economia

TikTok afasta executivo que dizia não acreditar em licença-maternidade

Publicados

em

source
Executivo do TikTok é afastado após dizer que não acredita em licença-maternidade
Lorena Amaro

Executivo do TikTok é afastado após dizer que não acredita em licença-maternidade

Joshua Ma, executivo sênior da companhia chinesa ByteDance, proprietária do TikTok, foi afastado do cargo depois de afirmar que “não acreditava” em licença-maternidade. Segundo um e-mail enviado na quarta-feira (8) à equipe e ao qual o Financial Times teve acesso, Ma vai “tirar uma folga” e deixar o cargo de líder da equipe de comércio eletrônico no Reino Unido, onde ele trava um confronto cultural com funcionários da empresa.

O jornal britânico informa que o sucessor de Ma será Patrick Nommensen, que liderou o lançamento do comércio eletrônico no Reino Unido e foi responsável pelas operações de criação, além de beleza e outras categorias.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

De acordo com seu perfil no LinkedIn, Nommensen trabalha para a ByteDance desde 2016, quando o TikTok foi lançado, e também para o Musical.ly, um aplicativo de música viral que a ByteDance adquiriu em 2017.

A decisão de substituir o executivo vem após uma investigação do FT. O jornal revelou que Ma fez os comentários num jantar com funcionários da equipe de comércio eletrônico do TikTok, em Londres. A empresa disse que também está conduzindo uma investigação sobre as denúncias.

“Como você deve saber, o Financial Times publicou hoje um artigo com algumas alegações desanimadoras sobre nossas operações no Reino Unido. Esperamos que essa experiência dolorosa nos torne uma equipe mais forte, mais próxima e melhor a longo prazo”, dizia o e-mail , intitulado “Manter uma cultura de trabalho positiva”.

No e-mail também foi pedido que a equipe relate quaisquer violações do código de conduta da ByteDance por meio de uma linha direta anônima. O TikTok se recusou a comentar o e-mail, segundo o FT.

Artigo expõe queixas de funcionários

Baseado no testemunho de funcionários atuais e ex-funcionários, o artigo publicado pelo jornal britânico revelou como o lançamento do recurso de compras ao vivo do TikTok no Reino Unido desencadeou um êxodo de funcionários da equipe de comércio eletrônico de Londres. Alguns funcionários se queixaram de uma cultura empresarial agressiva, com metas e expectativas irreais que contrariam as práticas de trabalho britânicas. 

Os funcionários disseram que deveriam trabalhar mais de 12 horas por dia, começando cedo para atender chamadas com a China e encerrando o trabalho tarde, pois as transmissões ao vivo eram mais bem-sucedidas à noite.

Alguns membros da equipe tiveram que deixar as contas de clientes após tirarem férias.

No email enviado à equipe, o TikTok disse que está investindo fortemente na expansão dos recursos, estruturas e processos para oferecer uma experiência positiva a seus funcionários. Disse ainda que “o bem-estar de nossa equipe é nossa principal prioridade… [e] a liderança apoia 100% o uso de férias anuais para recarregar totalmente e passar tempo com amigos e familiares”.

*Com agências internacionais

Comentários Facebook
Propaganda

economia

O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor

Publicados

em

O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor
Divulgação

O que esperar do 5G no varejo? Tecnologia promete revolucionar o setor

Sinônimo de inovação, a chegada do 5G ao Brasil promete revolucionar o varejo e as relações sociais.  Já disponível em Brasília, Porto Alegre, João Pessoa, Belo Horizonte e São Paulo, a expectativa é que a tecnologia esteja em todas as capitais brasileiras até o final deste ano. Mais do que velocidade de navegação, o 5G promete transformar as experiências de compra, que serão mais completas, diferenciadas e eficientes.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Segundo o relatório da EMIS, plataforma digital do Grupo ISI Emerging Markets, estima-se um aumento de 3,8% nas vendas do varejo brasileiro em 2022. Esta perspectiva já é realidade para a China, que além de liderar a corrida de implantação do 5G, aumentou 4,9% das suas vendas em outubro de 2021.

“Realidade virtual, lives commerce , metaverso e muitas outras tecnologias serão facilitadas com o 5G. É a hora dos executivos se atentarem às tendências e possibilidades que dão match com o seu público-alvo. Por isso, traçar caminhos estratégicos e inovadores para cada negócio é crucial neste momento, afinal o 5G traz benefícios para todos”, afirma Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma de vendas online.

Há quem diga que o 5G mudará o jeito de se fazer varejo no Brasil. Ampliar o uso da inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT), isto é, dos produtos interconectados também está no radar. Com isso, o consumidor que está cada vez mais exigente e imediatista, além de uma experiência de compra mais completa, poderá ter um consumo ainda mais eficiente. Por outro lado, os varejistas terão novas oportunidades e facilidades, inclusive em etapas burocráticas como o pagamento.

Mas, afinal, o que esperar da tecnologia 5G? O executivo listou abaixo três avanços significativos para o varejo brasileiro:

Fidelidade à marca

Inovação, qualidade e agilidade são premissas para o 5G. A tecnologia possibilitará que o atendimento automatizado ganhe ainda mais espaço no dia a dia do cliente. A partir da implementação de soluções como IoT e IA, será possível coletar dados dos usuários, identificar demandas e proporcionar experiências personalizadas.

“O 5G possibilita uma coleta mais veloz e em maior volume, capaz de otimizar a experiência do cliente durante toda sua jornada de compra. Mapear hábitos e padrão de consumo é essencial para uma experiência mais assertiva. Estes dados são valiosos para mais do que ampliar os lucros da empresa, aumentar a fidelidade à marca”, explica Araújo.

Automatização dos processos

Com a chegada do 5G, o machine learning – ramo da inteligência artificial (IA) que reconhece padrões ou a capacidade de aprender continuamente ou fazer previsões com base em dados – também se beneficia e, consequentemente, traz avanços significativos para o varejo.

A tecnologia, além de apoiar estratégias de segurança, automatiza pagamentos e aprimora a performance nas operações, a exemplo da gestão dos funcionários, estoque e logística. “Os clientes terão os prazos de entrega mais atualizados e rastreados em tempo real. Embora esta tecnologia já exista, nem sempre há um funcionamento sem atrasos. Em resumo, o 5G traz maior estabilidade e velocidade aos processos que já existem”, destaca o executivo.

Presença digital e omnichannel

O comércio eletrônico registou um crescimento significativo nos últimos meses: 12,59% no primeiro trimestre de 2022, aponta índice do MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital.

De acordo com Jefferson Araújo, diante desse boom do e-commerce, os empresários precisam estar cada vez mais atentos às estratégias multicanais disponíveis para o varejo. O 5G promete acelerar as soluções em omnichannel , possibilitando assim que o varejista esteja presente em mais de um canal de venda e ofereça uma experiência personalizada para o cliente. “Hoje, o omnichannel é o caminho mais promissor para os resultados do varejo”, complementa o CEO.


Fonte: IG ECONOMIA

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana