Cuiabá

Stopa reconhece importância do apoio do TCE no fortalecimento da transparência pública no Município

Publicados

em


Assessoria

Clique para ampliar

Em encontro realizado nesta segunda-feira (07), o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas de Cuiabá, José Roberto Stopa, parabenizou a forma como o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso vem atuando para fortalecer a transparência nos Municípios. Segundo ele, além da eficiência nas atividades de fiscalização e controle, o órgão tem sido um importante parceiro na aplicação de ações que asseguram zelo nas finanças públicas.

“Promover o desenvolvimento de forma transparente e zelosa é o que norteia a nossa gestão. Nesse caminho, contamos com a parceria de diversas entidades e uma delas é o TCE. Cuiabá está no caminho da modernidade e isso deve ser promovido com total responsabilidade. Por isso, agradeço ao presidente Guilherme Maluf e ao conselheiro Antonio Joaquim, que nos receberam para debater sobre a transformação que Cuiabá vem passando”, disse Stopa.

O vice-prefeito citou como um dos exemplos de sucesso da parceria a implantação do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) na estrutura administrativa da Prefeitura de Cuiabá. O PDI tem como objetivo contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando e incentivando a adoção da gestão voltada para resultados em benefícios da sociedade.

“Junto com o Tribunal de Contas, aplicamos toda essa metodologia nas secretarias do Município e vamos continuar estreitando essa relação, que traz resultados positivos à população. O PDI é pautado na transparência, no controle social, no planejamento estratégico e na inovação. Ou seja, contamos com uma ferramenta eficiente que nos auxilia a promover um trabalho focado nas principais necessidades do cidadão cuiabano”, argumentou.

Também contando com o apoio do TCE, a Prefeitura de Cuiabá implementou junto a suas ações o projeto Conselho Transparente. A atividade é voltada aos Conselhos Municipais e disponibiliza um portal exclusivo para que divulguem todas as informações correspondentes às áreas de atuação de cada uma das entidades. Dessa forma, os órgãos de controle e o cidadão poderão verificar, de forma dinâmica, todos os atos administrativos das instituições.

O projeto Escola Transparente é outro desenvolvido por meio da colaboração mútua entre Prefeitura de Cuiabá e Tribunal de Contas do Estado. A iniciativa é fundamental na prestação de contas de cada unidade, detalha os aspectos como plano de ensino, calendário de atividades, recursos repassados pela Secretaria Municipal de Educação e a forma como os valores são utilizados pelos gestores.

Comentários Facebook
Propaganda

Cuiabá

Campanha ‘Cuiabá por Elas’ realiza doação de mil absorventes às reeducandas

Publicados

em


Matheus Pires

Clique para ampliar

A Secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni, esteve na manhã desta quinta-feira (29) na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, para a entrega de absorventes as reeducandas da unidade prisional. Os produtos de higiene foram arrecadados pela campanha “Cuiabá por elas”, idealizada pela primeira-dama do município, Marcia Pinheiro.

“Hoje temos 257 mulheres privadas de liberdade, muitas delas carentes, vindas de outros estados, sem o auxílio da família. Por isso só temos agradecer ao prefeito e a primeira-dama que nos fizeram essa grande doação”, declarou Gicelma Ferreira Silva, diretora do presídio.

De acordo com a Zamproni, a Pastoral Carcerária entrou em contato com a secretaria para informar que mais de um terço das reeducandas só tinham acesso a absorvente por meio de doações ou da assistência de familiares. Porém, a maioria delas não recebem visita de parentes, o que despertou a sensibilidade da gestão.

“As mulheres são esquecidas pelo próprio sistema que as trata como homens. A elas são oferecidos os mesmos auxílios que aos encarcerados do sexo masculino, ignorando a diferença de gênero e necessidades extras. Diante dessa realidade entregamos cerca de mil absorventes”, explica.

Uma das reeducadas agradeceu a secretária pela doação e declarou que este item é de extrema necessidade e importância para todas elas.

“Quero agradecer em nome de todas as reeducandas por esta doação. Como já falamos muitas de nós somos “forasteiras” viemos de outros estados e não recebemos ajudas dos nossos familiares. Muito obrigado por lembrarem da gente”, afirma.

Segundo a primeira-dama, este foi mais um passo que a gestão vem dando para com os mais necessitados. Ela destacou que a prefeitura de Cuiabá, preocupados com as mulheres reeducandas e sua reinserção social, assinou um termo de cooperação com Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços, onde 32 mulheres já estão prestando serviços.

“Futuramente queremos desenvolver um trabalho dentro do presídio para que essas mulheres entendam um pouco mais sobre as ações e políticas da Secretaria da Mulher, voltadas para o combate à violência de gênero e o empoderamento feminino”, explica.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana