mato grosso

Unemat abre turma para primeiro Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

Publicado


.

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei) oferta 150 vagas em oito instituições nacionais e internacionais, sendo 15 vagas para a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), câmpus de Sinop. O programa tem como público alvo docentes em efetivo exercício na Educação Básica das Redes Públicas de ensino.

O Profei nasceu de uma demanda posta pela Política Brasileira de Inclusão de aprimoramento profissional dos professores e gestores em todo território nacional: a formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. 

O objetivo é desenvolver o processo formativo profissional para uma sociedade inclusiva, com metodologias inovadoras para construir habilidades e competências dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional.

O mestrado tem como área de concentração a “Educação Inclusiva”, com três linhas de pesquisa: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva.

Inscrições

A inscrição para o Exame Nacional de Acesso será realizada exclusivamente pelo site: https://seletivoprofei.uemanet.net, até dia 04 de setembro.

Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico, segundo instruções disponíveis na página, anexar os documentos exigidos e o comprovante de pagamento da taxa de R$ 100.

Seleção

O processo seletivo será feito a distância de forma on-line e inclui: 1) Análise da carta de intenções do projeto de pesquisa e do currículo; 2) Arguição virtual da carta de intenções e do projeto de pesquisa, realizada de forma individual no período de 02 a 13 de outubro.

O resultado final será divulgado em 17 de outubro.

O programa

O Profei é um curso semipresencial com oferta simultânea nacional e internacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva. As aulas poderão ser ministradas à distância ou presencialmente, conforme determinação do Colegiado local de cada uma das Instituições Associadas que integram a rede Nacional.

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

O programa conta com a participação de instituições de ensino superior (IES) públicas das cinco Regiões do país e já está iniciando o processo de mobilidade/internacionalização com a participação da Universidade Aberta de Portugal.

Acesse edital completo: https://sigaa.unemat.br.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
publicidade

mato grosso

Seplag promove ações de cuidado à saúde física e mental dos servidores durante a pandemia

Publicado


Seja pelo medo de ficar doente, de perder alguém ou mesmo pela ansiedade provocada pelo longo período em isolamento, não há quem não sinta no corpo e na mente algum efeito da pandemia. Pensando nisso, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) tem disponibilizado videoaulas de ginástica laboral e treino funcional, lives de meditação e áudios de apoio psicológico para manter a qualidade de vida e conforto emocional dos servidores públicos.  

Desde abril deste ano, a Seplag passou a utilizar o seu canal no Youtube para divulgar as videoaulas de ginástica laboral e treino funcional, com exercícios de fácil execução que podem ser realizados de qualquer lugar e por qualquer pessoa, seja servidor ou não. As aulas são elaboradas por um educador físico, servidor da Secretaria, e já receberam mais de seis mil visualizações.

Já as lives de meditação, projeto intitulado “Cinco minutos de mindfulness: A arte de acalmar a mente”, objetivam contribuir para a promoção do bem-estar biopsicossocial dos servidores. As transmissões ocorrem sempre as segundas-feiras, às 10h45, e também estão com acesso público no YouTube da pasta.

Outra ação que passou a ser realizada após a determinação do isolamento social foi o envio de áudios de apoio psicológico, por e-mail e grupos de WhatsApp. As gravações são feitas por psicólogos e assistentes sociais da Secretaria e baseadas nos relatos de angústia e ansiedade dos próprios servidores. Por meio delas chegam orientações e mensagens de apoio emocional sobre espiritualidade, cuidados com o corpo e a mente, entre outros temas, no intuito de ajudá-los a lidar melhor com os novos acontecimentos.  

“A valorização do servidor é algo muito sério para esta gestão. O Governo não tem envidado esforços para cuidar de seus servidores, componente fundamental da gestão pública eficiente”, destacou o titular da Seplag, Basílio Bezerra.

“Nesse momento de adversidades, estamos ainda mais dispostos a ouvir, discutir e traçar em conjunto os melhores caminhos para que se chegue ao objetivo comum, que é manter e melhorar cada vez mais a prestação de serviços à sociedade”, completou Basílio.

Tanto os áudios como as videoaulas e as lives são iniciativas da Coordenadoria de Segurança e Saúde no Trabalho da área Sistêmica (CSST/Seplag), que se somam a outras ações fomentadas pela Secretaria – órgão central de gestão de pessoas no Estado -, para reduzir o impacto da pandemia da Covid-19 no emocional dos servidores e auxiliá-los a atravessar esse período com equilíbrio, assim como diz o ditado “mente sã, corpo são” e vice-versa.

Segundo a psicóloga e coordenadora do CSST, Katya Rodrigues, houve um aumento no número de relatos de angústia entre os servidores em consequência do distanciamento social. “As mudanças que ocorreram de forma abrupta na vida de todos nós foram apontadas como causadoras da ansiedade, estresse e em alguns casos de sintomas depressivos”, pontuou.

Conforme o educador físico Valdecarlos Santos, responsável pelos conteúdos de meditação, ginástica laboral e treino funcional, a adesão à atividade física ajuda na manutenção e melhora da saúde física e mental. “Além de prevenir doenças, promove uma atenção maior ao autocuidado com a alimentação, ocupa o tempo positivamente gerando benefícios à saúde mental, que tem sido abalada nesse período de pandemia”, recomenda o profissional.

Para o coordenador de Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Daniel Araújo, cuidados com a saúde do corpo e da mente são indispensáveis. “Hoje não são mais assuntos tratados em separados, e, na atual conjuntura em que estamos, utilizar ferramentas disponíveis de vídeo e áudio na internet, gratuitas, permitem que a mensagem chegue até as localidades mais distantes. Isso representa o novo tipo de cuidado com o bem-estar do servidor público que administração vem incentivando”, elogiou Daniel.

De acordo com as orientações do educador físico, os treinos funcionais devem ser realizados de duas a três vezes por dia. Já a ginástica laboral deve ser feita durante o horário que o servidor estiver desempenhando suas atividades laborais, seja na secretaria ou em casa durante o teletrabalho. Por sua vez, os cinco minutos de prática de meditação devem ser encaixados em qualquer momento ao longo do dia.

Clique AQUI e acompanhe as ações da Seplag-MT no Youtube.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana