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TCE-MT fortalece ações internas para garantir atendimento ininterrupto durante a pandemia, apontam balanços

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Para manter a prestação ininterrupta de serviços aos jurisdicionados e à sociedade durante o período desafiador de pandemia de Covid-19, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) precisou reinventar dinâmicas de trabalho e fortalecer ações internas, voltadas à organização, comunicação e capacitação de servidores.
 
O empenho prova-se frutífero com os números divulgados recentemente no balanço semestral das secretarias de Administração; Executiva de Gestão de Pessoas; e Planejamento Integração e Coordenação. A avaliação é do presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.

“Já no início da pandemia buscamos alternativas para que o trabalho fosse feito sem prejuízos à sociedade e, ao mesmo tempo, sem expor nossos servidores. Agora, em 2021, estes dados vêm para consolidar que estávamos e estamos no caminho certo, investindo na nossa estrutura interna para poder oferecer o melhor externamente”, diz.

Só entre janeiro e junho deste ano, a Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas realizou 1.323 processos de triagem e agendamento de Exames do Covid-19 para servidores e colaboradores do TCE/MT, bem como acompanhamento dos resultados e orientações e encaminhamento para o médico contratado da instituição, quando positivados.

Além disso, realizou 1.496 atendimentos de servidores via SGD, e-mail, Whatsapp e Skype; digitalizou 2.134 documentos e elaborou e enviou 664 arquivos de decisões de processos internos, atos e portarias para publicação no Diário Oficial de Contas (DOC).
 
Foram efetuadas campanhas de doação de sangue, vacinação, doação de roupas e alimentos e recolhimento de mais de 1.000 kg de papel para reaproveitamento. Somadas, as ações dos núcleos que compõem a Pasta ultrapassam 18 mil demandas distribuídas entre mais de 120 serviços específicos.

“Foi por meio da consistência e competência de nossas equipes que conseguimos dar uma resposta rápida à população no que diz respeito ao combate da Covid-19 em Mato Grosso. Graças a isso, recebemos reconhecimento nacional de outros órgãos de controle, que buscaram informações sobre procedimentos adotados aqui”, ressalta o presidente.

O alto volume de trabalho se repete na Secretaria Executiva de Administração, que concretizou 100% da readequação das instalações de combate a incêndio e pânico na Escola Superior de Contas e 80% no Edifício Marechal Rondon.
 
A Pasta também aponta dezenas de demonstrativos analíticos das ocorrências mensais relativas aos procedimentos licitatórios abertos pelos jurisdicionados do TCE-MT; procedimentos licitatórios homologados; ocorrências mensais relativas a contratos e instrumentos congêneres e ocorrências de alterações contratuais.

Vale destacar ainda a realização de parcerias como a cooperação técnica com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso (TRE-MT), para compartilhar atividades de formação, cooperação técnica para o projeto-piloto de sistema Aplic, firmado junto a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), e Adesão a Rede nacional de Ouvidorias.
 
Responsável por desenvolver ações voltadas ao desenvolvimento institucional com ênfase no Plano Estratégico e no Modelo de Excelência em Gestão Pública, a Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação, por sua vez, realizou 60 encontros virtuais distribuídos entre reuniões, oficinas de mapeamento de processos e da ISO/ABNT.
 
Neste contexto, vale destacar que o TCE-MT possui dois Sistemas Certificados: o sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e o Sistema de Gestão de Energia (SGE). Assim, a fim de mantê-los, foram realizadas 15 ações referentes à temática. O relatório da Pasta aponta ainda a realização de outras mais de 20 ações distribuídas entre diferentes setores.

Andre Garcia Santana
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
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Fonte: TCE MT

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Avaliação de Desempenho com Foco em Competências começa nesta quarta-feira (20)

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A fim de aperfeiçoar a Gestão de Desempenho, o reconhecimento e a valorização profissional, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) dá início, nesta quarta-feira (20), a Avaliação de Desempenho com Foco em Competências de 2021. A avaliação, que é voltada aos servidores efetivos e comissionados, é 100% online. 

O link com o questionário estará disponível até o dia 27 de outubro, por e-mail, whatsapp e Intranet, seguindo o cronograma estabelecido na portaria n° 173/2021, publicada no Diário Oficial de Contas do dia 13/10/21. Clique aqui para acessar o questionário.

Promovida pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, a avaliação é utilizada para a elaboração do Plano Anual de Capacitação, com o objetivo de melhorar o desempenho dos servidores. 

Frente a isso, o Secretário Executivo de Gestão de Pessoas, Eneias Viegas da Silva, ressalta a importância dos líderes do Tribunal de Contas estimulem seus liderados a responderem a avaliação.

“Nosso intuito é promover o desenvolvimento humano e institucional, fomentar a prática de Gestão de Pessoas por parte das lideranças, propiciar condições favoráveis à melhoria dos processos de trabalho e identificar e avaliar o desempenho individual de cada servidor, para ter clareza do que se espera de sua atuação profissional e um diagnóstico das dificuldades. Com isso, temos embasamento para subsidiar programas de capacitação e aperfeiçoamento, a fim de garantir a melhor entrega dos serviços prestados, aprimorando quesitos como qualidade e tempo”, explicou.

Confira o cronograma e o passo a passo para realizar a avaliação:

– Passo a passo para servidores

– Passo a passo para líderes

Cronograma

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
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Fonte: TCE MT

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