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Trabalhadores do turismo podem fazer curso gratuito e on-line de Atendimento

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Empresários, funcionários e guias de turistas podem fazer de forma gratuita e online o Curso de Atendimento ao Turista para melhorar o seu negócio. Por isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, por meio da Adjunta de Turismo, apoia a parceria do Ministério do Turismo (Mtur) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

“O turismo, com o avanço da pandemia, acabou sendo um dos mais prejudicados economicamente. Por isso, nesse momento estamos trabalhando na retomada do setor, apostando em ações que deem mais segurança para os turistas e empresários. É preciso que os profissionais do setor turístico se capacitem, como em cursos como estes, para que possam se destacar”, afirma o secretário Adjunto de Turismo de Mato Grosso, Jefferson Moreno.

A secretaria adjunta também realizou em maio rodadas de negócios on-line com o objetivo de amparar, estimular e estruturar os destinos para uma retomada do setor no Estado.

“Estudos apontam que os turistas pretendem viajar para regiões próximas, pela segurança em usar transporte rodoviário e não precisar ficar tanto tempo em trânsito ou aglomeração. Então, esse é o momento de quem não conhece Mato Grosso conhecer e de quem trabalha no setor se destacar. O empresário deve estar com o estabelecimento preparado e usando o selo ‘Turismo Responsável ’, que mostrará para o turista que aquele local segue as medidas necessárias e importantes para evitar o contágio”, aconselha o secretário Jefferson Moreno.

O curso de Atendimento ao Turista tem carga horária de 80 horas e na grade curricular estão temas como noções de inglês, técnicas de persuasão, planejamento de finanças, fidelização de clientes, estratégias de marketing, ética, segurança e saúde.

O aluno interessado deve acessar este site e se inscrever para fazer o curso imediatamente. O projeto está disponível no link para inscrições até 30 de dezembro de 2021. Para emitir o certificado, o aluno deve finalizar o curso até 6 de março de 2022.

Fonte: GOV MT

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Fórum de Gestão de Pessoas discute gestão e melhorias no serviço público diante da covid-19

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O 2º Fórum de Gestão de Pessoas promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), discutiu nesta quarta (16) e quinta-feira (17), como transformar em conhecimento todos os debates provocados pela pandemia de forma a garantir aos usuários do serviço público um sistema mais eficiente e preparado em tempos de crise. Participaram do evento, servidores públicos que trabalham nas áreas de gestão de pessoas do Executivo estadual.

Com a sua primeira edição online, devido à covid-19, o tema central foi “Contribuições para a Modernidade da Gestão de Pessoas no Poder Executivo do Estado de Mato Grosso em Tempos de Pandemia”.

Durante a abertura, o titular da pasta, Basílio Bezerra, deu boas-vindas aos participantes, e reforçou a importância que os gestores e técnicos têm para a administração pública.

“Modernizar as atividades de gestão de pessoas passa por vários processos como tecnologia, melhoria das normas e a capacitação dos servidores por meio de treinamentos. Esses fatores contribuem muito para uma boa prestação de serviços e convivência no ambiente laboral”, disse Bezerra.

Também fizeram parte da programação do primeiro dia de evento, apresentação musical e teatral e três rodas de conversa, em que foram debatidas temáticas como saúde mental na pandemia, os efeitos da covid-19 no ambiente de trabalho e os desafios e as perspectivas para o futuro.

Já no segundo dia, foram apresentadas as ações do Protocolo de Intenções firmado no 1º Fórum, além dos resultados alcançados por meio das novas práticas, bem como casos de inovações nas soluções em gerir e desenvolver servidores públicos.

Na avaliação da secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, o evento trouxe a reinvenção pela qual a administração pública tem passado diante da pandemia, seja pelo teletrabalho ou pelas adaptações das reuniões remotas, além de “mostrar a busca constante para um melhor atendimento ao cidadão, uma das medidas que tomamos foram os investimentos em capacitação de servidores”.

Ela também destacou que “é fundamental que a Seplag como órgão central de gestão de pessoas, esteja interligada com as setoriais”.

A realização é uma iniciativa da Secretaria de Adjunta de Gestão de Pessoas, por meio da Superintendência de Desenvolvimento, Valorização e Saúde do Servidor, em parceria com a Secretaria Adjunta de Gestão do Conhecimento e Qualificação Profissional.

Fonte: GOV MT

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