cultura

Shopping promove cinema gratuito e adaptado para pessoas com autismo

Publicados

em

Crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) poderão aproveitar o cinema gratuito e de uma forma acessível nesta quinta-feira (26).

O Shopping 3 Américas irá exibir a animação “Meu Amigãozão” de forma adaptada, em uma sessão que contará com volume de som reduzido, 50% das luzes acesas, além da liberdade para que os espectadores possam entrar e sair da sala a qualquer momento.

A iniciativa do Cinépolis, rede que atende a unidade, é realizada toda última quinta-feira do mês e visa proporcionar uma experiência agradável a pessoas com TEA e outras síndromes, transtornos ou doenças que acarretam hipersensibilidade sensorial em geral. De acordo com a presidente da Associação de Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA), Kelly Viegas, a proposta traz um sentimento de inclusão.

“É um momento muito importante para nós, podermos sair com nossos filhos em um cinema com sala adaptada. Tudo isso faz com que a gente sinta a inclusão, algo que é extremamente importante. O shopping está de parabéns”, frisa. A sessão será realizada às 13h30. Quem quiser participar, basta apresentar a carteirinha ou laudo na bilheteria para retirar a entrada, que é gratuita.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada 160 crianças possui Transtorno do Espectro do Autismo. A condição é caracterizada por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem. Os primeiros sinais aparecem ainda na infância, sendo que na maioria dos casos, ainda nos primeiros cinco anos de vida, tendendo a persistir pela adolescência e vida adulta.

Por isso, de acordo com a vereadora por Cuiabá, Michelly Alencar (UB), autora de uma lei municipal que obriga que os cinemas de Cuiabá realizem sessão especial acessível a pessoas com autismo, ações como as realizadas no Shopping Três Américas são tão importantes, uma vez que garantem o lazer e bem-estar. “É um ambiente pensado na qualidade de vida das pessoas”.

Para a parlamentar, é importante que esse público tenha a oportunidade de desfrutar de uma atmosfera pensada nas suas individualidades e necessidades particulares. “A sessão tem uma iluminação e sons adaptados. Então, a criança e sua família têm essa liberdade de poder ir em um espaço que foi pensado e adaptado. Isso é promover a qualidade de vida para as crianças e todos seus familiares”.

O gerente de marketing do shopping, Patrick Lima, afirma que a unidade está sempre atenta em garantir a inclusão de todos os seus clientes. “Para nós é importante garantir que qualquer pessoa que frequente aqui se sinta confortável e atendida de forma especial. Nosso principal intuito é esse, promover espaços de acessibilidade e inclusão para toda a família”.

Serviço:

Sessão de cinema gratuita da animação “Meu Amigãozão”, nesta quinta-feira (26), às 13h30, no Shopping 3 Américas, localizado no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. Quem quiser garantir sua entrada, basta apresentar o laudo ou carteirinha do TEA na bilheteria no Cinépolis. A pessoa com autismo e acompanhante não pagam.

Comentários Facebook
Propaganda

cultura

Secel-MT inicia capacitação e consultoria em prestação de contas para projetos culturais

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Ação Cultural iniciam nesta segunda-feira (27.06), a partir das 18h, a capacitação e consultoria em prestação de contas dos projetos culturais contemplados em 2022 nos editais da pasta.

A atividade ocorrerá online até quarta-feira (29.06) e as inscrições ainda podem ser realizadas neste link AQUI!

“O objetivo é que todos os proponentes contemplados consigam executar seus projetos cumprindo todas as regras de prestações de contas, incluindo o cumprimento do objeto e a execução correta da planilha financeira, evitando assim a inadimplência e o mau uso do recurso público”, adianta Jefferson Neves, secretário da Secel-MT.

A primeira turma a receber a capacitação é composta pelos proponentes contemplados pelo Edital de Seleção Pública N° 09/2021/SECEL/MT – Jogos Eletrônicos (Game), com a seguinte programação:

“As turmas serão divididas por editais vigentes na Secel-MT, cujo recurso financeiro foi repassado ao proponente no ano de 2022, ou seja, cada edital terá uma turma que receberá as três aulas citadas de forma exclusiva, oportunizando assim o conhecimento das regras específicas de cada edital, bem como do Termo de Compromisso Especial que pode se diferenciar com outros editais”, explica Adriano Souza, consultor responsável.

Após a realização das três aulas, os participantes terão suporte online, de segunda a sexta-feira, para tirar dúvidas e recebimento de orientações de forma direta e rápida. O suporte será realizado por equipe treinada de maneira remota.

Editais que receberão capacitação em 2022 

Edital nº 09/2021/Secel_MT Jogos Eletrônicos – Games
Edital nº 08/2021/ Secel_MT – MT Criativo
Edital 010/2021 – audiovisual
Edital nº 03/2022/ Secel_MT – Viver Cultura
Edital nº 05/2022/ Secel_MT – Rede de Pontos de Cultura de Mato Grosso
Edital nº 06/2022/ Secel_MT – Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-grossense

Serviço 

Adriano Souza
66-99282-9434

Lorena Boa Ventura
66-98128-3571

Luana Cigerza
66-99912-9504

E-mail: [email protected]

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

Mais Lidas da Semana