tce mt
Transformação digital avança no TCE-MT com IA, governança e acessibilidade
“Estamos colocando a tecnologia para trabalhar a nosso favor e a favor do cidadão. Investimos em inteligência artificial, segurança de dados e capacitação para avançarmos na nossa missão de fiscalizar, orientar os gestores e reduzir as desigualdades sociais no estado. Para isso, precisamos cada vez mais de informações qualificadas e ferramentas seguras”, afirma o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.
Diante da complexidade deste trabalho, neste ano, a SETI lançou o Platão, plataforma que agiliza processos internos e fortalece a fiscalização preventiva. O titular da Pasta, Reginaldo Hugo dos Santos, explica que a ferramenta reúne módulos baseados em IA generativa capazes de executar desde atividades corriqueiras até análises complexas, sempre em ambiente seguro.
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| No lançamento do Platão, o presidente Sérgio Ricardo afirmou que a inteligência artificial pode ser uma aliada estratégica da boa governança, da eficiência e da transparência. |
“É uma plataforma modular, dividida por áreas de gestão, que pode apoiar tanto em tarefas corriqueiras quanto em processos mais sofisticados. O objetivo é acelerar o fluxo de trabalho, permitindo que os servidores se dediquem à análise crítica e à tomada de decisão. É importante lembrar que a IA apenas auxilia, mas a palavra final é sempre do servidor”, afirma ele.
Entre os recursos apresentados estão o chat institucional, destinado a consultas em linguagem natural, e o módulo de análise de licitações, que reduz drasticamente o tempo de avaliação de editais e permite ao Tribunal identificar eventuais falhas com maior rapidez. Em testes demonstrados pela equipe técnica, o sistema chegou a gerar cem ofícios em menos de um minuto, sinalizando ganho expressivo de produtividade.
“Com essa atuação tempestiva e preventiva, o Tribunal tem capacidade de identificar potenciais irregularidades de forma antecipada e determinar as correções necessárias. Assim, a licitação ganha competitividade, aumenta a concorrência e, consequentemente, reduz os preços finais de aquisição”, pontuou o auditor público externo Bruno Zys.
Segurança e soberania institucional reconhecidas
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Secretário-executivo de Tecnologia e Informação, Reginaldo Hugo dos Santos. |
De acordo com Reginaldo, a plataforma também se destaca pela arquitetura de governança. Com processamento local e modelo próprio hospedado no data center do Tribunal, o Platão foi construído para garantir soberania informacional, controle do ciclo de vida dos dados e transparência algorítmica. “A inteligência artificial só tem valor público quando respeita a privacidade, a rastreabilidade e a finalidade legítima”, diz ele.
Neste contexto, o DPO e secretário-adjunto de Inovação e Inteligência da Pasta, Valteir Teobaldo, destaca que a plataforma está alinhada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e aos valores éticos do serviço público. “Isso garante que cada modelo opere dentro de fronteiras seguras, com rastreabilidade e propósito legítimo”, afirmou à época.
Essa abordagem resultou em reconhecimento externo. Em novembro, durante evento internacional em São Paulo, o modelo foi destacado como exemplo de uso ético e seguro na administração pública. “O Platão é parte de um projeto maior. Estamos modernizando o ecossistema digital do Tribunal para que as próximas soluções sejam ainda mais rápidas, seguras e integradas”, pontua o titular da SETI.
Expansão do Sistema Radar
![]() |
Uma das metas da gestão do presidente Sérgio Ricardo, a expansão do Sistema Radar de Controle Público contemplou a criação de 13 novos painéis, saltando de 6 para 19 e ampliando a cobertura do sistema.
“O Radar é hoje uma das ferramentas mais modernas e completas de controle público do país, e a sua constante evolução é prioridade da nossa gestão. Parabenizo a equipe de tecnologia da informação, que tem sido protagonista nesse processo de inovação”, ressaltou o presidente do TCE-MT.
Os próximos passos preveem a revitalização dos painéis existentes, com atualização de indicadores e novas funcionalidades, assim como foi feito como Radar Previdência, que passou a disponibilizar dados comparativos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de todo país e se tornou referência nacional durante o Encontro Técnico dos Tribunais de Contas – Boas Práticas de Auditoria de Regimes Próprios de Previdência, realizado no Paraná.
Na sequência, conforme Reginaldo, o trabalho incluirá a integração de inteligência artificial. “Isso permitirá que gestores e cidadãos acessem informações de forma mais rápida, simples e orientada por consultas em linguagem natural”, disse o secretário.
Formação técnica das equipes
| Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
![]() |
| Último dia do segundo ciclo da capacitação sobre o ITIL 4. |
A capacitação das equipes também foi prioridade no período. Em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a SETI concluiu em novembro a terceira turma da formação em ITIL 4, conjunto de práticas internacionais para gerenciamento de serviços de TI. O conteúdo abordou desde fundamentos de governança até o impacto da IA no planejamento e na operação dos serviços.
Mais de 100 profissionais participaram da formação, conduzida pelo professor Antônio João de Arruda Cebalho. “É preciso preparar o profissional para dominar a ferramenta e não ser dominado por ela. Quem programa e desenvolve IA são os profissionais de TI, então quanto mais capacitados estiverem, mais aptos serão para gerar bons produtos e serviços com o apoio dessa tecnologia”, afirmou ele.
O coordenador de Banco de Dados e Aplicações da SETI, Ricardo de Oliveira, endossou a fala do professor. “O curso é extremamente relevante, porque envolve planejamento, organização e consistência das informações com base em frameworks, que padronizam a execução. A oportunidade se encaixa como uma luva, especialmente para quem lidera equipes de tecnologia”, avaliou.
Linguagem simples e acessibilidade digital
Outro marco foi a modernização do portal institucional, regulamentada pela Portaria 110/2025. A medida determina a adequação do site aos padrões internacionais de acessibilidade, como o WCAG 2.1, com compatibilidade para leitores de tela, navegação por teclado e design responsivo. A conectividade e o alcance do portal também serão ampliados, incluindo a possibilidade de compartilhamento direto de informações.
“Além de atender as pessoas com deficiência visual, a acessibilidade faz o Tribunal ser reconhecido pelo maior usuário da internet do mundo: o Google. Se o nosso site não obedece a esses padrões, o Google não enxerga o conteúdo e consequentemente, o usuário também não. O portal deixa de ser apenas uma vitrine institucional para ser uma ferramenta de prestação de contas em tempo real”, reforça Sérgio Ricardo.
A iniciativa também incorpora a Política Estadual de Linguagem Simples e de Direito Visual, garantindo que as informações e serviços possam ser compreendidos e utilizados por todos os cidadãos. Além disso, o portal passa a disponibilizar compartilhamento direto de conteúdo nas redes sociais, acesso internacional e um agente virtual apto a interagir em linguagem natural e orientar usuários sobre serviços e consultas.
Pensando na experiência do usuário, também foi lançado o aplicativo oficial do Tribunal, que centraliza serviços em um ambiente seguro e de fácil navegação. Uma atualização recente ampliou o acesso móvel ao Radar de Controle Público, integrou o calendário de cursos, materiais e certificados da Escola Superior de Contas e trouxe recursos voltados aos servidores, como consulta de diárias e funcionalidades do TCE Saúde.
Os avanços não param por aí. O presidente adianta que no próximo biênio, também sob sua gestão, esse movimento de inovação será intensificado. “Transparência não é apenas publicar dados, é garantir que o cidadão consiga encontrá-los, compreendê-los e usá-los. Então, todas as ações que temos desenvolvido são pensadas para que nosso trabalho tenha sentido e utilidade social”, conclui.
tce mt
Com dados, capacitação e articulação, TCE-MT consolida agenda ambiental contínua no biênio
![]() |
| Mobilização pelo meio ambiente envolve diferentes instituições e passa pelo desenvolvimento do estado. Clique aqui para ampliar |
Nos últimos dois anos, a Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COPMAS) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu novo rumo à atuação da instituição na área ambiental, conectando iniciativas antes isoladas e ampliando o apoio técnico aos municípios em temas sensíveis como resíduos, fogo, regularização e governança ambiental. A partir de uma visão ampla de desenvolvimento, o objetivo foi alinhar políticas de produção, conservação e inclusão social.
Assim, o que começou como articulação evoluiu para um trabalho de escala estadual, sustentado por dados, ferramentas inéditas, capacitações de gestores e união entre os Poderes. “O objetivo é orientar ações para a proteção dos nossos ecossistemas, do clima e também de combate à pobreza. Com isso, estamos fazendo justiça social, melhorando o acesso à água potável, saneamento, energia limpa e outros serviços”, explica o presidente do TCE-MT e da Comissão, conselheiro Sérgio Ricardo.
A começar pela urgência no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em 2024 o Tribunal iniciou um estudo sobre a substituição dos lixões, identificando as dificuldades financeiras e operacionais das Prefeituras. Na sequência, a Comissão mobilizou Estado, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e representantes de 10 municípios da Região Oeste para estruturar um consórcio e viabilizar a construção de um aterro sanitário regional.
Em 2025, municípios do Médio Norte e da Baixada Cuiabana passaram a integrar as discussões, que resultaram na instalação de mesas técnicas que no ano que vem apontarão soluções conjuntas. “Nenhuma prefeitura, rica ou pobre, pode deixar de dar destinação correta aos resíduos sólidos. Mas o investimento é muito alto e muitas cidades não produzem volume suficiente de lixo que justifique o gasto. A solução é o consórcio”, afirma o presidente.
“Hoje, temos um lixão a céu aberto e enfrentamos o problema do lixo no entorno do Lago do Manso, que cresce muito. Então, é um momento oportuno para contarmos com o conselheiro na busca por uma solução”, afirmou o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner. “A sensibilidade do presidente Sérgio em relação aos resíduos é o que dá credibilidade ao projeto. O que nos preocupa é como os municípios pequenos vão resolver essa questão”, acrescentou o prefeito de Diamantino, Chico Mendes.
Os debates envolverão ainda a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), responsável pelo licenciamento ambiental, e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), que poderá auxiliar na estruturação das estações de transbordo. “Em cada real investido no tratamento do lixo, economizam-se nove reais em saúde. Mato Grosso tem índice de hanseníase de 600% acima da média nacional e essa doença está diretamente relacionada à falta de saneamento básico”, diz Sérgio Ricardo.
Enfrentamento a incêndios e desastres naturais
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, assinou protocolo de intenções para a intensificação das ações de combate ao fogo. Clique aqui para ampliar |
No enfrentamento ao fogo e aos desastres naturais, o trabalho da COPMAS foi pautado pela articulação institucional. Em abril de 2024, o Tribunal reuniu Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Corpo de Bombeiros (CBMMT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Famato para firmar um protocolo voltado à prevenção e à resposta aos incêndios. Em seguida, a equipe cooperou com o TCE-MS para subsidiar o combate ao fogo no Pantanal.
Mesmo diante deste cenário, um diagnóstico elaborado pela equipe revelou que 81% dos municípios não adotam medidas eficazes para prevenir desastres naturais. A partir disso, o TCE-MT recomendou, dentre outras medidas, a elaboração de planos de resposta e o fortalecimento das defesas civis municipais. As diretrizes da nota recomendatória também embasaram uma capacitação inédita, que reuniu mais de 400 gestores de 62 municípios no evento Proteção e Defesa Civil – Plano de Contingência.
![]() |
| Representantes de diversos municípios foram capacitados sobre proteção e Defesa Civil. Clique aqui para ampliar |
Além de formação técnica, os participantes receberam orientação sobre acesso a recursos de fundos nacionais e internacionais, como o FNMC, PAC, BID e NDB. Em Guarantã do Norte, um dos poucos municípios com alta capacidade de resposta, a secretária Thaise Raquel Bechlin destacou a necessidade de ampliar a prevenção no meio rural. “Nosso plano precisa ser expandido para as áreas rurais, onde os incêndios são frequentes, inclusive em reservas indígenas.”
Na ocasião, o assessor técnico da Defesa Civil Estadual, Lucas Chermont, que acompanhou a elaboração dos planos, ressaltou que a capacitação foi o primeiro passo para organizar a resposta municipal. “Agora que os gestores conhecem a doutrina e colocaram isso em prática, estão aptos a implantar o plano em seus municípios com clareza sobre suas funções. Esse é o ponto de partida para uma atuação eficaz.”
Embora o desafio seja amplo, os efeitos do planejamento começaram a dar sinais. Setembro de 2025 registrou o menor número de focos de calor da série histórica do Inpe, com redução de 88% em relação ao ano anterior. “Muitas vezes, a principal causa de não acessar é a falta de informação. Os municípios não utilizam porque não conseguem chegar no dinheiro. Tem que estar preparado documentalmente, senão os recursos ficam disponíveis, mas fora do alcance”, afirmou o presidente.
Governança ambiental
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| O sistema “CAR Digital 2.0” foi apresentado ao TCE e ao TJMT, nesta quinta-feira, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Clique aqui para ampliar |
A governança ambiental também ganhou novas bases. Em fevereiro de 2025, a Comissão lançou o módulo Meio Ambiente do Radar de Controle Público, que reúne dados sobre biomas, desmatamento, focos de incêndio, saneamento, mineração e barragens. “Isso não apenas amplia a transparência da gestão, mas permite formular políticas mais assertivas. E nós temos urgência disso. O planeta já vem dando inúmeros sinais de que o modelo de exploração que adotamos não serve mais.”
Com relação à regularização ambiental, durante a apresentação do sistema CAR Digital 2.0, pela Sema-MT, o Tribunal se comprometeu a participar de um grupo de trabalho entre TCE, TJMT e a Secretaria para acelerar a validação de mais de 130 mil cadastros pendentes. “O licenciamento significa aprovação da produção. Todas as instituições têm que estar juntas para fazer Mato Grosso produzir mais e com o ambiente totalmente preservado”, disse Sérgio Ricardo.
No encontro, a titular da Sema, Mauren Lazzaretti explicou que o objetivo é que as propriedades rurais dos 142 municípios mato-grossenses estejam em conformidade com o Código Florestal Brasileiro. “Isso é importante para o crescimento econômico do estado e para que possamos de fato dar um exemplo para o restante do Brasil. O TCE pode criar esse elo entre o Governo e as iniciativas que existem nos municípios, fortalecendo a chegada desta solução aos produtores rurais.”
Educação para o futuro
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Comissão realizou Gincana Ambiental Pequenos Guardiões da Natureza. Clique aqui para ampliar |
Ciente de que as políticas ambientais só se consolidam com participação social, o Tribunal promoveu, em parceria com o Unicef, debates sobre o futuro do planeta com alunos da Escola Dom Pedro II. Da mesma forma, mobilizou servidores na Semana do Meio Ambiente. O papel de interlocução assumido pelo controle externo também foi destacado no Congresso Internacional de Sustentabilidade para Pequenos Negócios (Ciclos), realizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).
Para dar escalda à agenda, no evento Tribunais em Ação, representantes de 22 municípios discutiram Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e cidadania ambiental. Já a Gincana Ambiental Pequenos Guardiões da Natureza, que percorreu 14 municípios da Baixada Cuiabana, levou oficinas, plantio de mudas e atividades educativas para crianças de 6 a 11 anos, ampliando o alcance da política preventiva e envolvendo famílias, escolas e comunidades do interior do estado.
Conservação e desenvolvimento
| Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
| Equipe do TCE-MT acompanha avanços no Morro de Santo Antônio. Clique aqui para ampliar |
No Morro de Santo Antônio ficou provado que a conservação e o desenvolvimento estão diretamente ligados. Durante inspeção realizada na unidade de conservação, em julho de 2025, o presidente Sérgio Ricardo destacou que o local tem potencial para se tornar um dos principais pontos turísticos da Baixada Cuiabana e reforçou a importância da atuação técnica e articulada dos órgãos de controle para destravar obras paralisadas.
As intervenções estão suspensas devido a ação do Ministério Público (MPMT), que apontou falhas como ausência de estudos técnicos, falta de projeto executivo e inexistência de licença ambiental. O Tribunal participa das discussões para garantir que a reestruturação da unidade siga critérios legais, ambientais e de segurança, assegurando o uso adequado de recursos públicos e a preservação do patrimônio natural.
Em dezembro de 2025, o TCE fez parte da mobilização Rio Cuiabá + Limpo, desdobramento do projeto Travessia Pantaneira coordenado pelo MPMT articulando soluções para o desenvolvimento do Vale do Rio Cuiabá com foco em agricultura familiar, irrigação e coleta seletiva. Lá, Sérgio Ricardo defendeu o potencial da conservação aliada ao desenvolvimento, propondo um plano integrado para impulsionar a agricultura familiar e superar gargalos históricos da região.
Para a prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães, a principal dificuldade do município está na ausência de coleta seletiva estruturada. “Nós temos muitas dificuldades, principalmente com a coleta seletiva, porque os caminhões recolhem o lixo, mas não é feita a separação dos materiais. Segundo ela, ações integradas podem ajudar a reorganizar a realidade local. “Essas iniciativas fortalecem os municípios que têm pouca arrecadação e ajudam as prefeituras a planejar a vida das pessoas e dos produtores.”
Núcleos produtivos
O presidente também iniciou articulação com a Embrapa Agrossilvipastoril para a criação de núcleos produtivos de agricultura familiar na Baixada Cuiabana, com foco na produção integrada de peixe, hortifruti e fruticultura utilizando a água do Rio Cuiabá. A iniciativa busca fortalecer a oferta local de alimentos, reduzir a dependência de cargas de outros estados e garantir renda a pequenos produtores.
Ao encerrar o biênio, a Comissão de Meio Ambiente consolidou um conjunto de ações que reforçam o papel do Tribunal como articulador de políticas preventivas e de desenvolvimento sustentável. Para Sérgio Ricardo, esse alinhamento será decisivo para os próximos passos. “Os resultados começam a aparecer quando unimos técnica, planejamento e compromisso. É assim que fortalecemos os municípios e ajudamos Mato Grosso a crescer de forma sustentável”, pontua.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Telefone: 3613-7561
Fonte: TCE MT – MT
-
AGRO & NEGÓCIO3 dias atrásEstudo revela avanço da “financeirização” do campo brasileiro com capital estrangeiro
-
Cuiabá6 dias atrásPrefeitura sorteia mil nomes para o Programa Casa Cuiabana; confira lista
-
esportes6 dias atrásFlamengo garante vaga na final da Copa Intercontinental após vitória sobre o Pyramids
-
POLÍCIA6 dias atrásFalsa advogada que aplicava golpes em aposentados é presa em Várzea Grande
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrásGoverno dos EUA retira Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky
-
esportes4 dias atrásPresidente da FMF cumpre agenda na CBF para fortalecer futebol mato-grossense
-
HISTÓRIA6 dias atrásO voo que partiu um Estado ao meio
-
cultura5 dias atrásPrograma Piano Gente encerra 3º ciclo em Cuiabá com balé, saxofone e piano

















