Pesquisar
Close this search box.

AGRO & NEGÓCIO

Sustentabilidade da agropecuária no Semiárido Mineiro é foco de debates

Publicados

em

Um encontro virtual vai debater tecnologias para a sustentabilidade da agropecuária no Semiárido Mineiro. Os participantes terão oportunidade de acompanhar palestras técnicas e conhecer casos de sucesso.

O evento faz parte de ações de Transferência de Tecnologia desenvolvidas pela Embrapa Milho e Sorgo e uma rede de parceiros nas regiões do Vale do Jequitinhonha e do Alto Rio Pardo. O trabalho, criado por meio de articulação entre entidades, busca atender demandas apresentadas por agricultores e lideranças locais. “Temos como objetivo incentivar a adoção dos princípios de Boas Práticas Agrícolas (BPAs) no Semiárido Mineiro, por meio da socialização de tecnologias, práticas, produtos, processos e serviços associados aos sistemas integrados de produção agropecuária”, explica o agrônomo Marco Aurélio Noce, da Embrapa Milho e Sorgo.

No dia 29/11 (terça-feira), serão apresentadas três palestras técnicas:

– O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) como estratégia para o Semiárido

– O conhecimento das condições edafoclimáticas como ferramenta para tomada de decisões na agropecuária

– A contribuição dos bioinoculantes para a produção sustentável – o exemplo do BiomaPhos

Além das palestras, serão apresentados os resultados alcançados na região pelo projeto coordenado pela Embrapa e também casos de sucesso de implantação de ILP no Semiárido Mineiro. Após as apresentações, haverá oportunidade para que os participantes façam perguntas aos palestrantes, a fim de tirar dúvidas e debater ideias.

O evento “Tecnologias para sustentabilidade da agropecuária no Semiárido Mineiro” ocorre no próximo dia 29 de novembro, a partir das 8h30, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube. Para acompanhar, acesse: https://youtu.be/jTWEdmoJiQg

Parcerias

O trabalho, coordenado pela Embrapa Milho e Sorgo, conta com uma rede de parcerias, que envolve Anater, Emater-MG, Senar, Sebrae, Epamig, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Nova Ambaj (Nova Associação dos Municípios da Microrregião do Baixo Jequitinhonha), sindicatos rurais, prefeituras e produtores das regiões atendidas.

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

RS decreta estado de emergência por chuvas: Setor agrícola mobiliza-se em solidariedade

Publicados

em

Os produtores rurais do Rio Grande do Sul enfrentam uma calamitosa, por conta das fortes chuvas que têm afetado a região desde o domingo (28.04). Segundo levantamentos da Defesa Civil, até o final da tarde de quarta-feira (01.05) foram registradas 11 mortes, 21 pessoas estão desaparecidas e mais de 3,4 mil desabrigadas. As áreas mais atingidas incluem a Região Metropolitana de Porto Alegre, dos Vales, Central, Serra e Sul.

Diante da gravidade da situação, o estado decretou estado de calamidade pública, reconhecendo os eventos climáticos como desastres de Nível III, caracterizados por danos e prejuízos elevados. O decreto destaca a necessidade de apoio às áreas afetadas e a mobilização de recursos para assistência à população.

O governador Eduardo Leite afirmou que esta é a maior tragédia já enfrentada pelo Rio Grande do Sul. Com dificuldades de acesso às áreas afetadas, as equipes de resgate têm enfrentado obstáculos para realizar operações de socorro.

Além das perdas humanas, as chuvas têm causado danos materiais significativos, afetando mais de 100 municípios gaúchos e colocando em risco milhares de pessoas. O governo anunciou a suspensão das aulas na rede pública estadual como medida de precaução.

No campo, ainda não há um levantamento que aponte as principais culturas afetadas, mas a estimativa é de que serão consideráveis, dada à extensão dos danos causados ao Estado de maneira geral.

Isan Rezende, presidente do Instituto do Agronegócio (IA), expressou solidariedade aos agropecuaristas do Rio Grande do Sul diante das adversidades enfrentadas. “Nossos pensamentos estão com os agricultores e pecuaristas gaúchos neste momento difícil. É fundamental que o setor se una para superar os desafios causados pelas chuvas intensas e prestar apoio mútuo”, declarou Rezende.

A previsão do tempo alerta para a continuidade das chuvas nas próximas horas, aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e outras ocorrências relacionadas ao clima adverso. O governador Leite enfatizou a importância de precaução e solidariedade neste momento desafiador.

Fonte: Pensar Agro

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

MATO GROSSO

Política Nacional

AGRO & NEGÓCIOS

ESPORTES

VARIEDADES

CIDADES

TECNOLOGIA

Mais Lidas da Semana