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Setor de biodiesel critica adiamento da mistura B15 e alerta para prejuízos econômicos

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O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu, nesta terça-feira (18.02), adiar o aumento da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel fóssil, que elevaria o percentual para 15% (B15) a partir de 1º de março de 2025. Com a decisão, a mistura permanecerá em 14% até nova deliberação do Conselho.

A medida foi aprovada no âmbito do Programa Combustível do Futuro, lançado em dezembro de 2023, e será reavaliada na próxima reunião do CNPE, ainda sem data definida. O adiamento ocorre em meio à expectativa de acomodação do preço do óleo de soja, principal matéria-prima do biodiesel, cujo custo registrou alta no último ano devido a fatores climáticos que reduziram a safra nacional.

O ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, afirmou que a medida visa garantir maior disponibilidade de óleo de soja, evitando impactos na inflação dos alimentos. “Com o início da safra, o preço do óleo de soja já começou a cair, mas precisamos agir com cautela. O adiamento do B15 permitirá maior oferta do produto, sem disputa com o óleo de cozinha, e ajudará a reduzir os preços para o consumidor”, justificou. O ministro ressaltou ainda que a quebra da safra anterior, causada por fatores climáticos, resultou em um aumento significativo do preço do óleo de soja, o que influenciou a decisão do governo.

Segundo Fávaro, a decisão busca evitar um descompasso entre a oferta de óleo de soja e seu uso para consumo humano e para a produção de biocombustíveis. O ministro da Agricultura e Pecuária destacou que a medida visa garantir maior disponibilidade do produto no mercado interno, contribuindo para a redução dos preços ao consumidor.

“Com o início da safra, o preço do óleo de soja já começou a cair, mas precisamos agir com cautela. O adiamento do B15 vai permitir maior disponibilidade de óleo de soja no mercado, evitando disputa com o óleo de cozinha e contribuindo para a queda dos preços”, explicou.

Ele também ressaltou que, no ano passado, a quebra da safra de soja devido à crise hídrica gerou uma redução na oferta de óleo vegetal. Isso ocorreu ao mesmo tempo em que os estímulos ao biodiesel foram retomados, o que resultou no aumento dos preços do óleo de soja nas prateleiras dos supermercados.

“Precisamos garantir que a acomodação de preços chegue ao consumidor. Com a nova safra, teremos uma produção maior e, talvez, dentro de 60 dias, seja possível implementar a mistura B15 sem impactos no preço do óleo de soja”, acrescentou.

REAÇÕES – A decisão, no entanto, gerou forte reação do setor de biocombustíveis, que considera a mudança um retrocesso para a previsibilidade do mercado e os investimentos no segmento. A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) criticou a postura do governo, alegando que a medida compromete a segurança jurídica e afeta toda a cadeia produtiva. “O país estabeleceu compromissos na transição energética e, agora, volta atrás com uma visão equivocada sobre o impacto do biodiesel na inflação. Isso coloca em risco bilhões de reais em investimentos e prejudica o setor produtivo”, afirmou a entidade em nota.

Além das implicações econômicas, o setor argumenta que a manutenção do B14 pode impactar a agricultura familiar, que depende da demanda por biodiesel para sustentar a produção de soja e farelo para ração animal. “O setor se preparou para ampliar a oferta em 7%, com contratos já firmados e estrutura produtiva ajustada para o novo percentual. A decisão do CNPE desestabiliza esse planejamento e gera insegurança no mercado”, alertou a Aprobio.

O adiamento também levanta preocupações sobre o cumprimento das metas ambientais do país. O biodiesel é um dos principais instrumentos de descarbonização da matriz energética brasileira, e especialistas apontam que a postergação da mistura pode retardar avanços na redução das emissões de gases de efeito estufa. O setor reafirma que a alta nos preços do óleo de soja não está diretamente ligada ao aumento do uso de biodiesel, mas sim a fatores climáticos e de mercado.

“O governo precisa entender que incentivar o biodiesel não apenas fortalece a economia nacional, mas também reduz a dependência de combustíveis fósseis e melhora a qualidade do ar”, destacou a associação.

Imagem: assessoria

RETROCESSO – Para o presidente do Instituto do Agronegócio (IA), Isan Rezende (foto), o adiamento é um retrocesso que compromete a previsibilidade do setor e mina a confiança dos investidores no programa de biocombustíveis. “O Brasil vinha avançando na transição energética com metas claras, mas agora o governo recua sem justificativa técnica sólida. Essa mudança afeta não apenas a indústria do biodiesel, mas toda a cadeia do agronegócio, incluindo produtores de soja e a agricultura familiar, que dependem dessa demanda para manter sua sustentabilidade econômica”, afirmou o presidente do Instituto do Agronegócio, Isan Rezende.

Segundo Rezende, a justificativa do governo sobre o impacto nos preços dos alimentos não se sustenta, pois a alta do óleo de soja está atrelada a fatores climáticos e de mercado global, e não ao aumento da mistura do biodiesel. “É um equívoco associar diretamente a inflação do óleo de cozinha ao percentual de biodiesel no diesel. O setor se preparou para essa transição, fez investimentos bilionários e agora vê as regras mudarem de última hora. Isso desorganiza o mercado e desestimula novos aportes no setor, que é essencial para a redução das emissões e para a segurança energética do país”.

Rezende também criticou o impacto da decisão sobre a competitividade do biodiesel frente ao diesel fóssil, ressaltando que o Brasil corre o risco de perder oportunidades estratégicas no cenário global de energias renováveis. “Enquanto o mundo avança na substituição de combustíveis fósseis, nós estamos adiando metas já estabelecidas, o que nos faz perder protagonismo. O biodiesel não é apenas uma alternativa sustentável, mas também uma fonte de desenvolvimento econômico e social. O governo precisa reconsiderar essa decisão e garantir que o setor tenha condições de crescer de forma estável e previsível”.

FRAUDES – O tema deve voltar à pauta na próxima reunião do CNPE, ainda sem data definida. O setor de biocombustíveis segue pressionando o governo para reverter a decisão, argumentando que o adiamento do B15 traz prejuízos ao agronegócio, à indústria e ao meio ambiente.

Além do adiamento da evolução da mistura, o CNPE aprovou a criação de uma operação conjunta entre órgãos do governo federal para combater fraudes na adição obrigatória de biodiesel ao diesel. A ação será coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e visa aprimorar os mecanismos regulatórios e de fiscalização para garantir maior transparência no setor.

Apesar do adiamento, o governo não descarta a retomada do cronograma de aumento da mistura nas próximas semanas, caso os preços do óleo de soja se estabilizem. A previsão de uma supersafra, com aumento de 18 milhões de toneladas na produção de soja, pode ampliar a oferta de óleo vegetal e viabilizar a adoção do B15 sem pressões inflacionárias.

O CNPE seguirá monitorando os efeitos da medida e avaliará o tema novamente na próxima reunião, que ainda será agendada.

Fonte: Pensar Agro

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Mato Grosso busca carne de qualidade mundial com melhoramento genético do gado Zebu

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A instalação da Câmara Setorial Temática (CST) da Genética dos Zebuínos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso representa um avanço estratégico para a pecuária do estado. Criada para discutir e fomentar o melhoramento genético do rebanho, a CST tem prazo de 180 dias para apresentar um relatório com diretrizes para fortalecer a produção.

O relator da Comissão e presidente da Associação dos Nelores de Mato Grosso, Alexandre El Hage, destacou que reuniões serão realizadas para definir os temas prioritários que serão levados ao governador Mauro Mendes. A próxima reunião da CST está agendada para o dia 31 de março, quando serão debatidas as principais demandas do setor.

Atualmente, Mato Grosso conta com quase 35 milhões de cabeças de gado, o que equivale a aproximadamente 10 animais por habitante do estado. Segundo Alexandre El Hage, isso coloca Mato Grosso como referência na pecuária nacional e entre os maiores produtores de carne do mundo.

“Temos o maior rebanho do Brasil. Se Mato Grosso fosse um país, estaríamos entre os 10 maiores exportadores de carne do mundo. Mas ainda temos que avançar na genética e na qualidade da pastagem para manter o homem no campo e tornar a pecuária cada vez mais competitiva”, afirmou El Hage.

O estado também se destaca na exportação de carne, com habilitação para os principais mercados internacionais, como Egito, China e Hong Kong. “Mato Grosso está muito bem posicionado, com qualidade e volume. Nossa produção sustenta o mercado nacional quando há escassez em outras regiões do Brasil”, pontuou.

O presidente da CST, José Esteves de Lacerda Filho, destacou a importância da inovação para pequenos e médios pecuaristas. Segundo ele, 81% dos produtores do estado possuem menos de 300 cabeças de gado, enquanto apenas 5% têm mais de mil.

“O melhoramento genético precisa chegar a todos. Precisamos de mais tecnologia, manejo adequado, linhas de crédito acessíveis e apoio técnico para que pequenos e médios pecuaristas também avancem. Com isso, melhoramos a produção, reduzimos o tempo para o abate e diminuímos a pressão pelo desmatamento”, explicou Lacerda.

Ele também defendeu o fortalecimento da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) como ferramenta essencial para levar conhecimento ao campo. “A Empaer tem um corpo técnico muito qualificado e precisa ser fortalecida. Não adianta termos estudos avançados e não aplicarmos essa tecnologia na prática para o produtor”, ressaltou.

Para o representante da Acrimat, Olímpio Brito, a criação da CST permitirá impulsionar ainda mais a raça Nelore, que representa 90% do rebanho mato-grossense, seja puro ou anelorado.

“Com a comissão, vamos fortalecer o melhoramento genético da raça Nelore, mas isso também beneficiará outras raças por osmose. Queremos que Mato Grosso seja reconhecido não apenas pelo maior rebanho, mas pela melhor carne do Brasil e do mundo, agregando valor e diferenciando nossa produção da simples commoditie”, afirmou Brito.

O deputado e primeiro secretário da ALMT, Dr. João (MDB), autor do requerimento da CST da genética dos zebuínos, os integrantes têm o objetivo de discutir e promover o desenvolvimento de tecnologias e práticas de melhoramento genético para a raça zebuína, com isso, encontrar meios de aprimorar a qualidade do rebanho e aumentar a competitividade entre os produtores.

“O que discutimos aqui é que somos os maiores, mas temos que ser os melhores produtores, temos que ser o protagonista em nível nacional, principalmente, dos zebuínos. É uma raça maravilhosa, uma raça nelore que é extremamente produtiva. Por isso, o melhoramento genético é importante para todos os grandes, médios e pequenos produtores”, finalizou o Dr. João.

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