AGRO & NEGÓCIO

Sonda brasileira para aquicultura mostra novos sensores e funcionalidades na Agrotins Digital

Publicados

em


     A Sonda Multiparâmetros para Aquicultura, desenvolvida em parceria entra a Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e a startup Acqua Nativa, vai apresentar inovações durante a 21ª Feira Agrotecnológica do Tocantins – a Agrotins, que será realizada em formato totalmente digital, entre os dias 15 e 18 de junho.

     A tecnologia brasileira, que integra o Projeto BRS Aqua e já controlava 12 parâmetros de forma remota, tem novos sensores agregados ao monitoramento em tempo real, para detecção de amônia (gás incolor que se dissolve na água) e cianofíceas (conhecidas popularmente como algas azuis).

     “A sonda Acqua Probe ganhou também novos periféricos, entre os quais o flutuante com estação meteorológica integrada para monitoramento do clima, além da qualidade da água”, explica Hugo Vieira, diretor comercial da Acqua Nativa.

     Ele acrescenta que as novidades incluem ainda “um aplicativo com novas funcionalidades, mais segurança e informações de relevância para a produção – gestão operacional, cálculos automáticos de arraçoamento (dosagem e uso de ração para os peixes) e reparametrização remota”.

Mais vendas e menos custo

     “Além do pH, temperatura, oxigênio dissolvido (ou umidade), condutividade, turbidez, clorofila-a, a sonda agora pode ser customizada para monitoramento de até 14 parâmetros simultâneos, a um custo 75% menor em relação ao equipamento importado e com assistência técnica nacional”, avalia a pesquisadora da Embrapa Instrumentação, Débora Pereira Milori.

     Todas essas características impulsionaram as vendas da tecnologia, que somente no primeiro semestre de 2021 já superaram as o ano todo de 2020, de acordo com a startup; as cooperativas de produção de peixes são as principais usuárias do sistema.

     “A projeção é de escalonamento rápido da tecnologia, após a validação nessas cooperativas. Além da aquicultura, novos segmentos estão adotando a sonda: aquaponia, hidroponia, horticultura, agricultura de precisão, estações de tratamento de água e efluentes, monitoramento ambiental e educação”, acrescenta Hugo Vieira.

     Os detalhes sobre a apresentação da Sonda podem ser vistos no endereço http://www.embrapa.br/agrotins-2021; neste ano a feira tem como tema “Agro 4.0: Tecnologia no Campo”, para deixar o produtor rural mais conectado – no ano passado o evento capacitou cinco mil pessoas e registrou mais de 470 mil visualizações (de 62 países) na plataforma na internet.

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Propaganda

AGRO & NEGÓCIO

Inscrição gratuita para evento de lançamento da plataforma CBSoja GoLive termina dia 25

Publicados

em


Abertas até 25 de junho as inscrições gratuitas para o primeiro evento do CBSoja GoLive, plataforma que irá congregar cinco eventos técnicos on-line até a realização do IX Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do Mercosoja, em 2022, em Foz do Iguaçu (PR). Promovido pela Embrapa Soja, o evento de lançamento será no dia 28 de junho, das 8h às 15h, em formato on-line. Para a cerimônia de abertura está confirmada a participação do general, Antonio Hamilton Mourão, vice-presidente da República, de representante do Ministério da Agricultura, do presidente da Embrapa, Celso Moretti, e do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno, entre outras autoridades. 
O painel de abertura sobre “Produção sustentável de soja: desafios, oportunidades e avanços obtido” terá a moderação do presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Ricardo Manoel Arioli Silva. A primeira palestra será sobre Os desafios agroambientais do Brasil no comércio internacional e será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Marcelo Brito. Na sequência, será debatido O papel da ciência na produção sustentável de soja, pelo pesquisador, Henrique Debiasi, da Embrapa Soja.
 
A partir das 13h, será realizado o painel “Mercado internacional de grãos e farelo de soja: relações internacionais, atualidades, desafios e soluções¨, cuja moderação será conduzida pelo gerente de economia da Associação das Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove), Daniel Furlan Amaral. Uma das palestras do painel será sobre Panorama dos principais temas agro na China no momento: segurança alimentar, segurança do alimento, sustentabilidade, pela assessora da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Chefe do Núcleo China, Larissa Wachholz. Outro tema a ser debatido será o Novo padrão chinês da soja e consequências para o Brasil, pelo diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Glauco Bertoldo. Também terá destaque a palestra Las perspectivas del mercado de la soja: corto, medio y largo plazos, a ser ministrada pelo diretor de Informações e Estudos Econômicos da Bolsa de Comércio de Rosario, Julio Calzada. 
 
O presidente do CBSoja, Adeney de Freitas Bueno, pesquisador da Embrapa Soja, explica que a plataforma CBSoja GoLive está organizada para antecipar relevantes discussões relacionadas à cadeia produtiva da soja e reunir os agentes envolvidos com a cadeia produtiva da soja para discutir importantes temáticas da cultura que não podem esperar o ano de 2022. “Criamos este espaço virtual e interativo para manter todos os atores envolvidos com o sistema de produção de soja atualizados até a data do encontro presencial no IX CBSoja e Mercosoja 2022”, explica. 
 
Sobre o IX CBSOJA e o MERCOSOJA 2022
O Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e o Mercosoja 2022, que aconteceriam este ano, foram prorrogados para 16 a 19 de maio de 2022, em Foz do Iguaçu (PR). Acesse www.cbsoja.com.br e confira a programação completa dos eventos do CBSoja GoLive e do evento presencial em maio de 2022.
 
Programação Lançamento do CBSoja GoLive – on-line
28 de junho de 2021, segunda-feira – Lançamento (gratuito)
 
8h – 9h35 Cerimônia de abertura com a presença do Vice-Presidente da República, General
Antonio Hamilton Mourão 
 
9h35 – 9h50 Intervalo para visitação à feira virtual
9h50 – 11h30 Painel – Produção sustentável de soja: desafios, oportunidades e avanços obtidos
Moderador: Ricardo Manoel Arioli Silva (Presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA)
Os desafios agroambientais do Brasil no comércio internacional
Marcelo Brito (Presidente da ABAG)
O papel da ciência na produção sustentável de soja
Henrique Debiasi (Pesquisador Embrapa Soja)
 
13h – 15h Painel – O Mercado internacional de grãos e farelo de soja: relações internacionais, atualidades, desafios e soluções
Moderador: Daniel Furlan Amaral (ABIOVE – Gerente de Economia)
Panorama dos principais temas agro na China no momento: segurança alimentar, segurança do alimento, sustentabilidade
Larissa Wachholz (Assessora Especial da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Chefe do Núcleo China)
Novo padrão chinês da soja e consequências para o Brasil
Glauco Bertoldo (Diretor do DIPOV / SDA / MAPA)
Las perspectivas del mercado de la soja: corto, medio y largo plazos
Julio Calzada (Director de informaciones y Estudios Económicos de de la Bolsa de Comercio de Rosario)
 
Inscrição gratuita
Inscrições até 25 de junho na página do CBSoja GoLive: https://www.cbsoja.com.br/golive. Em tipo de inscrição escolher: lançamento

Obs: As inscrições garantem emissão de certificado aos participantes.
 

 
Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana