mato grosso

Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso entram em greve pedindo 20% de reajuste

Publicados

em

Professores, administradores e funcionários de escolas, do governo de Mato Grosso, anunciaram paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (28/10) – Dia dos Servidores Públicos – contra o que eles chamam de “calote do pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) dos servidores da educação, o que resultaria num reajuste salarial de 20%.

O valor, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), membro do Fórum Sindical, foi um dos signatários do movimento dos servidores, mais de 700 escolas de Mato Grosso tiveram suas atividades suspensas nesta quarta.

O presidente do Sintep, Valdeir Pereira, disse que o governo não paga o reajuste integral dos servidores desde 2018. Ele destaca que a inflamação registrada é superior a 10%, nos últimos 12 meses. Afirma que o governo deve fazer um reajuste no próximo ano, mas que não atingirá a totalidade da inflação.“Vai ficar pela metade, tivemos um aumento da alíquota previdenciária e o governo não sinaliza em pagar os valores defasados”, disse.

Fora a cobrança da RGA, os professores exigem o cumprimento da Lei 510 de 2013, que assegura a dobra do poder de compras dos salários, a convocação dos aprovados no concurso público, reforma das escolas em condições precárias e aplicação de leis que asseguram recursos para a educação.

“A lei 510 foi, inclusive, uma greve que fizemos pela exigência da parcela fixa. O governo, junto com o Ministério Público, pediu a inconstitucionalidade da lei, mas outros setores, como o Tafe e Sema, o governo fez o pagamento dos percentuais. Ou seja, pra educação a tratativa é uma, pros outros setores a tratativa é outra”, recorda.

Além disso, os profissionais aproveitam para protestar também contra a volta as aulas na pandemia, o fechamento de escolas e a falta de políticas públicas para auxiliar estudantes que foram prejudicados por conta da covid-19.

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Seduc divulga vencedores do concurso cultural Leituras da Minha Terra

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) divulgou, nesta segunda-feira (06.12), a lista dos vencedores do concurso cultural “Leituras da Minha Terra”, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) que disponibilizou exemplares de obras literárias aos estudantes da rede estadual de ensino.

O Concurso Leituras da Minha Terra tem por objetivo divulgar e valorizar a literatura mato-grossense, bem como incentivar a produção cultural dos alunos. Os alunos apresentaram projetos nas categorias Conto, História em Quadrinhos e Vídeo.

Foram mais de 4,5 mil votos na escolha dos três melhores trabalhos nas categorias conto, história em quadrinhos e vídeo. Os finalistas e seus respectivos professores ganharão um smartphone.

Um total de 168 trabalhos foi aceito, de escolas de 36 municípios, para concorrer ao título de ‘melhores produções culturais’. E assim, como a riqueza cultural e pluralidade literária, o resultado final do concurso revelou o talento de estudantes de diferentes regiões de Mato Grosso. A entrega da premiação está prevista para o início do ano letivo de 2022.

Confira abaixo a lista dos vencedores por categoria:

CONTOS

1° LUGAR           

CONTO: O TEMPO E O SEU TEMPO, ESTUDANTE: KAUANA LOUISE MAZIERO DIELL, ORIENTADOR (A):  MARIA SOCORRO, ESCOLA: E.E WILSON DE ALMEIDA – NOVA OLÍMPIA. TOTAL DE VOTOS: 90.

2° LUGAR

CONTO: UM FUTURO TEDIOSO, ESTUDANTE: THIAGO MORAIS DA CONCEIÇÃO, ORIENTADOR (A) ELIANE BRITO, ESCOLA: E. E. ANDRÉ ANTÔNIO MAGGI – IPIRANGA DO NORTE. TOTAL DE VOTOS: 88.

3° LUGAR

CONTO: O ÚLTIMO AMOR, ESTUDANTE: KATIELY ALVES JUSTINO, ORIENTADOR (A) CLAUDEMIR FERREIRA DE CARVALHO, ESCOLA: EE LUDOVICO DA RIVA NETO – ALTA FLORESTA. TOTAL DE VOTOS: 86.

QUADRINHOS

1° LUGAR

QUADRINHO: PEDRO DOBEMFAZPARTE EM – DEUS E SUAS DORES, ESTUDANTE: GULILHERME DE SOUSA BEZERRA, ORIENTADOR (A) JANICE DESTACIO, ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL PADRE TIAGO – MIRASSOL D’OESTE. TOTAL DE VOTOS: 55.

2° LUGAR

QUADRINHO: PICOLEZEIRO, ESTUDANTE: IGOR FERREIRA COSTA, ORIENTADOR (A) RENATA DE MELO SOUZA, ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL NILZA DE OLIVEIRA PIPINO – SINOP. TOTAL DE VOTOS: 46.

3° LUGAR

QUADRINHO: UM AMOR NÃO CORRESPONDIDO, ESTUDANTE: KETHINEY CRISTINA BRENTANO LIMA, ORIENTADOR (A) ALINE, ESCOLA: E.E TANCREDO NEVES – NOVA NAZARÉ. TOTAL DE VOTOS: 42.

VÍDEOS

1° LUGAR

VÍDEO: DITINHO E O PEIXE, ESTUDANTE: ISADORA JOVANA DE SOUZA POLIDORIO, ORIENTADOR (A) ANTONIO MARLON DE LIMA FERREIRA, ESCOLA: E. E CORONEL ANTÔNIO PAES DE BARROS – COLÍDER, TOTAL DE VOTOS: 372.

2° LUGAR

VÍDEO: SIRIRI EM VÁRZEA GRANDE, ESTUDANTE: MARCOS GUILHERME GODOY DE ALMEIDA, ORIENTADOR (A) CELI MINAS NOVAS, ESCOLA: E.E MILITAR TIRADENTES TEN CEL PM LOUIRSON RODRIGUES BENEVIDES – VÁRZEA GRANDE, TOTAL DE VOTOS: 252.

3° LUGAR

VÍDEO: A FILHA DA OUTRA, ESTUDANTE: SUÉLLY LAUANY BATISTA CAMPOS, ORIENTADOR (A) VANESSA SIMÕES, ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL 29 DE JUNHO – PARANATINGA, TOTAL DE VOTOS: 123.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana