Cuiabá

Turismo ministra palestra ao setor produtivo e debate concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo, realiza nesta segunda-feira (18), uma palestra que debaterá a repercussão positiva com a concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, ao setor produtivo da Capital e demais cidades que compõem a região do Vale do Rio Cuiabá.

O evento será realizado no Sesc Arsenal, às 17h, com a participação de palestrantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo (MTur), Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien Zito Adrien | Foto: Gustavo Duarte

No mesmo evento, será realizada a posse do secretário de Turismo de Cuiabá, Zito Adrien, para a presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães tem uma área de aproximadamente 33.000 hectares, localizada entre os municípios de Cuiabá (62%) e Chapada dos Guimarães (38%). Trata-se de uma unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade (ICMBio), sendo criada em 1989 por meio de decreto de nº 97.656.

Conforme a empresa vencedora do certame, a Vallya, o estudo de viabilidade econômica e técnica foi baseado em cinco premissas básicas: Preservação, Conservação, Turismo ecológico, Interpretação ambiental e Recreação.  O estudo foi realizado durante quatro meses- 120 dias, por meio de escutas com todas as esferas de Governo, Federal, Estadual e Municipal, sendo executada por uma equipe multidisciplinar do Instituto, entre pesquisadores, biólogos, economistas, dentre outros.O  resultado deste e estudo, conforme a empresa,  já foi entregue ao Ministério do Meio Ambiente. Agora, o próximo passo será a realização de uma consulta pública, via internet, presencial e reuniões bilaterais.

Palestrantes:

ICMBio –  Coordenadora-Geral de Uso Público e Negócios  – Danielli Roig – (Tema- Introdução sobre o projeto de concessão)

-Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes  e Conservação Ambiental da Biodiversidade e chefe do Parque Nacional da  Chapada dos Guimarães, Cintia Maria Santos

MTur – Coordenadora de Aproveitamento de Ativos Culturais e substituta – Coordenadora -Geral de aproveitamento  Turístico de Ativos e Domínio – Sinara Leandra  (TEma- Turismo em unidades de conservação)

BNDES – Gerente de Estrutura de Projetos na Área de Infraestrutura Social – Gustavo Calil de Carvalho Silva – (Tema – concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães)

-Coordenadora  de Área de Privatizações e Estruturação de Projetos – Banco Nacional de Desenvolvimento Social – Jéssica Acocella

MMA – Gerente de Projetos do Departamento de concessões  – Secretaria de Área Protegidas  – do  Ministério do Meio Ambiente,  Viviane Maria Andrezjwski

Serviço:

Assunto: Concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Data:  Segunda-feira (18)

Horário: 17h

Local:  Sesc Arsenal, Porto

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

UBS Ilza Terezinha Picoli celebra dois anos de existência com mais de 29 mil atendimentos prestados à população 

Publicados

em

Foi em clima de festa junina, acompanhado por um delicioso café da tarde composto por comidas típicas, alegria e muita descontração, que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Ilza Terezinha Picolli celebrou nesta sexta-feira (24) seu aniversário de dois anos de existência e bons resultados ao lado das equipes médicas, servidores e pacientes. 

Construída pela Gestão Emanuel Pinheiro e entregue em 27 de junho de 2020, a UBS alcançou neste período a marca de mais de 29 mil atendimentos prestados à população, que contempla além da região citada, outras seis comunidades, sendo elas:  os residenciais Jonas Pinheiro, Wantuil de Freitas, Buriti, Jamil Nadaf, Solar da Chapada e o bairro Terra Prometida. Todos esses locais recebem serviços de assistência médica, saúde bucal, testes e vacinação de diferentes patologias.

A enfermeira-chefe da unidade, Suzana Lissoni, enfatizou a importância do vínculo afetivo conquistado entre os profissionais e os moradores e afirmou que a data especial não poderia passar em branco. “A comunidade é bem participativa conosco, algo que nos orgulha muito e possibilita o trabalho em conjunto. Então, hoje, não poderia ser diferente, nos mobilizamos para fazer deste dia algo diferente e marcante”, disse. 

O local faz parte do programa Hora Estendida, com horário de funcionamento das 7h às 21h. Além disso, conta com equipamentos de última geração, mobílias, salas odontológicas destinadas aos procedimentos da  Atenção Básica de Saúde, respectivamente. 

A moradora da localidade, Janaina Souza, conta que se sentiu lisonjeada com o convite para participar da comemoração ao levar os dois filhos para se vacinar. “Eu achei muito legal a iniciativa, pois, mesmo com a festa aqui, os atendimentos não pararam e as crianças gostaram bastante. Toda a equipe está de parabéns, sou muito bem tratada aqui”, elogiou. 

A ocasião teve ainda a apresentação de palestras voltadas ao tema de alimentação saudável, saúde bucal, atividades de prevenção, habilitação e reabilitação, bem como massagens. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana