mato grosso

Unidade penal de Sinop recebe escâner corporal e amplia espaço

Publicado


.

Em menos de uma semana, o Sistema Penitenciário de Mato Grosso foi contemplado com duas obras de ampliação. A mais recente foi na unidade Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), que inaugurou, nesta quinta-feira (10.09), a reforma na recepção da Penitenciária e, por meio do incremento estrutural, foi possível dispor do escâner corporal no setor.

A obra serviu para adequar a parte elétrica, forro, hidráulica e a ampliação da recepção. Ao todo, foram investidos R$ 50 mil para compra de materiais de construção e a mão de obra foi dos reeducandos. O Sistema Penitenciário é uma pasta adjunta da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). A penitenciária de Sinop tem mais de 880 recuperandos.

“Essa obra é importante porque precisávamos reestruturar nosso espaço para abrigar o novo equipamento, que é uma ferramenta para aumentar a repressão de entrada de objetos ilícitos na unidade”, enfatizou o diretor da Penitenciária, Roni de Souza.

O escâner corporal foi doado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Também receberam os equipamentos as unidades penais de Cuiabá, masculina e feminina, Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e Ana Maria do Couto May e as unidades dos municípios de Várzea Grande, Cáceres e Água Boa. A Penitenciária Central do Estado (PCE) e a Mata Grande, em Rondonópolis, já possuem o escâner corporal, porém custeado pelo Estado.

“Mais uma obra que a adjunta de Administração Penitenciária realiza em parceira com as instituições sem fins lucrativos, resultado do modelo de gestão com foco no fortalecimento da segurança dos servidores e da unidade penal, parabenizo todos os servidores da Penitenciária de Sinop, em especial a equipe que está na linha de frente no combate à Covid-19”, ressaltou o secretário adjunto, Emanoel Flores.

A solenidade de inauguração foi realizada na manhã desta quinta-feira (10.09), na sede da unidade, em Sinop. Além do secretário adjunto, Emanoel Flores, estiveram presentes também a superintendente regional Oeste do Sistema Penitenciário, Simone Lira.

Projetos de ressocialização

Ainda durante a visita, o secretário Emanoel Flores conheceu os projetos que integram os reeducandos em atividades laborais, a exemplo do espaço disponível para corte e costura. Pelo ateliê, os reeducandos têm produzido, nos últimos meses, as máscaras de tecidos.

Outras atividades desenvolvidas intramuros são a serigrafia, e o projeto Semear, que plantou dentro da unidade mais de 120 mil mudas de abacaxi e a colheita está prevista para os próximos meses.

Os reeducandos trabalham também na fabricação de bolas de couro. Uma novidade da penitenciária é a construção do tabuleiro, feito de lona e as peças para jogar xadrez, feitas em madeira.

“Foi muito boa a visita do secretário porque foi a oportunidade de demostrar as atividades que estamos realizados com os reeducandos”, enfatiza o diretor Roni.

Mais reformas

Na última terça-feira (08.09), foi efetivada a reforma de um raio na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Com a obra, a unidade ganhou 15 novas vagas.

Foram investidos R$ 30 mil na compra de materiais e mão de obra. A estrutura já vem com as camas e o banheiro. A reforma também adequou os espaços às novas normas adotadas pelo Sistema Penitenciário, dentre elas, a restrição de objetos e ausência de tomadas elétricas. Cada cela tem o sistema de energia e refrigeração do lado externo.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Centro de Triagem Covid-19 não receberá pacientes nesta segunda-feira (26)

Publicado


O Centro de Triagem Covid-19 não funcionará nesta segunda-feira (26.10). A medida se dá em razão do impacto causado pela intensa chuva do último sábado (24.10), que gerou pequenos estragos nas estruturas móveis da unidade. As equipes já trabalham na manutenção do local e o serviço volta a funcionar na terça-feira (27.10).

De acordo com a direção do Centro, os agendamentos previstos para o dia serão realocados durante a semana. Além disso, para que não haja qualquer prejuízo à população e aos profissionais, a unidade de triagem funcionará normalmente no próximo sábado (30.10). 

“As pessoas poderão ser atendidas no decorrer desta semana e, para que os profissionais e a unidade não tenham prejuízo financeiro, foi transferido o atendimento de segunda-feira para sábado”, explicou a diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves.  

Do dia 22 de julho a 21 outubro, o Centro de Triagem viabilizou o teste da Covid-19 a 54.376 pessoas. Do total, 9.249 testaram positivo para coronavírus, 29.364 tiveram o resultado negativo e 15.763 foram considerados suspeitos de estarem com a Covid-19. Além disso, foram realizadas 4.084 tomografias. 

Para o tratamento dos pacientes que testaram positivo ou mesmo com suspeita de coronavírus, a farmácia da unidade já entregou 25.012 kits de medicamentos. Os remédios foram receitados após realização de consulta com os médicos que atuam na unidade.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana