GERAL

SP: máquina para capturar pernilongos está em testes no Rio Pinheiros

Publicado


A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) começou, no início deste mês, os testes de um equipamento para captura de pernilongos no Rio Pinheiros, nas imediações da Usina São Paulo, antiga Usina de Traição. A máquina, desenvolvida nos Estados Unidos com apoio técnico da NASA, imita a temperatura corporal humana para atrair o mosquito e, em seguida, utiliza um ventilador de vácuo para forçá-los a entrar na unidade.

Segundo a EMAE, o equipamento promete dar mais eficiência às ações, alcançar locais onde os barcos não chegam e reduzir custos. Informações preliminares dão conta de que mais de 3 mil pernilongos por dia podem ser absorvidos. Os custos, a eficácia e precisão do sistema ainda estão sendo analisados. Se a avaliação for positiva, o sistema poderá ser adotado.

Desde 2019, início do Programa Novo Rio Pinheiros, a EMAE vem fazendo o desassoreamento, a remoção de resíduos sólidos e de vegetação aquática, bem como a roçagem e limpeza dos taludes. Segundo dados divulgados pela empresa, foram retirados 240.595 m³ de sedimentos, o equivalente a capacidade de mais de 15 mil caminhões basculantes. Sobre o lixo flutuante, foram removidos mais de 12 mil toneladas de resíduos.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
publicidade

GERAL

Anac divulga aéreas que podem transportar cilindros de oxigênio

Publicado


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou a lista das empresas que foram autorizadas a fazer o transporte de itens classificados como artigo perigoso na aviação, como os cilindros de oxigênio. A lista de 25 empresas pode ser vista no site da Anac.

O transporte de algumas cargas, em razão dos perigos associados, era feito por empresas especializadas. É o caso do transporte de cilindros contendo oxigênio, classificado como artigo perigoso (oxigênio comprimido) pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

Para transportar oxigênio, a empresa precisa ser certificada pela Anac. As regras permitem o transporte em cilindros contendo até 150 quilos de oxigênio, em aeronaves de carga ou com configuração cargueira aprovada, limitado somente à capacidade da aeronave e à segurança no transporte, critérios ordinariamente observados por essas empresas certificadas para o transporte.

As medidas são motivadas pela crise de escassez de cilindros de oxigênio pela qual a cidade de Manaus (AM) passa. O estoque de oxigênio acabou em vários hospitais da capital na semana passada, o que levou pacientes internados à morte, segundo relatos de médicos que trabalham na cidade.

Para facilitar a ajuda ao município, a Anac tomou medidas emergenciais. Dentre elas, a autorização para transporte de artigos perigosos relacionados ao combate ao covid-19 na cabine de passageiros das aeronaves e a permissão de transporte de pacientes em voos fretados com empresas de linha aérea.

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana