POLÍTICA MT
Thiago Silva viabiliza retomada da reforma de escola em Rondonópolis

Reunião com Alan Porto
Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA
Após indicação e cobrança do deputado estadual Thiago Silva (MDB), a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) confirmou na sexta (18), por meio do secretário Alan Porto, a licitação a ser realizada nesta semana para reforma e ampliação da Escola Adolfo Augusto de Moraes, na Vila Aurora, em Rondonópolis.
Desde 2019, quando foi presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado tem cobrado a Seduc a prioridade na reforma geral da Escola que atende centenas de alunos. A reforma teve início no governo passado, em 2016, porém foi interrompida, por indícios de corrupção.
“Conseguimos junto ao Estado a prioridade nesta reforma e hoje (22) foi encaminhada para a licitação da escola, no valor de R$ 4,5 milhões, que vai garantir uma nova e moderna estrutura predial para a comunidade escolar. Quem é de Rondonópolis sabe da importância que a unidade escolar Adolfo tem para a história e a formação de famílias que contribuíram para o crescimento da cidade. A Escola Adolfo é considerada uma das mais tradicionais da cidade, com mais de 50 anos de história e formação de milhares de cidadãos rondonopolitanos”, disse Thiago Silva.
De acordo com o secretário Alan Porto, o governo do estado está trabalhando para dar a ordem de serviço da obra ainda neste primeiro semestre.
Defensor da educação pública de qualidade, Thiago Silva afirmou que vai continuar acompanhando de perto e buscar a celeridade por parte da Secretaria Estadual de Educação para que essa importante obra possa ser entregue para a comunidade escolar de Rondonópolis.

POLÍTICA MT
Assembleia aprova “Programa de Alimentação Balanceada” para escolas de MT

Foto: Karen Malagoli
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 77/2019 que cria o Programa de Alimentação Balanceada em escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio do Estado de Mato Grosso.
Desenvolvido pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT), a instalação do programa tem por finalidade a promoção da alimentação saudável, obedecendo a padrões de qualidade nutricional e de vida indispensáveis à saúde dos alunos do estado. “Criamos o projeto para impedir que essas crianças e adolescentes se alimentem de uma maneira não saudável, cresçam e venham a adquirir alguma doença crônica por essa má alimentação na infância. Apesar das mudanças, esse substitutivo ainda prevê orientações, campanhas e abordagens para propiciar, não só uma alimentação balanceada, mas a prática de alguma atividade física”, disse.
Com essa aprovação, as instituições escolares devem promover mecanismos efetivos à promoção da alimentação saudável junto à comunidade escolar, alunos, famílias, professores, funcionários da escola, proprietários e funcionários de cantinas escolares. Além de promover a disseminação de informações multifatoriais sobre o consumo consciente de alimentos e hábitos de vida saudáveis para o combate a obesidade, diabetes, hipertensão.
A proposição também prevê a capacitação dos responsáveis dos aspectos higiênico-sanitários relevantes para o exercício do comércio de alimentos de acordo com os regulamentos da Secretaria Estadual da Saúde.
O texto é um substitutivo à proposição que proibia a venda de doces, refrigerantes, salgados fritos e outros alimentos industrializados que colaborassem para o desenvolvimento de da obesidade, diabetes e hipertensão em cantinas de instituições de ensino do estado.
Agora, o projeto aguarda sanção ou veto do governador Mauro Mendes (União).
-
POLÍTICA NACIONAL4 dias atrás
Ao ser preso pela PF, pastor afirmou que iria ‘destruir todo mundo’
-
artigos5 dias atrás
Caminhos para a prosperidade
-
mato grosso6 dias atrás
Politec identifica uma das vítima fatais de acidente entre caminhões
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Menino de 5 anos morre ao ser deixado pela mãe no carro em dia de 38ºC
-
mato grosso6 dias atrás
Morre o jornalista Eraldo Lima
-
temperaturas7 dias atrás
Inverno começou e promete ser seco e gelado em Mato Grosso
-
POLÍCIA6 dias atrás
Polícia prende servidor que utilizava do cargo para abusar sexualmente de menores carentes
-
SUA SAÚDE AQUI7 dias atrás
Atenção: ELA mata em até 5 anos