POLÍTICA NACIONAL

“Só disse a verdade”, diz Ernesto sobre acusações contra Kátia Abreu

Publicados

em


source
Ex-chanceler Ernesto Araújo
Agência Brasil

Ex-chanceler Ernesto Araújo

Na tarde desta terça-feira (18), o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo afirmou que não se arrepende de ter dito, em março deste ano, que a senadora Kátia Abreu teria interesses na participação da China na tecnologia 5G a ser instalada no Brasil.

“Em referência que fiz ao comportamento de Kátia Abreu, eu apenas disse a verdade, relatei um fato. Jamais vou me arrepender de dizer a verdade”, disse ele após ser questionado sobre uma possível retratação pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Na época, Araújo revelou uma conversa que teve com a senadora. A acusação feita contra Kátia Abreu foi um dos fatores que elevou a pressão pela sua exoneração do cargo. “Conversa cortês. Pouco ou nada falou de vacinas. No final, à mesa, disse: ‘Ministro, se o senhor fizer um gesto em relação ao 5G, será o rei do Senado.’ Não fiz gesto algum”, afirmou o ex-chanceler na época.

Mais tarde, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) questionou Araújo novamente se ele mantinha as acusações de “tráfico de influência” contra Kátia Abreu, acusando-o de “crime de falso testemunho e calúnia”. “Vossa excelência teve a oportunidade de se retratar e não teve a humildade”, disse ela.

Em resposta, o ex-ministro disse apenas que o tema está “judicializado e testemunhas falarão em juízo”.

Comentários Facebook
Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Cinco municípios elegeram novos prefeitos neste domingo

Publicados

em


Eleitores de cinco municípios foram às urnas neste domingo (13) para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições ocorreram em Sidrolândia (MS), Nova Prata do Iguaçu (PR), Petrolândia (SC), Campestre (MG) e Espera Feliz (MG). O novo pleito foi marcado porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram registro indeferido.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legislação determina que sejam realizadas novas eleições quando o candidato mais votado em uma eleição para uma prefeitura tiver o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de forma definitiva.

Em Petrolândia (SC), foi eleito o candidato Irone Duarte, do Partido Progressista (PP), que obteve 2.195 votos (47,98% do total de votos válidos). O vice eleito na chapa é Egoni, também do PP.

No município de Espera Feliz (MG), foi eleito Oziel Gomes, do Partido Social Democrata (PSD), com 5.484 votos (45,43%). O vice-prefeito eleito é o Sr. Edinho, do PSD.

Em Nova Prata do Iguaçu, Serginho Faust, do Partido Liberal (PL), foi eleito com 3.455 votos, que representam 51,09% dos válidos. Faust é servidor público municipal e tem 53 anos. O vice-prefeito eleito é Odair Pez, também filiado ao PL.  

O candidato Marquinho Turquinho, do Democratas (DEM), foi eleito neste domingo para prefeito de Campestre (MG). Ele obteve 5.790 votos, o que representa 50,7% dos votos válidos. Seu vice na chapa é Dr. Zenun, também do DEM.

Já em Sidrolândia (MS), a candidata Vanda Camilo do PP, ficou em primeiro lugar para a prefeitura, com 10.768 votos (52,4% dos votos válidos). A vice-prefeita eleita na mesma coligação é Rose Fiuza, do PP. 

Edição: Denise Griesinger

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana