mato grosso

Setasc realiza webinário para discutir ações sobre o Agosto Lilás

Publicados

em


A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realiza, através da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, em parceria com a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso (APDM-MT), o Webinário “Agosto Lilás – Mato Grosso no combate à violência contra a mulher”.

O evento, que marca o lançamento da campanha que leva o mesmo nome, será realizado na terça-feira (10.08), a partir das 14h. O objetivo é alertar a população sobre a relevância do tema, e principalmente no combate e prevenção à violência contra mulheres.

A transmissão do evento pelo canal da APDM-MT no YouTube com transmissão simultânea no canal Setasc Comunica. A abertura do Webinário contará com a participação da secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, e da presidente da APDM, Scheila Pedroso.

Dentre várias convidadas, o evento contará com a participação da desembargadora Maria Erotildes Kneip, da Coordenadoria Estadual da Mulher (CEMULHER), e de Sandra Raquel, da Associação de Mulheres do Estado de Mato Grosso. 

Entre os temas abordados estão: A importância do Poder Judiciário no fortalecimento da Rede contra a Violência Doméstica; O papel do Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública na proteção às mulheres e Relatos de superação – Antes e depois da Violência Doméstica. 

Dados

O balanço divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH) mostra que, por meio do Ligue 180, canal para denúncias de violência contra a mulher, foram recebidas 72.839 notificações somente no primeiro semestre de 2021. A violência física foi o crime mais registrado no período, com 34 mil casos, seguido da violência psicológica, com 24.378, e da violência sexual, totalizando a 5.978 casos. 

O “Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que está completando 14 anos.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Propaganda

mato grosso

Inspirada em artistas modernistas, professora pinta painel na entrada de Escola

Publicados

em


Inspirada em dois grandes artistas modernistas, Piet Mondrian e Keith Haring, a professora de Arte Joseane Beal Caleffi fez uma releitura das obras deles retratando um painel do hall de entrada da Escola de Desenvolvimento Integral da Educação Básica (Edieb) Benedito Santana da Silva Freire, na cidade de Sinop. A ideia foi recepcionar os novos alunos e comunidade escolar.

Na obra, que impressionou a todos pela beleza e a alegria, Joseane inseriu as inicias do nome da escola, como um toque de personalidade e identidade.

“A gestão da escola incentiva e se alegra com os trabalhos desenvolvidos pela professora Joseane, que tanto tem contribuído para melhoria do ambiente escolar. Poder contar com profissionais pró ativos e dispostos a fazer trabalhos que vão além da sala de aula, é gratificante”, assinala o secretário da unidade, Rafael Lopes.

A professora tem um intenso trabalho de reinterpretação de grandes obras. Seu último trabalho foi a releitura de um clássico de Van Gogh, Noite Estrelada, que também encantou os novos alunos.

Em algumas dessas produções conta com a ajuda de um colega de trabalho e também professor de Arte Sidinei Santos, que tem sido um parceiro da escola neste sentido.

“O principal benefício da atividade de releitura é desmitificar o processo de criação: inspiração não vem do nada. Num mundo tão saturado de motivações, os estudantes aprendem que é possível produzir algo diferente usando outras obras como referência” destaca Joseane.

Para trabalhos futuros, a professora planeja organizar e desenvolver projetos que envolvam os alunos da disciplina de arte.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

ENTRETENIMENTO

MATO GROSSO

Política Nacional

CIDADES

Mais Lidas da Semana