BRASIL E MUNDO

Ucrânia: maior aliado de Putin no país é preso após ficar foragido

Publicados

em


source
Deputado estava foragido desde a invasão russa
Reprodução/Governo da Ucrânia

Deputado estava foragido desde a invasão russa


O presidente da Ucrânia , Volodymyr Zelensky, anunciou a prisão de um dos principais nomes da oposição e apontado como o maior aliado do presidente Vladimir Putin no país, Viktor Medvedchuk. Ele estava foragido desde meados de fevereiro, quando escapou da prisão domiciliar na capital, Kiev.

“O Serviço de Segurança da Ucrânia prendeu Viktor Medvedchuk, o maior aliado de Putin na Ucrânia”, escreveu Zelensky em publicação no Telegram. De acordo com autoridades em Kiev, a captura ocorreu após uma “operação de risco”.

Viktor Medvedchuk é há anos alvo de críticas por seus laços próximos com Putin, e é considerado como o principal representante dos interesses de Moscou na Ucrânia,. Em 2014, ele chegou a ser incluído em uma lista de sanções do governo dos EUA por seu suposto envolvimento com a anexação russa da Crimeia, um movimento condenado internacionalmente.

Isso não impediu que, em 2018, ele retornasse ao Parlamento como líder da Plataforma de Oposição – Pela Vida, a principal força contrária a Volodymyr Zelensky no Legislativo.

Em 2021, ele e sua mulher, Oksana, foram acusados de financiar milícias separatistas em Donestk e Luhansk, no Leste ucraniano, o que levou à abertura de um processo pelo crime de traição e a uma ordem para que fosse colocado em prisão domiciliar.

Tal decisão, segundo analistas, enfureceu Vladimir Putin em Moscou, e pode ter contribuído para a decisão de intensificar a pressão militar sobre os ucranianos — os dois se conhecem desde 2003, em uma relação que mescla aspectos familiares e políticos.

Leia Também


Com o início da invasão, Medvedchuk chegou a ser apontado como um nome para suceder Volodymyr Zelensky caso o atual governo de Kiev fosse derrubado — a realidade no campo de batalha se mostrou bem complexa do que nas previsões iniciais, e Medvedchuk aproveitou o caos na capital ucraniana para escapar da prisão domiciliar, por “razões de segurança”, como afirmou seu advogado no fim de fevereiro. A mulher dele, Oksana, fugiu para a Rússia através da Bielorrússia também em fevereiro.

Sem o posto de líder da Plataforma de Oposição – Pela Vida, retirado dele no dia 8 de março, muitos especulavam que ele estaria fora da Ucrânia, provavelmente sob proteção do Estado russo, mas ele acabou capturado nesta terça-feira em solo ucraniano.

“Soube de Medvedchuk. Não posso dizer até que ponto isso é verdade, porque seria errado dizer algo agora”, afirmou o secretário de Imprensa do Kremlib, Dmitry Peskov, citado pela RIA Novosti.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

* Com informações de agências internacionais

Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Programa de Transformação Digital aproxima a gestão municipal e o povo

Publicados

em

Sede da Prefeitura de São Paulo
Divulgação/SMTUR

Sede da Prefeitura de São Paulo

A busca pela melhoria dos processos e das ferramentas de atendimento ao Cidadão é um dos objetivos do novo Programa de Transformação Digital.

O decreto que cria a iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), foi assinado nesta quinta-feira (18) pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

A medida também tem a meta de melhorar o relacionamento da gestão municipal e o cidadão comum, além de usar a tecnologia e a inovação como instrumento de inclusão, diminuindo as desigualdades na cidade.

Para o prefeito Ricardo Nunes, a Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) será um dos órgãos com os maiores desafios na questão da transformação digital. “Ninguém aguenta mais a burocracia, um dos maiores inimigos da cidade hoje”, afirmou o prefeito.

“Já avançamos muito, por exemplo, no caso da abertura de empresa. Antes, demorava 100 dias e, hoje, você faz em 23 horas. Porém ainda temos muito para progredir, precisamos ter mais agilidade. Mas estamos no caminho certo”, finalizou o prefeito Ricardo Nunes.

O Programa de Transformação Digital é baseado em um conjunto de diretrizes relacionadas à prestação de serviços digitais e às plataformas de governo digital.

“O mais importante com a assinatura do decreto é caminhar para uma aproximação maior dos serviços do município com o cidadão, com humanização e padronização.”, avalia o secretário municipal Juan Quirós.

Outro ponto do Programa de Transformação Digital será o aprimoramento das capacidades internas dentro da administração municipal. A iniciativa vai facilitar a implantação de ferramentais digitais, que darão agilidade a implantação de avanços de tecnologia e inovação.

A criação do Programa é mais um passo importante na transformação digital da cidade, afirmou a secretária municipal de Gestão. “A digitalização permitirá ao cidadão receber um serviço com igualdade”, destacou Márcia Arruda.

InspiraSAMPA

Nesta quinta-feira, também foi lançado o InspiraSAMPA, uma parceria da Prodam com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e o Conecta.HUB.SP.

Trata-se de um centro de excelência em tecnologia e inovação com base nos pilares ESG (environmental, social, and corporate governance). Estará localizado na Rua Líbero Badaró, 425, 6°andar – Centro Histórico.

O objetivo é criar um ecossistema que promova a inovação em tecnologia da informação para a cidade de São Paulo, integrando iniciativas e soluções com a participação do poder público, grandes empresas de tecnologia, universidades e demais entidades interessadas.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana