidade de muitas pessoas com deficiência, e que as doações irão alegrar o natal das famílias que têm essa necessidade. “Qualquer pessoa que se sentir tocado e quiser doar as fraldas nós estamos aceitando. O meu desejo, enquanto pessoa com deficiência, é conseguir arrecadar mil pacotes de fraldas”, conta.

Luis Antonio Ferreira, diretor do Cridac, explica que atualmente não são ofertadas fraldas aos quase 600 atendidos ao mês pelo Centro, mas a demanda é muito grande. “A maioria dos pacientes do Cridac são deficientes, e com grande dificuldade financeira. Então o critério para a distribuição das fraldas é: pediu, entregamos. A fralda vai vir em um momento muito bom, será espetacular”, avalia.

O projeto também tem o apoio da Associação dos Chefes de Cozinha de Mato Grosso. Fábio Cruz, presidente da entidade, afirma que os chefes irão promover a campanha, e que profissionais renomados de ao menos seis estados irão somas esforços para a arrecadação.


 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana