Rondonópolis

SMS contempla público variado com imunização contra Covid

Publicados

em


A próxima semana será dedicada à aplicação da primeira dose da AstraZeneca para o público em geral que esteja na faixa etária dos 51 aos 47 anos, sem comorbidades. A fim de evitar transtornos e aglomerações, para aqueles que forem se vacinar a pé ou de bicicleta, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reserva o período matutino – das 8h às 11 horas – para as mulheres – e o vespertino – das 13h às 16h30 – para os homens.

Já para quem optar pelo sistema drive thru, a imunização ocorre das 8h às 16h30, sem interrupção no horário do almoço. “No carro, a aplicação da vacina acontece, naturalmente, sem aglomeração. Então, para as pessoas que forem tomar a dose dessa forma, não precisamos dividir os turnos entre os gêneros e, assim, tanto homens, quanto mulheres podem escolher o horário que mais lhe convier”, explica a coordenadora da equipe de imunização da SMS, Cibely Carvalho.

Estarão ofertando o imunizante para esse grupo os ESFs André Maggi, Dom Osório, Morumbi, Padre Miguel, Paineiras, Pedra 90, Serra Dourada e, ainda o Centro de Saúde Cohab. O drive thru será realizado no Estádio Luthero Lopes.

Conforme o planejamento da Saúde, cada dia da semana é reservado para uma idade. Dessa forma, na segunda-feira (14), o público-alvo são os que possuem mais de 51 anos e na terça-feira (15) os que têm idade superior a 50. A quarta-feira (16) foi separada aos que já ultrapassaram 49 anos. A quinta-feira (17) será destinada a pessoas que têm acima de 48 anos e a sexta-feira (18) será o dia dos que superaram os 47.

Indivíduos com comorbidades ou deficiência permanente que tenham mais de 18 anos continuam incluídos no cronograma de vacinação. Para tomar a injeção, devem ir a um desses locais em que a vacina está sendo ofertada, entre segunda e sexta-feira.

Também os profissionais da educação que atuam no Ensino Básico vão receber a AstraZeneca. Aqueles que pertencem a essa categoria devem se dirigir à Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), onde a dose será aplicada pelo drive thru, nos trabalhadores que comparecerem de carro, ou em um ponto fixo, nos que estiverem de bicicleta ou a pé. De segunda a quarta-feira, será a vez dos que possuem mais de 45 anos e, nas quinta e sexta, serão contemplados aqueles que estão acima dos 40, sempre das 8h às 16 horas (drive thru e ponto fixo).

Acamados com mais de 80 anos que já tiveram a primeira aplicação da AstraZeneca,  vão poder tomar a dose de reforço na semana que vem. “Para combinar o dia da vacinação, basta um familiar se dirigir à unidade de saúde mais próxima ou, então, fazer o agendamento com o agente comunitário da sua região”, orienta Cibely.

Diferentemente da população anterior, gestantes e puérberas acima de 18 anos vão ser protegidas com a primeira dose do imunizante da Pfizer, que vai estar disponível de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16 horas, no Centro Cultural José Sobrinho. 

Comentários Facebook
Propaganda

Rondonópolis

Escolas municipais buscam estratégias para comemorar festa junina em meio à pandemia

Publicados

em


Em meio à pandemia do novo coronavírus, as Escolas da Rede Municipal de Ensino estão buscando várias estratégias para comemorar as tradicionais festas juninas. Para não deixar passar em branco este ano, as unidades estão, “carinhosamente”, recepcionando, com um “cardápio junino” como manda a tradição, os pais e os alunos que forem buscar as atividades escolares, já que as aulas estão sendo realizadas de forma online.

“A recepção aos pais e responsáveis, nas nossas Unidades Escolares, para a entrega das atividades escolares, está repleta de sentimentos de uma festa que é símbolo, tradição e cultura de nosso povo e uma festa marcante no calendário escolar”, destaca a Gerente do Departamento de Gestão do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educaçao (Semed), Neuzeli Fuza, observando que são seguidas todas as medidas de distanciamento social e as normas de biossegurança determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

De acordo com ela, as ações organizadas pelos  membros das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, para comemorar, relembrar e trazer todo o encanto das festas juninas para dentro das escolas neste período em que as aulas ocorrem de forma online, visa lembrar a comunidade escolar “que a Educação se faz no coletivo, mesmo diante de desafios nunca vistos por esta geração, e que estamos unidos e temos o prazer de trabalhar por uma Educação de qualidade, é o que nos faz ter esperanças para continuarmos a nossa caminhada”.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana