AGRO & NEGÓCIO

Sistemas integrados de produção são debatidos em evento virtual

Publicado


.

Com o objetivo de proporcionar trocas de experiências e nivelar o conhecimento, entre pesquisadores, agricultores e assistência técnica, será realizado esse mês, o Seminário Técnico Virtual sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). O evento acontecerá em duas etapas.

A ILP é um sistema de produção intensiva que envolve algum tipo de interação entre as atividades agrícola e pecuária. “Nesses sistemas, a produção é diversificada e tem como base o uso de práticas como a sucessão, rotação e consórcio de culturas em plantio direto. Como resultado há redução de riscos, melhorias na qualidade do solo, entre outros benefícios, o que proporciona maior sustentabilidade e rentabilidade ao produtor”, disse o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia.

Para participar do evento virtual gratuito, os interessados devem se inscrever no link (https://bit.ly/3ks7KZs). Após se inscreverem os participantes, vão receber um link em seus e-mails em que terão acesso ao conteúdo, que faz parte da primeira etapa do evento. “Nossa intenção é otimizar o tempo dos inscritos, que poderão conhecer algumas experiências relacionadas ao ILP no Mato Grosso do Sul. Para isso, estamos disponibilizando vídeos curtos com casos de sucesso, que poderão ser assistidos pelos participantes do evento, conforme a disponibilidade de tempo de cada um”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Luiz Armando Zago Machado. Ele informou ainda que além de assistirem os vídeos, os participantes poderão enviar suas dúvidas com antecedência para o e-mail: agropecuá[email protected]

A segunda etapa do evento, será realizada no dia 23 de setembro, das 8h às 12h (9h às 13s, horário de Brasília), no Canal do YouTube da Embrapa. “Nessa ocasião, teremos palestras proferidas por técnicos e produtores, o que possibilitará a troca de conhecimentos sobre o sistema. Será uma oportunidade de estimular a adoção da tecnologia e possibilitar que os interessados que ainda não utilizam o sistema ILP possam obter mais informações sobre o assunto, por isso também vamos transmitir o evento pelo Canal do Youtube da Embrapa”, acrescentou Zago.

Assista o vídeo com convite para o evento. https://www.youtube.com/watch?v=Hs33wZnZoFA

O evento é uma realização da Embrapa Agropecuária Oeste e Associação das Empresas de Assistência Técnica Rural do MS (AASTEC) e conta com apoio da Aprosoja, Fundação MS e Unoeste.  

Histórico – No dia 5 de setembro do ano passado, aconteceu presencialmente a primeira edição do Seminário Técnico sobre ILP, na Embrapa Agropecuária Oeste. Na ocasião, os participantes puderam trocar experiências que contribuíram com o avanço das pesquisas relacionadas ao ILP. Confira a matéria “Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária é tema de reunião na Embrapa” 

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
publicidade

AGRO & NEGÓCIO

Centros de pesquisa da Embrapa abordam a saúde do solo em live

Publicado


A série Diálogos para Conservação do Solo e da Água chega à terceira edição unindo três centros de pesquisa da Empresa: Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) e Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP). A live vai acontecer no dia 22 de outubro (quinta), às 17h. O tema da vez é ‘O solo adoece? Como diagnosticar?’ A transmissão poderá ser acompanhada aqui (não é necessária inscrição).

Essa série de diálogos tem o objetivo de sensibilizar o público em geral sobre a necessidade de ampliar as ações que potencializem o uso adequado dos recursos solo e água. Na live do dia 22 serão abordados os métodos que avaliam a qualidade e a saúde do solo.

Os convidados são Ieda de Carvalho Mendes (pesquisadora da Embrapa Cerrados), José Ronaldo de Macedo (pesquisador da Embrapa Solos) e Marcelo Saldanha (analista da Embrapa Meio Ambiente), com moderação do chefe de pesquisa & desenvolvimento da Embrapa Solos, Daniel Vidal Pérez.  

Entre os temas mencionados estarão a tecnologia de bioanálise de solo (BioAS), que consiste na agregação de duas enzimas do solo, (associadas aos ciclos do enxofre e do carbono) que permite monitorar a saúde do solo por meio de análises químicas; o Fertmovel, um laboratório móvel de análise da fertilidade do solo e o ensaio de proficiência “Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade do Solo” (PAQLF), apresentando-o e mostrando sua atuação.

“Também vamos abordar a importância da análise do solo, o método tradicional de análise e os atributos avaliados e a importância da bioanálise do solo, e a sua atuação na complementação ao método tradicional”, conta Daniel Pérez.

O evento será aberto para perguntas do público.

Fonte: Embrapa

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Agronegocio

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana