POLÍTICA MT

Sob articulação de Dr. Eugênio, Escola Militar de Barra do Garças dá início às atividades

Publicados

em


Foto: DIEGO SAPORSKI / Gabinete do deputado Dr. Eugênio

Após anos de espera e muitas articulações junto ao governo do Estado, o município de Barra do Garças pode finalmente comemorar o início das atividades da Escola Militar Tiradentes. As aulas tiveram início no dia 8 de fevereiro e segue no formato de aulas online determinado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para prevenção e combate a COVID-19.  

A unidade funciona no prédio da Escola Estadual São João Batista, no bairro Santo Antônio e tem como diretor o Tenente Coronel Naildo Guedes, da Polícia Militar. Inicialmente serão atendidos cerca de 400 alunos da sexta série do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Médio.

A instalação da Escola Militar em Barra do Garças é resultado de um trabalho conduzido pelo deputado estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB) desde o início de seu mandato. Em diversos momentos, Eugênio foi categórico ao cobrar do governo do Estado urgência na instalação da unidade.

Antes da garantia definitiva da escola, o deputado percorreu um longo caminho com a realização de audiências públicas, reuniões com prefeito, vereadores e comunidade escolar. Até mesmo uma visita técnica do vice-governador Otaviano Pivetta e da então secretária Marioneide Kliemaschewsk (SEDUC) ao município foi articulada pelo deputado para garantir a instalação da unidade.

“Nós precisávamos garantir a instalação da Escola Militar e mais, essa instalação precisava ter a melhor localização e atender ao maior número possível de famílias, e conseguimos. Trabalhamos arduamente para o Estado entender a importância da unidade, já que era um compromisso antigo com a comunidade escolar. Quero agradecer ao vice-governador Pivetta  e ao atual secretário Alan Porto que cumpriram conosco, e hoje Barra do Garças comemora sua merecida unidade militar de ensino. Uma escola diferenciada, pautada na valorização da família, nos princípios morais, no resgate cívico e na formação de uma postura socialmente comprometida”, definiu Dr. Eugênio.

Um sonho antigo da comunidade escolar, a Escola Militar traz consigo um currículo de referência na formação de jovens e adolescentes. Além da boa qualidade de ensino, a unidade militar instalada no bairro Santo Antônio também assumiu o importante papel de atender as famílias localizadas naquele setor, até então sem nenhuma unidade estadual.

O deputado também acompanha de perto a proposta de reordenamento das escolas estaduais que será apresentada pela Seduc ao município. A preocupação é evitar que as escolas sejam subutilizadas devido à baixa demanda.  

Padrão diferenciado – A Escola Militar de Barra do Garças é a segunda unidade instalada no Araguaia, e faz parte do projeto de expansão das unidades militares projetadas pelo governo do Estado. A primeira unidade foi instalada no município de Confresa, em 2017.  

Com uma educação considerada modelo, as escolas militares são referência em qualidade de ensino, disciplina e na formação humanizada de jovens e adolescentes.

As unidades militares possuem gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Polícia Militar de Mato Grosso. Cabe à Seduc atuar na definição de estratégias para a prática pedagógica, planejamento e execução do plano político-pedagógico definido pela comunidade escolar. Já a Polícia Militar é responsável por toda gestão cívico-militar, proporcionando o desenvolvimento de um ambiente de disciplina, respeito à hierarquia, a meritocracia e a promoção de um ambiente organizado e acolhedor, voltado à melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍTICA MT

Dal Molin articula doação de cestas básicas para famílias do norte de Mato Grosso

Publicados

em


Foto: Marcos Lopes

Os municípios na área de abrangência da região Vale do Teles Pires serão incluídos no programa Vem Ser Mais Solidário, criado pelo governo de Mato Grosso como forma de minimizar os impactos financeiros causados pela pandemia da Covid-19.

A inclusão de 15 municípios ao programa foi confirmada, na segunda-feira (12), pela primeira-dama do estado Virgínia Mendes, durante reunião com o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC).

 “Como representante do Vale do Teles Pires, estamos levando uma ótima notícia. O governo também contemplará nossa região. Fico agradecido ao ver que o estado estende a mão para ajudar aqueles que realmente necessitam, levando esse alimento esperado ansiosamente por centenas de famílias”, pontua Dal Molin ao destacar a importância da iniciativa.

“A pior sensação para um pai de família é ver seus filhos pedindo comida. A fome não espera e é exatamente por isso que nós, agentes públicos, devemos agir com celeridade para amenizar o sofrimento dessas pessoas”, completa.

Em resposta, a primeira-dama agradeceu o empenho do deputado Xuxu Dal Molin. O parlamentar utilizou a estrutura de seu escritório regional, em Sorriso, para levantar dados referentes às famílias em situação de vulnerabilidade social da região norte do estado. 

 “Obrigado, deputado, pela força e pela união. A gente precisa de ‘braços’ para chegar a todas as regiões de Mato Grosso. Vamos dar continuidade a essa parceria, espero continuar contando com esse apoio”, enalteceu Virgínia Mendes ao protocolar o Ofício nº 069/2021, encaminhado pelo gabinete de Dal Molin.

Além de Sorriso, o documento também requer a inclusão dos municípios de Cláudia, Ipiranga do Norte, Feliz Natal, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Tapurah, União do Sul e Vera.

Fonte: ALMT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana