BRASIL E MUNDO

Taxa de desemprego recua para 10,5% no trimestre encerrado em abril

Publicados

em

A taxa de desemprego no país registrou queda e ficou em 10,5% no trimestre encerrado em abril. É a menor para esse trimestre desde 2015, quando a taxa foi de 8,1%. Em relação ao trimestre anterior, o recuo foi de 0,7 ponto percentual. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada na terça-feira (31/05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O número de pessoas ocupadas agora soma 96,5 milhões, o maior da série histórica, iniciada em 2012. Na comparação com o trimestre de novembro a janeiro houve alta de 1,1%. Já em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, a alta foi de 10,3%. Isso representa um aumento de 1,1 milhão de pessoas no trimestre e de 9 milhões de ocupados no ano.

O nível da ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, estimado em 55,8%, apresentou alta de 0,5 ponto percentual frente ao trimestre anterior e de 4,8 pontos percentuais ante igual trimestre do ano anterior.

“Chama atenção a manutenção desse processo de queda da taxa de desocupação influenciada, principalmente, pela contínua expansão da ocupação que nesse trimestre foi bastante concentrada nas atividades de transporte, armazenagem e correio. Outros serviços pessoais de embelezamento prestados às famílias como manicure, cabeleireiro e esteticista e, também, no segmento da educação que teve uma expansão significativa”, detalhou a coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, Adriana Beringuy.

A população desocupada teve recuo estimado em 11,3 milhões de pessoas, queda de 5,8% frente ao trimestre anterior. Isso significa que 699 mil pessoas saíram dessa situação.

O pizzaiolo José de Arimatéia Barros Júnior, que vive no Distrito Federal, está entre essas mais de 600 mil pessoas que conseguiram um emprego. Foram três meses de procura e agora ele comemora trabalhando em uma panificadora. “A pessoa ficar desempregada é algo muito sério. Hoje, com esse trabalho, eu garanto o sustento da minha família, da minha filha, e é muito bom”, disse.

O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 35,2 milhões de pessoas, subindo 2,0% frente ao trimestre anterior e 11,6% na comparação anual.

“Permanece a expansão do emprego com carteira no setor privado o que é um resultado bastante positivo, visto que contribui com a formalização do mercado de trabalho”, disse Adriana Beringuy.

Realidade do mercado de trabalho

Com cerca 211 mil domicílios pesquisados por trimestre, a Pnad Contínua é o principal instrumento para monitorar a força de trabalho no país. A pesquisa é realizada nos 26 estados e no Distrito Federal e traz dados sobre trabalho, renda, escolaridade, entre outros.

O cidadão que for procurado para contribuir com a pesquisa pode confirmar a identidade do entrevistador no site Respondendo ao IBGE ou via Central de atendimento (0800 721 8181), conferindo a matrícula, RG ou CPF do entrevistador.

Fonte: Brasil.gov

Comentários Facebook
Propaganda

BRASIL E MUNDO

Capital sedia corrida de rua na região da Marginal Pinheiros

Publicados

em

A capital paulista recebe no próximo domingo (21), às 6h30, mais uma etapa do Santander Track&Field Run Series, na região da Marginal Pinheiros, com opções de distância para os atletas de 5, 10 e 15 km.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), irá monitorar o trânsito na região, das 2h às 11h, para a realização da corrida, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

As vias que compõem o percurso da corrida serão bloqueadas a partir das 2h, com a implantação dos desvios de tráfego, que visam garantir as condições de segurança e conforto dos participantes e dos usuários do tráfego de passagem.

*Percurso*

*5k* – Avenida Magalhães de Castro, pista local, sentido Interlagos, altura do Shopping Cidade Jardim, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, contra fluxo, acesso pista expressa da Marginal Pinheiros, com retorno na altura da estação Morumbi, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto – contra fluxo, Avenida Magalhães de Castro, pista local, contra fluxo até altura do Shopping Cidade Jardim (chegada).

*10k* – Avenida Magalhães de Castro, pista local, sentido Interlagos, altura do Shopping Cidade Jardim, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira – contra fluxo, acesso pista expressa da Marginal Pinheiros, com retorno na altura da Ponte Laguna, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada), sentido Aeroporto – contra fluxo, Avenida Magalhães de Castro, pista local, contra fluxo até a altura do Shopping Cidade Jardim (chegada).

*15k* – Avenida Magalhães de Castro, pista local, sentido Interlagos altura do Shopping Cidade Jardim, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, contra fluxo acesso pista expressa da Marginal Pinheiros, com retorno na altura da Ponte Transamérica, Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto – contra fluxo, Avenida Magalhães de Castro, pista local, contra fluxo até altura do Shopping Cidade Jardim (chegada).

Interdições – Marginal Pinheiros, pista expressa, sentido Castelo Branco, entre as pontes Transamérica e Octavio Frias de Oliveira (Estaiada); – Avenida Magalhães de Castro, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, faixas 1 e 2, entre o número 12.000 até a Ponte Octávio Frias de Oliveira, sendo que a 3ª faixa estará liberada para veículos; – Acesso da Avenida João Dias, sentido centro, para a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, pela ponte velha; – Acesso da Ponte Edson de Godoy Bueno (Itapiúna), para a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco; – Ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada), sentido Aeroporto; – Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, sentido Marginal. *Alternativas*

*Macro desvios* – Região Santo Amaro para o Itaim: Ponte João Dias, sentido Centro, e Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco ou; – Avenida João Dias, sentido Centro, à esquerda na Rua Laguna, Avenida Cecília Lottenberg, Rua José Guerra, Avenida Cecília Lottenberg, Avenida Dr. Chucri Zaidan, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, à direita na Praça Soneto, à esquerda na Rua Guararapes e Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco.

*Micro desvios* – Marginal Pinheiros, pista expressa e seus acessos, sentido Castelo Branco, entre Ponte Transamérica e Ponte Octavio Frias de Oliveira (Estaiada): seguir pela Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco; – Acesso da Avenida João Dias, sentido Centro à pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco pela Ponte Velha João Dias: seguir pela Ponte João Dias, sentido Centro e Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco; – Acesso da Ponte Edson de Godoy Bueno (Itapiúna), para a pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco: seguir pela Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco; – Ponte Octávio Frias de Oliveira, sentido Marginal: seguir pela Avenida Jornalista Roberto Marinho, sentido Marginal, Avenida Dr. Chucri Zaidan, sentido Morumbi, Ponte Caio Pompeu de Toledo, sentido Bairro, Rua Francisco Tramontano, Avenida Dr. Alberto de Oliveira Lima e Avenida Magalhães de Castro, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos; – Viaduto José Bonifácio C. Nogueira, sentido Marginal: seguir pela Avenida Jornalista Roberto Marinho, sentido Marginal, Avenida das Nações Unidas, pista local da Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco.

A Engenharia de Tráfego da CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue 156. *Transporte coletivo* Não haverá alteração. *Recomendações* – Respeite a sinalização; – Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito; – Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança.

Fonte: IG Nacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

TECNOLOGIA

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana