Saúde
Testes da vacina da Pfizer em grávidas já começaram, segundo a empresa


A vacina da Pfizer em parceria com a BioNTech contra a Covid-19 já começou a ser aplicada em mulheres grávidas nos EUA, segundo divulgação da empresa na quinta-feira passada (18).
Agora, a farmacêutica quer fazer testes clínicos globais e vai recrutar cerca de 4 mil gestantes para avaliações que devem ser completadas até janeiro de 2023.
Para Özlem Türecithe, chefe da área médica do laboratório alemão BioNTech, é hora de dar o próximo passo. “Precisamos estender nosso programa clínico para outras populações vulneráveis, como as gestantes, para, potencialmente, proteger não só elas, mas também as futuras gerações”, diz.
As gestantes não são as únicas a estar no radar da Pfizer. A empresa já iniciou testes do imunizante em adolescentes e tem planos de começar as avaliações em crianças e em pessoas com sistema imunológico comprometido. Além dela, a Moderna — cujo imunizante também foi aprovado para uso em caráter emergencial nos EUA — também pretende avaliar grávidas que receberem sua fórmula.
Atualmente, esse público está impedido de receber as vacinas contra a Covid-19 e as autoridades médicas americanas pedem que sejam feitas pesquisas imediatamente para que isso seja corrigido. Cientistas ligados ao governo federal americano dizem que as grávidas são mais vulneráveis ao novo coronavírus que outros indivíduos, mas os médicos recomendam que não elas recebam os imunizantes.
“Gestantes ou lactantes não deveriam ser protegidas de participar das pesquisas, mas sim ser protegidas por causa das pesquisas”, diz o Instituto Nacional de Saúde dos EUA em documento assinado e publicado pelo Journal of the American Medical Association (JAMA). “As suposições devem ser abandonadas quando o assunto é a vacinação dessa população.”
Você viu?

Normalmente, as grávidas são excluídas de testes clínicos de novos medicamentos para protegê-las e a seus bebês. Isso porque as alterações no organismo durante a gestação podem levar a resultados inesperados se houver a aplicação de medicações — especialmente as que ainda estão em teste.
No caso da Covid-19, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA), autoridade equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pediu às farmacêuticas que incluíssem esse público em suas campanhas de vacinação. Antes disso, porém, é essencial que os laboratórios conduzam estudos específicos para informações mais consistentes.
Em testes com animais, a vacina da Pfizer não apresentou nenhuma evidência de “toxicidade reprodutiva ou de fertilidade”. Além disso, participantes que receberam a vacina e engravidaram depois também não relataram problemas.
Fonte: CBS News

Saúde
Com média móvel de mortes recorde, 46 entidades médicas pedem o uso de máscaras


Depois da média móvel de mortes por Covid-19 bater recorde no Brasil neste sábado (27), 46 entidades médicas do país divulgaram um manifesto, neste domingo (28), pedindo para que a população utilize máscaras para conter a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
“Máscaras são instrumentos eficazes para a redução da transmissão de vírus respiratórios e são preconizadas na atual pandemia para uso, não apenas por profissionais da saúde no cuidado de indivíduos com suspeita ou diagnóstico de COVID-19, mas por todos. O uso correto da máscara é a ação pessoal com efeito coletivo fundamental para diminuir a circulação do vírus da COVID-19 que assola o país neste momento”, diz a nota.
Na quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para questionar a eficácia do equipamento de segurança , utilizando como base um “estudo de uma universidade alemã” que, na verdade, ainda não foi verificado e trata-se de uma pesquisa online com pouco rigor . Para as entidades, direcionamentos contrários ao uso de máscaras “confundem e agravam a situação do país”.
Além do uso de máscaras, os médicos que assinam a nota pedem também outras medidas para conter a disseminação da doença , como “istanciamento físico, não compartilhamento de objetos de uso pessoal e a higienização das mãos”.
Confira o manifesto na íntegra:
As 45 Sociedades médicas que assinam esse manifesto, fazem um apelo à população brasileira e sociedade civil, reforçando a importância imprescindível do uso de máscaras, além do cumprimento de outras ações para contenção da pandemia da Covid-19, como o distanciamento físico, não compartilhamento de objetos de uso pessoal e a higienização das mãos.
Você viu?
Máscaras são instrumentos eficazes para a redução da transmissão de vírus respiratórios e são preconizadas na atual pandemia para uso, não apenas por profissionais da saúde no cuidado de indivíduos com suspeita ou diagnóstico de COVID-19, mas por todos. O uso correto da máscara é a ação pessoal com efeito coletivo fundamental para diminuir a circulação do vírus da COVID-19 que assola o país neste momento.
No dia 25 de fevereiro de 2021 atingimos a marca de mais de 250 mil mortes por COVID19 no Brasil, sendo 1582 mortes em um único dia, uma morte por minuto. Os hospitais da rede pública e privada de muitos municípios do Brasil encontram-se com a ocupação quase máxima, podendo levar ao risco, a vida daqueles que necessitem de assistência médica hospitalar por qualquer doença. A vacinação ainda caminha em passos lentos e de forma descontínua retardando seus efeitos benéficos.
É urgente que as medidas efetivas para diminuir a transmissão da doença sejam assumidas pela população como compromisso social para diminuir a possibilidade do surgimento de novas variantes do vírus e o colapso total dos serviços de saúde de todo país.
Acreditamos que é de suma importância este posicionamento público, de entidades competentes, em orientar a população com informações seguras e baseadas na ciência, de forma clara e convergente. Direcionamentos contrários desconstroem, confundem e agravam a situação do país.
Assinam esse manifesto:
- Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
- Associação Alagoana de Doenças do Tórax
- Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica
- Associação Brasileira de Alergia e Imunologia
- Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação
- Associação Brasileira de Transplante de Órgãos
- Associação Brasiliense de Medicina da Família e Comunidade
- Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia
- Associação de Medicina Intensiva Brasileira
- Associação de Medicina Intensiva do DF
- Associação de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Rio Grande do Norte
- Associação Maranhense de Pneumologia e Cirurgia Torácica
- Associação Médica de Brasilia
- Associação Paraense de Pneumologia e Tisiologia
- Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia
- Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade
- Associação Pernambucana de Pneumologia e Tisiologia
- Faculdade de Medicina de Botucatu / Unesp
- Sociedade Brasileira de Anestesiologia
- Sociedade Brasileira de Cardiologia
- Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica
- Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
- Sociedade Brasileira de Hepatologia
- Sociedade Brasileira de Infectologia
- Sociedade Brasileira de Nefrologia
- Sociedade Brasileira de Patologia
- Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial
- Sociedade Brasileira de Pediatria
- Sociedade Brasileira de Reumatologia
- Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia
- Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente
- Sociedade Brasiliense de Doenças Torácicas
- Sociedade Brasiliense de Reumatologia
- Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia
- Sociedade de Pneumologia da Bahia
- Sociedade de Pneumologia do Espírito Santo
- Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Mato Grosso
- Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio de Janeiro
- Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul
- Sociedade Goiana de Pneumologia e Tisiologia
- Sociedade Mineira de Pneumologia e Tisiologia
- Sociedade Paraibana de Tisiologia e Pneumologia
- Sociedade Paulista de Infectologia
- Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia
- Sociedade Paulista de Reumatologia
-
chapada dos guimaraes4 dias atrás
Projeto une literatura e artes visuais em Chapada dos Guimarães
-
BRASIL E MUNDO4 dias atrás
Homem mata vizinha e cozinha o coração dela para comer com a família; entenda
-
mato grosso4 dias atrás
Cuiabá fecha 38 leitos de UTI; Governo do Estado notifica órgãos de controle
-
Cuiabá6 dias atrás
Servidores efetivos devem atualizar cadastro anual; Veja cronograma
-
mato grosso4 dias atrás
Mato Grosso recebe 21 mil doses de vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira
-
AGRO & NEGÓCIO2 dias atrás
LEITE/CEPEA: Preço ao produtor acumula queda de 6,7% no primeiro bimestre
-
BRASIL E MUNDO5 dias atrás
Mãe que compartilhava filha com namorados é condenada por estupro
-
mato grosso4 dias atrás
Secretária Nacional da Família conhece projetos desenvolvidos por Virginia Mendes