mato grosso

Unemat inicia última etapa de matrículas para disciplinas do Ensino Remoto Emergencial

Publicado


.

Inicia nesta quarta-feira (29.07), e segue até sexta-feira (31.07), o terceiro e último período de matrícula para as disciplinas oferecidas por meio do Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) 2020/3. Nesta etapa, os estudantes que não participaram das anteriores ou não conseguiram deferimento das 180 horas, ainda podem se matricular em turmas que tenham vagas disponíveis.

Ao todo, foram ofertadas 1.248 turmas para os cursos de graduação da Unemat, totalizando 60.456 vagas. Até terça-feira (28), 14.889 estudantes haviam se matriculado em, ao menos, uma turma do PLSE. Nos dois primeiros períodos, foram deferidas 38.759 matrículas, restando ainda aproximadamente 21 mil vagas para esta terceira etapa.

Estágio e TCC

Novas melhorias foram implementadas no Sigaa. Agora, os acadêmicos interessados em se matricular em Turmas de TCC e Estágio, poderão efetuá-la sem a necessidade de solicitação ao coordenador de curso, como informado anteriormente.

Entretanto, só é permitido integralizar TCC e Estágio em turmas do curso ao qual o estudante está vinculado e, caso de matrícula efetivada não atenda a critérios estabelecidos no PPC, a Coordenação de Curso fará o seu cancelamento.

Como fazer

Todo o procedimento é realizado online pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nessa última etapa, as matrículas são efetivadas de imediato até o limite de vagas disponíveis nas turmas. Portanto, não ficam em espera aguardando o processamento.

 

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Governo abre licitação para recuperar Trincheira Jurumirim em Cuiabá

Publicado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), abriu processo licitatório para a contratação de empresa de engenharia para a restauração do pavimento e recuperação da estrutura de concreto da Trincheira Jurumirim, localizada na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá.

A construção da Trincheira Jurumirim, idealizada para Copa do Mundo de 2014, foi entregue e liberada para o tráfego naquele ano, apesar de a obra não estar totalmente concluída, com 97,8% dos serviços executados. Na época, faltavam serviços complementares de paisagismo, mas o contrato foi encerrado em razão de embaraços jurídicos e administrativos.

No entanto, foram diagnosticadas falhas no pavimento posteriormente à entrega da obra e a Sinfra teve que fazer um levantamento técnico dos problemas existentes ao longo da estrutura, de acordo com o secretário-adjunto de Obras Especiais da Sinfra, Isaac Nascimento Filho.

Com esse diagnóstico de engenharia pronto, a obra está sendo retomada para conclusão e entrega em definitivo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).   O valor do orçamento estimado para a execução das melhorias em 1,32 quilômetro de extensão da trincheira, entre os bairros Jardim Leblon e Bosque da Saúde, é de R$ 14,2 milhões.

“As correções tratarão não só as patologias no pavimento ao longo de toda a trincheira, mas também as infiltrações e problemas com as juntas de dilatação na parte superior, ou seja, nas pistas marginais também. Assim que fizermos essas correções poderemos entregar a obra 100% para o DNIT”, esclareceu.

O secretário explicou ainda que todos os investimentos com as melhorias na trincheira serão custeados, neste primeiro momento, pelo Estado, para finalizar o quanto antes essa obra. Porém, o Estado vai buscar ressarcimento junto à construtora responsável, em razão de as melhorias serem necessárias devido à má execução do projeto.

Licitação

Conforme o edital de licitação, o processo será na modalidade concorrência pública, do tipo menor preço. A sessão pública de abertura das propostas será realizada no dia 1º de dezembro, às 9h, na sala de reuniões da própria Sinfra. A licitação também é transmitida em tempo real pelo canal do Youtube da Sinfra.

Tanto o projeto executivo, quanto demais documentações complementares, assim como o edital, encontram-se disponíveis no site da Sinfra para consulta. Eventuais esclarecimentos de dúvidas quanto ao edital poderão ser solicitados, preferencialmente, via e-mail [email protected], até cinco dias anteriores à sessão pública.

Outras melhorias

Além da trincheira Jurumirim, o Governo do Estado vai recuperar mais uma obra idealizada para a Copa do Mundo de 2014: a trincheira do Complexo Viário do Tijucal, em Cuiabá. Serão realizados serviços de restauração, com reparos pontuais no pavimento e a substituição de drenos das cortinas que apresentem algum tipo de comprometimento em sua eficiência.

Os serviços serão executados em um prazo de até 30 dias e todo o projeto de restauração será executado como parte do contrato firmado em 2012, na ordem de R$ 32 milhões. Desse modo, o Estado não terá custos adicionais com a execução das melhorias de infraestrutura.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana