AGRO & NEGÓCIO
Sistema Antecipe é tema de palestra na Show Agro 2022

A Embrapa Milho e Sorgo participa do evento “Show Agro Coopernorte 2022”, considerada a maior feira do setor agropecuário do estado do Pará. Realizada de 25 a 28 de maio no município paraense de Paragominas pela Cooperativa Agroindustrial Coopernorte, o Sistema Antecipe será tema de palestra proferida pelo pesquisador Décio Karam nesta quarta-feira, dia 25. A tecnologia também será demonstrada em um plot preparado pela equipe da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA).
A expectativa, segundo os organizadores, é que o evento receba mais de 20 mil pessoas, com cerca de 60 empresas participantes em áreas como tecnologia, máquinas e implementos agrícolas, ferramentas, irrigação, transportes, corretivos, defensivos, autopeças, pecuária, financiamento, sementes e armazenagem.
Entre os palestrantes estão confirmados o ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas Roberto Rodrigues (Cooperativismo para o Desenvolvimento do Agronegócio); e Paulo Herrmann, ex-presidente da John Deere Brasil (Gestão e Sucesso no Agronegócio).
Para mais informações sobre o evento, acesse https://revistacultivar.com.br/noticias/mais-de-20-mil-pessoas-sao-esperadas-para-a-show-agro-2022-no-para .

AGRO & NEGÓCIO
A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal” com informações sobre as plantas encontradas no bioma Pantanal

A Embrapa Pantanal disponibiliza o livro “Plantas do Pantanal”, na versão online. É um compêndio obrigatório na biblioteca de todos aqueles que se dedicam ao estudo e ao manejo das plantas que ocorrem no Pantanal. A relíquia pantaneira foi publicada em 1994.
O presente Guia reúne informações básicas e fotografias de 520 espécies, entre as quais estão as plantas mais importantes para o homem e a fauna. Apresenta nomes científicos e vulgares, em linguagem acessível, sobre a utilização regional (Etnobotânica) e potencial dos vegetais, por exemplo, apícolas, forrageiras, frutíferas, isca de peixe, madeireiras, medicinais, ornamentais, etc. Além da etimologia científica e comum, são apresentados hábito, épocas de floração e frutificação, ocorrência (tipos de vegetação e de solo) e distribuição geográfica das espécies, bem como breves observações sobre ecologia e, eventualmente, cultivo.
O Pantanal é um bioma fantástico e atrai a atenção de ambientalistas, curiosos, estudiosos, investidores, pecuaristas e turistas, graças à pujança e ao estado de conservação de seus recursos bióticos. As fotografias, além de expressarem a beleza das espécies, falam mais do que as palavras e facilitam o trabalho de identificação de maneira comparativa. A simplicidade da linguagem leva ao entendimento rápido e não exige a sabedoria do botânico ou do iniciado em ciências biológicas para apreender e usufruir dos conhecimentos apresentados.
“Plantas do Pantanal” pode ser apontada como uma das obras mais marcantes e inesquecíveis da bibliografia pantaneira.A coleta das plantas, a identificação, as fotografias, a secagem e montagem das exsicatas, a preservação do material herborizado, a pesquisa bibliográfica, a coleta de informações locais transmitidas na linguagem pantaneira e as observações e experiências pessoais foram os caminhos sabiamente trilhados pelos autores para a elaboração do presente Guia.
Para acessar o documento, clique aqui
-
Cuiabá7 dias atrás
Após dois anos suspensa, Festa de São João Batista retorna à Cuiabá
-
BRASIL E MUNDO7 dias atrás
Tiroteio em festival mata jovem e deixa feridos; veja vídeos
-
POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Ao ser preso pela PF, pastor afirmou que iria ‘destruir todo mundo’
-
artigos3 dias atrás
Caminhos para a prosperidade
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Menino de 5 anos morre ao ser deixado pela mãe no carro em dia de 38ºC
-
mato grosso5 dias atrás
Politec identifica uma das vítima fatais de acidente entre caminhões
-
BRASIL E MUNDO6 dias atrás
Tebet afirma que Bolsonaro não estará no segundo turno das eleições
-
temperaturas6 dias atrás
Inverno começou e promete ser seco e gelado em Mato Grosso